Dia do Rock: saiba mais sobre essa data!

Dia do Rock

Todo ano o Dia do Rock é comemorado no dia 13 de julho. A ideia para a comemoração foi inspirada em um evento internacional, porém a data, na verdade, é comemorada apenas aqui no Brasil. Mas afinal, você sabe o que aconteceu nesse dia? Confira o post abaixo e descubra!

Origem do Dia do Rock

No dia 13 de julho de 1985, aconteceu o Festival Live Aid, simultaneamente em Londres e na Filadélfia. O festival resultou da vontade de chamar a atenção mundial e angariar arrecadações para acabar com a miséria na África. Reunindo grandes nomes do rock como Duran Duran, Led Zeppelin, Bob Dylan, U2, The Who e Queen, o evento foi transmitido mundialmente para mais de 2 bilhões de espectadores.

Público durante show do Queen no Live Aid da Filadélfia

No dia do evento, o vocalista da banda Genesis, Phill Collins, gostou tanto da iniciativa que pegou um voo de Londres para Filadélfia só para poder tocar nos dois eventos, e declarou em seu show que aquele dia seria o “Dia do Rock”. E, apesar de a declaração não ter repercutido tanto em outros países, aqui no Brasil a data é comemorada com shows e eventos desde então, celebrando o gênero do rock como um todo!

Instrumentos que fazem o rock ser o que é

Pensando nesse dia emblemático para os fãs do rock, trouxemos uma lista com os instrumentos essenciais para o sucesso desse gênero musical. Depois de conhecer todos melhor, quem sabe você não se inspira e aproveita para começar a tocar algum instrumento?

Guitarra

Quem não lembra de ao menos um solo de guitarra que ficou na memória? Ou de um guitarrista responsável por um riff impecável? Por essas razões, a guitarra é quase sempre a estrela da banda.

Esse instrumento de seis cordas pode ser encontrado nas versões acústica ou elétrica, com inúmeras variedades de design e tamanho. Aliás, esse último item é fundamental que você preste atenção, já que uma guitarra maior que seu corpo, ou muito pesada, pode prejudicar seu desempenho.

Uma guitarra é só o primeiro passo para quem está entrando nesse mundo, você pode desenvolver ainda mais suas performances com pedais e pedaleiras, além de amplificadores.

Bateria

A bateria é fundamental para uma banda! Ela é a responsável por comandar o ritmo e a harmonia da música. Um descuido qualquer do baterista e a música toda pode acabar no ritmo errado. Isso acontece porque é esse instrumento que indica com rudimentos, as famosas viradas, as mudanças de trechos da música.

Sem esquecer que rock é um ritmo robusto, esse instrumento é parte importante na hora de dar energia à música com o toque dos pratos e pedais. Além disso, um bom solo de bateria com certeza conquista a atenção do público.

Contrabaixo

O contrabaixo, também conhecido apenas por baixo, é menos lembrado, mas não menos importante no rock. Tudo porque, junto da bateria, ele é responsável pela fundamentação rítmica e a harmonia dos instrumentos. Ele ocupa essa função porque é dele que sai a nota mais grave dos acordes.

Na hora de procurar um contrabaixo é importante atentar para as duas variações: acústico e o elétrico. Esse último é o que você vai querer usar para tocar rock. Além disso, existe também o baixo ativo, com um som bem estridente e distorcido, e o baixo passivo, que tem um som mais puro e suave.

Outro detalhe que você provavelmente vai notar na hora de escolher o seu é que pode optar por um instrumento de 4 ou até 6 cordas. E quanto mais grossa a corda for, mais grave vai ser o som!

É claro que existem muitos outros instrumentos musicais que compõem o rock e fazem dele o sucesso estrondoso que é no mundo todo, mas optamos por trazer aqui apenas os mais emblemáticos. Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e aproveite o dia 13 de julho para curtir todos os seus clássicos preferidos do rock’n’roll!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com