Dia do Macarrão – Comemore com uma receita deliciosa

Macarrão – uma delícia gastronomia que agrada a todos, inclusive os paladares mais exigentes. Presente na culinária mundial, este alimento é encontrado em 99,3% dos lares brasileiros.

E é por conta de toda a sua popularidade que comemoramos hoje, o Dia Internacional do Macarrão. E você não pode ficar de fora dessa celebração. Por isso, a WebContinental trouxe curiosidades sobre a massa e uma receita para você fazer em casa que vai surpreender a todos.

Vem conferir agora!

dia do macarrão

Origem do Dia do Macarrão

O Dia do Macarrão surgiu em Roma, em 1995, quando ocorreu o primeiro Congresso Mundial de Macarrão. No evento, estavam presentes os principais fabricantes de massa do mundo inteiro.

Dessa forma, o Dia Internacional do Macarrão é celebrado por diversos países além do Brasil, como Estados Unidos, México, Turquia, Alemanha, Venezuela, e claro, a Itália.

Como surgiu o macarrão

Não se sabe ao certo a origem do macarrão, mas pode-se afirmar que este alimento se originou na antiguidade. Dessa forma, uma das referências mais condizentes com a origem da massa é relacionada com uma pasta cozida à base de cereais e água produzida pelos povos da Assíria e da Babilônia, em 2500 a.C.

macarrão

No entanto, a versão mais popular da origem do macarrão, é que o alimento teria chegado ao ocidente através de Marco Polo, um famoso mercador veneziano que visitou a China no século XIII.

Contudo, há registros do macarrão na Itália no ano de 1279. Ou seja, 16 anos antes do retorno de Marco Polo ao seu país. Dessa forma, tal teoria pode ser verídica por conta de uma cesta de massas encontrada no inventário de bens de um soldado genovês, Ponzio Bastione.

Conheça o Cilindro Elétrico para Massas

Além disso, a palavra macaronis foi utilizada para identificar o alimento no inventário. Dessa forma, a palavra seria derivada do verbo maccari, extraída de um antigo dialeto da Sicília, que significa “achatar”, que por sua vez, vem do grego makar, o que é traduzido como “sagrado”.

Além disso, a versão mais aceita por historiadores, conta que os árabes levaram a massa até a Sicília no século IX, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália. Já no século XIII, os italianos se tornaram os maiores consumidores e difusores do alimento no mundo inteiro. Além disso, eles criaram mais de 500 tipos e formatos variados de macarrão.

O Brasil é um dos países que mais consomem macarrão

Como dito anteriormente, o macarrão está presente em 99,3% das casas brasileiras, além de ser a preferência gastronômica de muita gente. Além disso, o alimento é de fácil preparo, sendo mais versátil e se adequando ao sabor de molhos e acompanhamentos variados. Inclusive, a preferência dos brasileiros, é um bom macarrão acompanhado de molhos vermelhos, queijos e um bom vinho.

macarrão ao molho vermelho

Assim, o alimento está presente nas principais refeições dos brasileiros, e até mesmo nos pratos mais refinados de grandes restaurantes.

Dessa forma, o Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão, de acordo com a Organização Mundial de Pasta (IPO). Já em relação ao consumo, a média brasileira é de cerca de 6kg de massa por pessoa anualmente. O que fica bem abaixo da média italiana que é de 25kg por pessoa.

Já na preferência por tipos de massa, quem sai ganhando são os tipos secos, como tradicional, caseira, sêmola, integral e com ovos, por exemplo. O que corresponde por 81,3% do consumo brasileiro. Em seguida aparecem as variedades de macarrão instantâneo , com 14,7%, e as frescas com 4%.

Comemore o Dia do Macarrão com uma receita maravilhosa!

Agora que você já sabe tudo sobre macarrão, chegou a hora de se deliciar com uma receita que todo mundo vai adorar. E não se preocupe! Assim como todos os tipos de alimento, a massa não engorda se você comer as porções corretas e manter uma dieta balanceada ao longo do dia.

Macarrão ao molho de camarão

Preparo: 40 minutosmacarrão e massa

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

  • 1 kg de macarrão espaguete ou o tipo da sua preferência;
  • 2 kg de camarão do tipo médio (limpo);
  • suco de limão espremido;
  • 1 lata de milho;
  • molho de tomate a gosto;
  • 1 cebola grande ralada;
  • 4 dentes de alho ralados;
  • 70ml de azeite;
  • 2 tabletes de caldo de legumes;
  • sal a gosto;
  • salsinha ou orégano;

Modo de preparo:

  1. Em uma panela ou espagueteira, coloque água e azeite para cozinhar o macarrão espaguete. Se optar por uma massa caseira, você pode utilizar uma máquina de espaguete para fazer do seu jeito. Assim, que a massa estiver cozida e al dente, coloque-a em um escorredor e reserve;
  2. Em seguida, em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho ralado e deixe dourar;
  3. Após, coloque o camarão e frite até que ele fique com o aspecto rosadinho;
  4. Dessa forma, acrescente o molho de tomate juntamente com com os tabletes de caldo de legumes. Mexa tudo até dissolver os tabletes;
  5. Assim, feito isso, acrescente o milho e acrescente um copo de água, e deixe cozinhar até o caldo engrossar;
  6. Quando perceber que o caldo está no ponto ideal, é hora de acrescentar a massa com cuidado para não quebrar.
  7. Salpique salsinha ou orégano por cima e prontinho! Agora é só chamar a família e amigos para saborearem essa delícia junto com você.

receita de macarrão ao molho de camarão

Comemore o Dia do Macarrão com a WebContinental!

Aqui você encontra tudo para a sua cozinha e dia a dia. Além disso, são milhares de produtos para otimizar o seu tempo e proporcionar mais bem-estar em todos os momentos. Acesse o nosso site e confira tudo o que preparamos para você.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com