Saiba a importância e como utilizar as máscaras de proteção individual

Imagem de Gabriele Lässer por Pixabay

O uso de máscaras tornou-se uma parte importante do combate ao novo coronavírus (Covid-19), sendo inclusive recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas ao mesmo tempo que existe essa nova recomendação, surgem muitas dúvidas de como utilizar e os cuidados necessários para que as máscaras sejam efetivas na luta contra a pandemia. 

Segundo os os especialistas a higiene e distanciamento social são tão ou mais importantes do que outras medidas, mas dizem que as máscaras são úteis principalmente para evitar que as pessoas que têm o vírus o transmitam. Por isso reunimos algumas orientações para utilização desse item tão importante. Veja abaixo:

 

Orientações para utilização das máscaras

  • A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém;
  • A máscara pode ser usada até ficar úmida – depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
  • A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
  • É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma 
  • sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos; 

 

Para que serve a máscara

A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas que podem estar transmitindo o vírus sem saberem. 

 

Como utilizar a máscara

Lembramos que mesmo utilizando a máscara, a pessoa precisa seguir à risca às medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%. Também lembre-se que não deve ficar tocando a parte da frente da máscara para não contaminar sua mão com gotículas e espalhar o vírus.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre as máscaras de proteção individual no combate ao COVID-19, conheça algumas opções disponíveis no site da WebContinental e proteja-se!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com