Páscoa 2023: que tal ir além do chocolate?

A época mais doce do ano chegou, e com ela, muitos momentos de celebração. Originalmente, a Páscoa é uma data do calendário religioso cristão, que remete à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. Apesar do cunho religioso, a data hoje vai além, sendo também um momento para celebrar a paz, o amor e a união em família. Este ano, a Páscoa 2023 ocorre em 09 de abril e quem não conseguiu se organizar para presentear, ainda tem tempo!

homem segurando ovo de páscoa sorrindo feliz e abraçando mulher

Na data, é muito comum presentear amigos e família com chocolates. Barras, bombons, doces e principalmente ovos são os mimos mais comuns na Páscoa. Mas para quem está de dieta, possui restrição na alimentação ou simplesmente deseja inovar, é possível sair da rotina com presentes especiais.

Neste artigo, saiba um pouco mais sobre a definição e a criação da data, assim como de onde surgiu a tradição de oferecer lembranças doces. E se você deseja ir além dos chocolates este ano, leia até o final e confira algumas dicas de presentes que irão encantar!

Como é definido o dia da Páscoa?

Repleta de história e tradições, alguns historiadores remontam que já existiam celebrações similares à Páscoa há muitos anos, com cultos aos deuses ligados à fertilidade e ao sol, celebrando o fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte. Entretanto, as fontes mais confirmadas afirmam que a Páscoa celebrada pelo cristianismo é uma ressignificação de uma festa judaica chamada pesach, que recordava a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

um calendário ao lado de vários ovos coloridos para a PáscoaUma de suas principais características é ser uma celebração móvel. Ou seja: todo ano ela é realizada em uma data diferente. Isso ocorre porque o dia da Páscoa, por definição da Igreja Católica, é o primeiro domingo após a lua cheia, que ocorre depois do início da primavera, no Hemisfério Norte, ou do outono, no Sul. Desse modo, a data pode variar dentro do período de 22 de março e 25 de abril.

Com esse sistema, a sequência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de mais de 5 milhões de anos.

Veja também: Páscoa: conheça a origem da data!

Por que damos ovos de chocolate na Páscoa?

Quando pensamos na Páscoa, é normal que os deliciosos, coloridos e alegres ovos de chocolate sejam uma das primeiras coisas que venham à nossa mente. Tanto a tradição do chocolate quanto a tradição dos ovos são muito antigas e, apesar de algumas mudanças, ainda possuem significados semelhantes às suas origens.

mãos femininas segurando cestas com diversos ovos coloridos de páscoa e ao fundo diversos docesEm geral, a representação do ovo remete a costumes remotos, ligados à cultura pagã. No mesmo período que celebramos a Páscoa, os povos antigos que habitavam a Europa durante a Idade Média adoravam Ostera, a deusa da Primavera. Ela era representada por uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo. Juntos, estes três símbolos reforçam o ideal de fertilidade e do ciclo da vida.

Com o objetivo de angariar mais fiéis, o cristianismo incorporou esses elementos à Páscoa, associando o simbolismo com a ressurreição de Jesus e a renovação da vida. Nessa época, os ovos presenteados eram os de aves, como galinhas e patos, pintados de forma colorida. Já entre a monarquia, era comum ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas.

ovos de chocolate preto sem embalagem espalhados em cima de uma mesaJá o chocolate entrou nessa história um pouco mais tarde. A iguaria foi levada para a Europa pelos espanhóis, após terem conhecido o ingrediente com os maias e astecas. Entretanto, só duzentos anos mais tarde que os franceses começaram a criar os primeiros ovos de chocolate do mundo. A partir daí, o chocolate se tornou o ingrediente padrão, sendo difundido até hoje.

Como celebramos a Páscoa hoje?

Ainda que seja considerado como um feriado religioso, a Páscoa foi além na cultura popular, consolidando-se como uma tradição para os brasileiros. Até quem não é cristão praticante acaba presenteando seus entes queridos com chocolates ou até mesmo outros presentes. Muitas vezes, ainda que sem celebrar as razões cristãs, as pessoas acabam reunindo seu grupo familiar durante a data para confraternizar.

família reunida em almoço para celebrar a Páscoa 2023Assim, esse feriado se tornou também um momento para reunir-se com a família e amigos, com um bom almoço ou churrasco de domingo. Ao rever os parentes, ou até mesmo viajar em família, as pessoas acabam reforçando os valores de união e alegria, tão característicos desde a criação da data.

Não podemos esquecer que a Páscoa também se tornou uma data estratégica para o varejo, graças ao forte hábito de troca de mimos. Anualmente, o comércio de ovos e demais produtos de chocolate aquece o mercado, gerando empregos e movimentando milhões de reais no Brasil e no mundo. Nesse sentido, outra tendência é o ato de dar presentes diferentes, como produtos de tecnologia, beleza e bem-estar, aquecendo assim demais setores além da alimentação.

Páscoa 2023: dê outros presentes!

mulher entregando presente de páscoa para menino criançaCom a ressignificação da Páscoa, o hábito de presentear também tem se transformado. Frente aos altos preços dos ovos de chocolate, muitas pessoas têm preferido dar outros mimos, no intuito de oferecer um presente mais durável, mas ainda cheio de significado.

