Como cuidar das plantas durante o outono: dicas de jardinagem!

Cuidados com as plantas no outono

Fonte: FreePik

O outono é uma estação de temperaturas amenas. Unindo o frio e o calor, ele acaba sendo um misto de verão com inverno. A partir dessa mudança climática, as plantas ficam mais sensíveis e precisam de cuidados para se manterem fortes, tendo em vista que estão passando por um período de hibernação e dormência.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e ideias de jardinagem que vão ajudar você a ter um quintal mais saudável e bonito mesmo no outono!

Preste atenção na adubação e nos nutrientes

Todo mundo sabe que a adubação é uma atividade muito importante para o crescimento e fortalecimento das plantas, no entanto nós devemos ficar atentos à quantidade de vezes que realizamos isso no outono. O que deveria ser positivo pode acabar sendo prejudicial, então prefira adubar com menos frequência nessa época. Uma boa dica é escolher fertilizantes orgânicos (como o húmus de minhoca), optando pela adubação de uma até duas vezes por mês.

Diferentemente do verão, no outono você não precisa regar as plantas com tanta frequência. Por ser um período de menor calor, a perda de água diminui, então a dica é conferir se a terra está úmida, e só molhar se ela estiver seca.

Faça as tarefas necessárias para o jardim

Algumas tarefas de jardinagem vão mudar durante o outono. A poda é provavelmente a tarefa que você deve ficar mais atento, tendo em vista que o crescimento da planta vai diminuir e por isso você não poderá cortar os galhos com tanta frequência. O ideal é perceber se a planta está desenvolvendo flores, e nestes casos evitar a poda para não atrapalhar esse processo. Além disso, se for necessário fazer algum corte, sempre utilize tesouras bem afiadas e esterilizadas.

Outro ponto importante é sempre limpar o seu jardim, retirando os galhos e folhas secas, pois muitas vezes eles impedem a entrada de luz. Fora isso, sempre busque os locais com maior iluminação solar, levando os vasos para estes lugares.

Se você quer colocar plantinhas novas no seu jardim, há algumas que crescem e se desenvolvem bem nessa época: orquídeas, camélias e dálias florescem no outono, além disso as azaléias criam flores no inverno.

Elimine todas as pragas

Devido à baixa incidência de luminosidade, alguns fungos e pragas podem surgir no seu jardim. Para evitar que suas plantas sejam atacadas e muitas vezes destruídas, você precisa prestar atenção na saúde delas com bastante frequência.

Verificar a cada mês se existe a presença dessas pragas é essencial. Além disso, você precisa conhecer bem o que está atacando as suas plantas, pois cada agente possui uma maneira diferente de eliminação.

Nesse post você aprendeu algumas dicas para manter o seu jardim muito saudável no outono. Aproveite para ver alguns produtos na seção de jardinagem da WebContinental que podem ajudar você em diversas demandas da sua rotina!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com