Como fazer fondue em casa? Confira as dicas!

Prato de origem suíça aparentemente complexo, o fondue (ou a fondue, como preferir) pode perfeitamente ser feito em casa. Basta ter um aparelho de fondue e seguir algumas dicas para garantir a experiência em todas suas texturas e sabores. Fondue caie bem em ocasiões especiais a dois, para reunir os amigos em uma boa conversa, a família em torno da mesa ou mesmo para reservar um tempo tranquilo para si mesmo. O prato próprio para o tempo de frio é, sobretudo, um ritual. Aqui você vai poder conferir um passo a passo para o preparo e aproveitar dicas preciosas para que o preparo da iguaria seja, igualmente, uma experiência única.

A origem do fondue

De origem franco-suíça, o fondue foi uma solução dada aos camponeses das regiões montanhosas à impossibilidade de conseguir comida durante a Segunda Guerra. O frio e os combates eram intensos e o melhor a fazer foi aproveitar as sobras de queijos que eles mesmos produziam, derretê-las e comê-las com pão. Para ajudar a aplacar o frio, doses de kirsch, bebida alcoólica à base de cerejas produzidas na região, eram acrescidas ao creme de queijo. E voilà: nutrição e aquecimento assegurados para atravessar o inverno rigoroso. Contudo, o mundo passou a conhecer o fondue nos anos de 1950, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, de Nova York, passou a servir a iguaria. E o fondue virou prato chique e sinônimo de romance.

O aparelho de fondue

Ao redor do mundo, os três tipos mais consumidos de fondue são carne, queijo e chocolate. Para prepará-los e servi-los, você vai precisar de três panelas, uma para cada preparo – uma com óleo quente, para fritar a carne; uma segunda com a mistura quente dos queijos; a outra com o chocolate derretido.

Para servir as misturas e acompanhamentos à mesa, vale investir em um aparelho de fondue, que consiste em uma panelinha de porcelana, cerâmica, inox ou alumínio; um réchaud, a base onde ficará uma fonte de calar para manter as panelas quentes, o aquecedor propriamente dito; garfinhos individuais para pescar os petiscos e mergulhá-los nas misturas quentes; potinhos para os molhos variados, para os fondues de carne.

Dicas para não errar a mão na hora de preparar o fondue

 – Para o fondue de carne, opte por cortes macios, como filé mignone alcatra.

– Para o fondue de queijo, os melhores tipos são o Emmental e o Gruyère, ou mesmo as massas prontas elaboradas exclusivamente para fondue.

– Para o fondue de chocolate, o ideal é preparar uma mistura de chocolate ao leite com meio amargo;

– Geralmente o fondue de queijo é servido com acompanhamentos como pedacinhos de pão e batatinhas. Mas você também pode inovar oferecendo legumes como cenoura, brócolis e até goiabada, por exemplo;

– Já o fondue de chocolate pode ser apreciado com acompanhamentos como frutas variadas, marshmellow, frutas secas, suspiros, biscoitos

– Acerte na quantidade de acompanhamentos para não haver desperdício. O ideal é contar cerca de 300 gramas por pessoa.

Para os iniciados, receitas surpreendentes

Se você já pegou gosto por preparar o fondue e quer surpreender de vez seus convidados, novos tipos da iguaria surgem a todo momento. Que tal preparar um fondue doce a partir de chocolate branco, doce de leite ou mesmo caramelo feito com açúcar derretido? Para os salgados, peixe, camarões e mistura de queijos menos comuns à receita, como brie, canastra, gorgonzola com requeijão.

Gostou das dicas? Bora colocar a mão na massa? A WebContinental dá um empurrãozinho para você criar coragem e preparar fondues deliciosos em casa. Vários são os conjuntos e aparelhos de fondue, uns mais simples, outros mais completos. E ainda há mimos e apetrechos para presentear quem você sabe que á apaixonado pelo prato. Afinal de contas, fondue também é aconchego! Quer mais dicas legais para sua casa e sua diversão? Acesso o blog da WebContinental e nossas redes sociais – Facebook e Instagram!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com