Qual a diferença entre micro-ondas e forno elétrico?

Embora sejam aparelhos parecidos, existem sim diferenças entre o micro-ondas e o forno elétrico – e elas ajudam justamente a saber qual deles é o mais indicado para cada situação. Nesse post vamos te explicar como funcionam esses itens tão importantes tanto para quem adora cozinhar como para quem quer economizar tempo na cozinha.

Micro-ondas é rápido e prático para aquecer e descongelar alimentos

O primeiro passo para saber a diferença entre os equipaQual a diferença entre micro-ondas e forno elétrico?mentos é entender como eles funcionam. No caso do micro-ondas, o aquecimento ou cozimento dos alimentos ocorre através de ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo, a uma velocidade de 300.000 km/s, e têm a capacidade de agitar as moléculas dos alimentos – especialmente as chamadas moléculas polares, como as da água. Essa agitação é o que produz o calor que, por sua vez, cozinha ou esquenta a comida.

A grande vantagem desse processo é a sua rapidez, pois as ondas eletromagnéticas conseguem aquecer os alimentos muito mais rapidamente do que um forno a gás ou elétrico, por exemplo. Já o lado ruim fica por conta da eficiência e do sabor, porque as ondas aquecem principalmente as moléculas de líquido e penetram apenas dois centímetros na comida, resultando em um alimento um pouco mais ressecado.

Veja dicas de segurança para usar o micro-ondas da melhor forma!

É por esse motivo que, de forma geral, o micro-ondas é utilizado geralmente para aquecer ou descongelar alimentos, e não necessariamente cozinhá-los. Essa é a forma mais eficiente de utilizar o eletrodoméstico, porque assim você aproveita a rapidez que ele possui sem precisar abrir mão do sabor e dos nutrientes da comida.

Além disso, outro ponto positivo são as receitas pré-programadas, muito comuns na maioria dos micro-ondas, que já contam com o tempo de preparo correto para alimentos específicos. Por exemplo: basta colocar a pipoca, o brigadeiro, o arroz etc dentro do aparelho e pressionar o comando correspondente para essa receita.

Resumindo: o micro-ondas é mais indicado para quem precisa de agilidade e rapidez na cozinha e frequentemente prepara alimentos congelados ou, então, requentados.

Forno elétrico é ideal para preparo de alimentos mais saborosos

Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida. E isso acontece por causa da forma como ele prepara os alimentos.

Esse tipo de forno conta com resistências elétricas que esquentam e, assim, transmitem o calor para a comida. A principal vantagem desse processo, em comparação com as ondas eletromagnéticas, é a sua uniformidade, já que o forno elétrico consegue deixar o interior dos alimentos macio e saboroso, e o exterior crocante. Por outro lado, o eletrodoméstico leva mais tempo para cozinhar os alimentos, o que pode ser um problema para quem não tem tanto tempo assim para preparar suas refeições.

Outra característica típica dos fornos elétricos é a sua variedade, tanto com relação à capacidade (o tamanho) dos modelos quanto com suas funções extras. Além de timer e controle preciso da temperatura – funções que hoje são praticamente padrão -, também há fornos com múltiplas resistências; os que permitem gratinar; os modelos específicos para dourar; os fornos de embutir e muitos outros.

Na dúvida entre forno elétrico ou a gás? Veja dicas para acertar na escolha!

Resumindo: o forno elétrico é ideal para preparar alimentos/receitas. Aquecendo uniformemente o alimento, deixando o seu interior macio e mantendo o seu sabor. Lembrando que esse aparelho exige, no entanto, mais tempo de quem vai cozinhar.

Qual é melhor ter em casa?

A resposta ideal para essa pergunta, de forma simples, seria: ambos! Como você percebeu, cada um desses eletrodomésticos possui características bem próprias e distintas entre si. Então, ter os dois é importante para usar o eletrodoméstico apropriado em cada caso.

Você pode utilizar o forno elétrico para preparar receitas mais elaboradas, como bolos, tortas, carnes, lasanhas, frangos etc. Já o micro-ondas, com sua rapidez e praticidade, pode ser utilizado preferencialmente para esquentar aquela pizza que sobrou do dia anterior, descongelar alimentos, preparar comidas congeladas e também as propícias para o aquecimento através de ondas eletromagnéticas – como macarrão instantâneo.

No entanto, se isso não for possível – seja porque sua cozinha é mais compacta ou porque você não deseja investir em dois eletrodomésticos que, em teoria, são parecidos -, o ideal é saber quais são as suas prioridades. Se você adora cozinhar com calma e tempo, opte pelo forno elétrico; já se sua rotina é muito atarefada e pratos congelados são frequentes no seu lar, aposte pelo micro-ondas.

Agora você já conhece a diferença entre micro-ondas e forno elétrico e, além disso, ainda conta com dicas sobre como utilizar cada um e qual seria o ideal para o seu lar. E lembre-se: na WebContinental você encontra os melhores eletrodomésticos do mercado, todos com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com