O que é um manômetro?

O manômetro é um equipamento utilizado para medir a pressão de fluidos, tanto líquidos quanto gasosos. Hoje, no mercado, existem diversos tipos de manômetros, cada um com uma funcionalidade diferente. Quer saber mais sobre as aplicações desse aparelho? Confira nosso post!

Como funciona o manômetro?

Como explicamos acima, o manômetro é um instrumento de medição que tem como função aferir a pressão de fluidos. Sabe quando você vai ao médico e ele faz a medição da sua pressão arterial, ou então quando você precisa calibrar o pneu do seu carro ou da sua bicicleta? Esses são apenas alguns exemplos do uso do manômetro no dia a dia.

Existem diversos modelos de manômetros, com diferentes funcionalidades. Entre eles, os principais são:

  • manômetro de mercúrio
  • manômetro de Bourdon
  • esfigmomanômetro (pressão arterial)
  • manômetro digital

Em geral, as unidades de medidas utilizadas pelo manômetro de pressão são: Lbf/pol² (libra força por polegada quadrada), PSI (libra por polegada quadrada) ou Kgf/cm² (quilogramas força por centímetro quadrado.

Diversos usos do manômetro

Esse aparelho também tem função importante na indústria, pode auxiliar em diversos processos, como na medição da pressão de compressores, de equipamentos de vácuo ou de cilindros de gás.

Outro uso bastante comum do manômetro é na medição de fluido refrigerante, importante para a instalação e manutenção correta de aparelhos como ar-condicionado, refrigerador, geladeira e câmara frigorífica. Em resumo, o manômetro ajudará a verificar se o fluido refrigerante está circulando em níveis adequados, pois a falta ou excesso deste pode prejudicar o funcionamento dos aparelhos.

Agora que você já sabe mais sobre a aplicação do manômetro, pode encontrar esse e diversos outros materiais para a instalação dos seus eletrodomésticos. Acesse nosso site e confira os manômetros analógicos Gallant de alta pressão ou baixa pressão, ideais para a manutenção do seu ar-condicionado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com