Outubro Rosa: Origem e importância do autoexame

Outubro Rosa é uma campanha promovida ao redor do mundo durante todo o mês de outubro, como sugere o nome, com a intenção de alertar mulheres e homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e se baseava num evento chamado “Corrida pela cura”, realizado em Nova Iorque, que arrecadava fundos para pesquisas realizadas pela instituição.

Hoje em dia, a ação foca, acima de tudo, na divulgação de dados preventivos trazendo a importância do cuidado com a saúde de mulheres de todas as idades. Além disso, outro tema importante entrelaçado à prevenção do câncer de mama são direitos como: atendimento médico gratuito, e o suporte psicológico e emocional das mulheres em tratamento e seus familiares, garantindo um tratamento de qualidade para todas.

A falta de informação é um dos fatores que dificultam o combate ao câncer. Durante todo o mês de outubro o principal foco da campanha é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames para prevenir ou até mesmo descobrir um possível diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Também são realizadas palestras e distribuição de materiais informativos à toda população para conscientizar sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo inteiro, respondendo, atualmente, por cerca de 28% de novos casos de câncer. Essa doença também pode surgir em homens, porém é muito raro, respondendo a menos de 1% dos casos.

Antes dos 35 anos, o câncer é relativamente raro, porém, acima desta idade sua incidência começa a crescer progressivamente, especialmente após os 50. Existem diversos tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros mais devagar. A maioria dos casos tem bom prognóstico e quanto mais cedo o diagnóstico mais chances de cura.

Autoexame

O autoexame é uma forma de prevenir a evolução da doença em qualquer idade, já que através dele podem ser identificados sintomas, como nódulos, nas mamas que precisaram ser examinados por um médico especialista.

Acompanhe o passo a passo e crie essa rotina de autoexame, que deve ser feito entre três a 10 dias após o primeiro dia da menstruação (para mulheres que menstruam) ou em uma data pré-estabelecida (para mulheres que não menstruam e homens).

Na frente do espelho

Sem a parte de cima da roupa (camisa, camiseta, blusa), observe os dois seios com os braços soltos para baixo, logo após, levante-os e dobre-os atrás do pescoço e por último pose com as mãos na cintura, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. Você deve se atentar ao tamanho das mamas, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades. Qualquer uma dessas características diferentes exigem um exame com um profissional.

Em pé

Apalpe suas mamas durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Seus dedos devem estar esticados e fazer movimentos circulares, de cima para baixo. Para cada mama, você deve fazer o seguinte:

  1. Coloque o braço atrás da cabeça;
  2. Com a outra mão, apalpe a mama com movimentos circulares: primeiro no formato de círculos que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo;
  3. Para finalizar, pressione os mamilos suavemente e observe se sai algum líquido.

Deitada

A palpação deitada é similar a em pé. Para ficar mais confortável, coloque uma almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Deitada, você repetirá os mesmos três passos de palpação acima.

Você deve repetir os três tipos de palpação uma vez por mês, mas, caso você tenha mais de 40 anos a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização da mamografia anualmente, já que após os 30 anos as chances de câncer de mama aumentam. Descobrir o câncer nos primeiros estágios é muito importante, pois 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Cuide-se o ano todo e compartilhe essas informações com todas as mulheres que você conhece! A WebContinental apoia e fomenta essa causa e faz questão que você lembre: Um pequeno gesto pode fazer a diferença!

 

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com