Atividade física para a saúde mental – Entenda a importância

Atividade física e saúde mental são indispensáveis para a vida humana, principalmente nos dias atuais, onde a nossa rotina é agitada e extremamente estressante. Por isso, todos os anos são criadas campanhas de conscientização que servem como alertas para as pessoas avaliarem o seu cotidiano e a sua saúde como um todo.

Além disso, Setembro é um mês especial para a conscientização da saúde mental e ao mesmo tempo para os profissionais de Educação Física. Já que hoje, dia 01 de Setembro, também celebramos o Dia do Educador Físico.

Agora, saiba mais sobre estes profissionais que são tão importantes para a sociedade e descubra porque Setembro é o mês da atividade física e saúde mental.

Confira dicas de exercícios sustentáveis

atividade física para idosos

Dia do Educador Físico

O Dia do Educador Físico foi comemorado pela primeira vez no dia 01 de setembro de 1998. Mesmo dia escolhido para celebrar a regulamentação da profissão. No mesmo ano, foi realizada uma pesquisa em 168 países que comprovou a importância desses profissionais para a manutenção da saúde e bem-estar humano. Afinal, a supervisão especializada de atividades físicas evita certa de 3;9 milhões de mortes anualmente no mundo inteiro, segundo a pesquisa publicada pela The Lancet Global Health.

atividade física em grupo educador físico

Além disso, os educadores físicos são profissionais que trabalham constantemente para o favorecimento da prática de exercícios físicos. O que promove a prevenção de doenças respiratórias, cardiovasculares e musculares. E não é só isso! A prática de atividades físicas favorecem a saúde mental, combatendo o estresse, ansiedade e até depressão.

Daí a importância da atividade física para a saúde mental e psíquica, pois ela contribui para o equilíbrio hormonal e a liberação de endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade. Dessa forma, a atividade física contribui diretamente para mantermos a nossa saúde mental em dia.

Setembro Amarelo – Cuidado com a mente é fundamental

Reconhecido internacionalmente, a campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. A campanha ocorre no mundo inteiro desde 2003, mas ganhou notoriedade no Brasil em 2015. Quando foi implementada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

benefícios da atividade física para a saúde mental

Dessa forma, o Setembro Amarelo busca trazer para debate, um assunto considerado tabu, já que poucas vezes esse tema é tratado com a seriedade e cuidado necessário. Ao mesmo tempo, falar sobre problemas mentais, como a depressão, é totalmente necessário para salvar vidas.

Descubra como as cores inspiram as campanhas de conscientização de saúde

E é por isso, que a profissão de Educador Físico também se faz importante nesta campanha. Pois a prática regular de exercícios físicos contribui para a manutenção e prevenção de doenças mentais. Além disso, pesquisas já demonstraram que pessoas fisicamente ativas apresentam mais qualidade na saúde mental do que pessoas sedentárias, independente da faixa etária do indivíduo.

Mas lembre-se! Além da prática regular de atividade física, é fundamental tratar todos os sintomas de ansiedade, depressão, burnout, entre outros.

atividade física e saúde mental

Atividade física e saúde mental – Descubra os benefícios da prática de exercícios físicos para a mente humana

Já sabemos que a prática de exercícios físicos é fundamental para o nosso corpo como um todo. Entretanto, você sabia que é possível praticar atividades físicas para manter ou melhorar a saúde mental?

Para entender melhor, a atividade física auxilia na produção de hormônios e neurotransmissores que causam bem-estar. O que contribui para que diariamente possamos estar mais dispostos, alegres e menos estressados. É isso mesmo! Praticar exercícios ou algum esporte, faz com que o nosso corpo tenha mais energia, ao invés de nos deixarmos cansados e mal-humorados. Incrível, não é mesmo?

Por isso, confira agora, alguns benefícios que a prática de atividade física pode proporcionar para a sua saúde mental:

  • De acordo com o estudo publicado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, é possível reduzir o risco de depressão em 26% com apenas 15 minutos de caminhadas diárias;

atividade física e meditação

  • Exercícios físicos são muito eficazes no tratamento de doenças físicas e mentais, contribuindo para um tratamento mais eficiente;
  • Mesmo sem frequentar uma academia, o ato de subir escadas e caminhar na sua rua, já contribuem para a sua mente. O segredo é se manter ativa o quanto puder;
  • Yoga e meditação são exercícios que necessitam de atenção plena para o controle corporal. Além disso, essas práticas são focadas na respiração, o que melhora a saúde mental. Além de reduzir os picos de estresse e ansiedade;
  • Além de ajudar na prevenção da depressão, a prática de atividades físicas regulares também contribuem para prevenir o mal de Alzheimer e reduzir os sintomas de TDAH, por exemplo.

Descubra quais são os melhores aparelhos para você se exercitar em casa

Pratique exercícios físicos em qualquer lugar

Viu só? Praticar atividades físicas só proporciona benefícios para o nosso corpo e mente. Dessa forma, não deixe de praticar exercícios ou algum esporte da sua preferência. E se você quer começar a se exercitar, confira os produtos da Linha Fitness da Gallant. Com eles, você se movimenta no conforto da sua casa. Além disso, a WebContinental conta com uma Linha Esportiva completa para você. E lembre-se! Cuide da sua mente e priorize a sua saúde.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com