Outra razão comum de inovar na data é pensar em como presentear quem possui restrições alimentares, como alergia ao leite, chocolate ou até mesmo quem está de dieta. Para fugir do óbvio, basta ser criativo e conhecer um pouquinho o gosto pessoal de quem receberá a lembrança. Para ajudar nisso, separamos alguns produtos incríveis que certamente encantarão e aproximarão vocês. Confira!

Smart Tv LG 60 Polegadas 4k Uhd Q8050

Smart Tv LG 60 Polegadas 4k Uhd Cinza Com Preto 60UQ8050PSB

Smart Tv LG 60 Polegadas 4k Uhd

Se a ideia é reunir toda a família, nada melhor do que ter um telão na sala! Com seu design ultra fino, a Smart TV LG é a combinação perfeita para o ambiente. Complementa o interior da casa, ao mesmo tempo em que dá um toque de elegância. Conta com processador a5 Gen 5 AI e 4K real, uma TV ágil e com cores mais vivas. Somado a isso, o televisor vem com a tecnologia ThinQ AI e o controle remoto Smart Magic. Com isso,  ferramentas como controle de voz e conteúdo personalizado estarão na palma da mão.

Headphone PFO02G Bege Philco Bivolt

Headphone PFO02G Bege Philco Bivolt

Headphone PFO02G Bege Philco

Muito útil, esse presente é ideal para quem quer sair da rotina e oferecer algo que será de uso contínuo. O headphone possui arco de cabeça ajustável e microfone embutido no cordão. Seu cabo padrão TRRS permite atender e rejeitar chamadas, além de controlar músicas com botão multifunção. Super confortável, possui concha auditiva almofadada tipo redonda. Tecnologia, requinte e conforto em um só produto. Adquira esse presente e arrase na escolha!

 

Caixa De Som Portátil Jbl Flip 6 Com Bluetooth à Prova D`água

Caixa De Som Portátil Jbl Flip 6 Com Bluetooth à Prova Dágua Preto Bivolt

Caixa De Som Portátil Jbl Flip 6 Bluetooth à Prova Dágua

O momento em família fica ainda melhor com música, não é mesmo? Por isso, a caixa de som portátil JBL pode ser uma excelente ideia de presente para a data! A tecnologia Flip 6 oferece um som poderoso com clareza excepcional, devido ao sistema de alto-falantes de duas vias. Fácil de carregar, o aparelho é à prova d ‘água e à prova de poeira. Assim, você pode levá-lo a qualquer lugar, independentemente do clima. Com 12 horas de vida útil da bateria, você pode festejar até acabar!

Iphone 11 64gb Tela De 6.1 Polegadas Ios Apple

Iphone 11 64gb Tela De 6.1 Polegadas Ios Apple Preto Bivolt

Iphone 11 64gb Tela De 6.1 Pol

Um smartphone tem o poder de conectar, não importa onde vocês estiverem. Por isso, é uma ótima opção para inovar na Páscoa. Com o Iphone 11, é possível gravar vídeos 4k e tirar fotos com paisagens inteiras com o novo sistema de câmera dupla. Exclente pedida para eternizar mais uma data com quem você ama! O celular oferece ainda cores altamente fiéis em fotos, vídeos e jogos na tela Liquid Retina de 6.1 polegadas. O chip A13 Bionic oferece altíssimo desempenho para games e realidade aumentada. A Apple garante uma bateria mais potente, que promete durar o dia todo. Além disso, o produto é resistente até 2 metros de profundidade na água por até 30 minutos.

Smart Screen Linux com Função Projetor 4500Lumens Multilaser

Smart Screen Linux com Função Projetor 4500Lumens Multilaser

Smart Screen Linux com Função Projetor 4500Lumens Multilaser

Um excelente mimo para quem ama reunir a família ou os amigos para uma sessão de cinema em casa! Simples e fácil de usar, o produto permite conexão ao Wi-Fi. Assim, você e todo mundo aproveita os aplicativos de filmes e vídeos através do espelhamento de tela dos smartphones Android ou iOS. O projetor oferece o sistema Digital Keystone, que permite o alinhamento ideal para a projeção, sem distorcer nenhuma imagem ou vídeo. Também conta com auto-falante integrado. A resolução nativa do item é de 1920x1080p, e ele vem com entradas dos tipos HDMI, USB, VGA e AV.

Os melhores presentes estão na WebContinental!

Uma Páscoa inesquecível é a combinação de presentes incríveis, reunião em família e muitas razões para celebrar. Você pode ir muito além do chocolate na Páscoa 2023! Decidiu não presentear com doces, mas ainda não sabe o que comprar? A WebContinental pode ajudar! Acesse a categoria Tech e encontre diversas opções.

As principais marcas de TVs, computadores, fones, caixas de som e muito mais. Certamente você encontrará o presente ideal para aquela pessoal especial. É claro que tudo com preços imbatíveis e condições exclusivas. E mais: tudo a poucos cliques, e ainda recebendo no conforto da sua casa. Aproveite!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com