Como funciona a energia solar?

painel-solar

Fonte: Home Light

A energia solar é um dos sistemas mais promissores atualmente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente, que vem sendo cada vez mais explorada, tanto no ramo empresarial quanto em sistemas residenciais. Mas você sabe como funciona? Saiba mais sobre o assunto e confira os principais benefícios.

O que é e como funciona energia solar?

Como o nome já indica, a energia solar é aquela proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Ela pode ser captada de diferentes maneiras, como através de painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas ou aquecedores solares, podendo ser convertida em energia elétrica ou térmica.

No post de hoje vamos falar sobre a energia fotovoltaica, que se refere à conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Esse processo é feito através de placas solares compostas por células fotovoltaicas, instaladas no telhado das residências e responsáveis por fazer a captação da luminosidade e a transformação em eletricidade.

Essa energia vai para a rede elétrica e passar a alimentar os equipamentos ligados na tomada. A quantidade que não for consumida passa pelo quadro de força da residência e é enviada para a rede elétrica da distribuidora, gerando os créditos energéticos.

Ao final de cada mês, o valor que você pagará na conta de luz será resultante da diferença entre a energia que foi injetada na rede (crédito) e aquela que foi consumida (débito).

Quais são os benefícios?

Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma fonte que não emite gases poluentes, os quais apresentam efeitos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Além de ser sustentável, é um sistema silencioso e de instalação rápida, que não requer áreas tão extensas para ser implementado – como acontece com a energia hidráulica, por exemplo.

Outro benefício é a economia, já que o sistema fotovoltaico pode contribuir para a redução de até 95% da sua conta de energia. Apesar da instalação dos painéis exigir um investimento relativamente alto, é um custo que se paga com o tempo, já que eles podem durar mais de 25 anos.

Agora que você já sabe mais sobre o sistema de energia solar, aproveite para conferir os painéis solares que estão disponíveis no nosso site. Na WebContinental você encontra essas e muitas outras ofertas, acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com