Como limpar cooktop? Dicas simples!

Como limpar cooktop

O cooktop é um dos eletrodomésticos favoritos de muita gente, seja pela sua estética ou pela otimização que ele proporciona no espaço da cozinha. No entanto, surgem muitas dúvidas sobre como limpá-lo da maneira correta, evitando manchas e arranhões. Pensando nisso, trouxemos dicas simples de como você pode limpar o seu cooktop facilmente, podendo assim conservá-lo ainda mais!

1. Limpe diariamente

A primeira dica é super fácil e provavelmente você já sabe: limpe o cooktop diariamente. Evite deixar a sujeira por muito tempo, pois assim ela pode causar manchas. Comece desligando o cooktop, o ideal é esperar esfriar para não correr o risco de causar queimaduras.

O legal de limpar logo após utilizar é que basta passar um pano úmido com um pouco de detergente neutro que tudo fica pronto! Como a gordura ainda é recente, não há muita dificuldade para removê-la.

2. Fique atento nos tipos de cooktops

O cooktop com mesa de vidro é o mais simples de limpar. Nele você pode usar um pano úmido com álcool ou vinagre branco. Porém é importante não utilizar materiais pontiagudos ou outra coisa que não seja as esponjas ou panos. Se a gordura for muito resistente vale a pena ligar o cooktop um pouquinho para ela se soltar.

No caso do cooktop de inox você precisa ter mais cuidado, ele com certeza arranha com mais facilidade. Tendo isso em vista não é indicado utilizar esponjas de aço ou produtos com cloro. Para as chapas de ferro, detergente e sabão em barra são boas opções.

Se você tiver um cooktop por indução nunca utilize qualquer produto metálico, pois pode estragar algumas das suas funções. Evite jogar água diretamente nele e espere ele esfriar bem para começar a limpeza. Para sujeiras resistentes há as espátulas de plástico.

Independentemente do tipo de cooktop, você pode usar esponjas macias e detergente nos aquecedores. Além disso há a opção de utilizar água, detergente e bicarbonato de sódio em sujeiras difíceis de tirar.

3. Tenha cuidados extras

Alguns cuidados a mais podem aumentar muito a durabilidade do seu cooktop, pois ajudam na sua conservação.

  • Sempre remova todos os restos de comida antes da limpeza;
  • Nunca use produtos inflamáveis;
  • Sempre desligue os cooktops elétricos da tomada;
  • Não utilize equipamentos a vapor, pois podem enferrujar o cooktop;
  • Evite o papel toalha, para não arranhar o seu eletrodoméstico. Prefiro panos macios e de algodão.

Agora você já conhece dicas úteis para fazer uma boa e eficiente limpeza no seu cooktop. Aproveite para aprender a como limpar a coifa de inox em outro post do nosso blog. Conte com a WebContinental para deixar a sua cozinha completa e organizada, com eletrodomésticos mais duradouros!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com