Com novas tecnologias e possibilidades surgindo com a internet, o home office desponta como tendência no mundo contemporâneo. Sobretudo entre profissionais autônomos, do mercado digital e de consultorias, o trabalho remoto em casa se popularizou como um arranjo vantajoso, flexível e capaz de aumentar a qualidade de vida.
Apesar dos benefícios, o home office tem seus desafios. Além de distrações como TV e pertences pessoais, a família, os pets e até os lanchinhos na despensa podem disputar a atenção dos profissionais. O risco de ficar muito à vontade é o que reforça a importância de um escritório em casa, onde os trabalhadores possam cumprir suas tarefas com tranquilidade e plena dedicação.
Para quem pensa em aderir ao home office, ou quer reformar seu escritório em casa, separamos algumas dicas que vão ajudar a montar um ambiente agradável, funcional e organizado. Você verá que, com planejamento e atenção aos detalhes, o espaço pode contribuir para você trabalhar com mais foco e bem-estar. Quer saber como? Continue a leitura e confira!
Como organizar o meu home office?
1 – Escolha – ou crie – um ambiente
Muitas pessoas, quando pensam em home office, sonham com o conforto de trabalhar da cama ou do sofá. No entanto, transformar a casa toda em escritório pode impactar o seu rendimento e organização. Isso porque o espaço também comunica ao cérebro que estamos trabalhando – e não nos preparando para relaxar ou comer, por exemplo.
Se você dispõe de cômodos para montar o home office, o ideal é optar por um que ofereça privacidade, ventilação e facilite o trânsito de pessoas. Espaços muito pequenos podem deixar os móveis amontoados, prejudicando a ergonomia. Da mesma forma, ambientes sem porta podem se tornar barulhentos e dar margem a interrupções – além de não serem adequados a reuniões de trabalho.
Quem não tiver um cômodo sobrando pode montar o home office em um ambiente à parte na sala de estar ou no quarto. Nesse caso, jogar com os móveis e investir em uma decoração diferente serve para demarcar o espaço de trabalho.
2 – Garanta a iluminação adequada
De cara, na avaliação do melhor espaço para o home office, podemos descartar cômodos sem janelas e privilegiar aqueles com ampla iluminação natural. Além de pesar menos no bolso, a luz do dia nos deixa mais despertos, ajudando no foco e na produtividade.
Quanto às luzes artificiais, dê preferência a luzes brancas, que também estimulam o estado de alerta. Luzes amarelas transmitem a sensação de aconchego, que pode causar sono em algumas pessoas. Como regra geral, recomenda-se combinar a iluminação indireta (rebatida em superfícies como plafons e sancas) com focos de luz direta (spots, luminárias pendentes ou de mesa). Este arranjo é ergonômico e, para alguns profissionais, pode facilitar o trabalho à noite.
Por fim, lembre-se sempre de instalar cortinas ou persianas nas janelas do escritório. Esses acessórios evitam que você se distraia com o movimento da rua, e são essenciais para garantir privacidade.
3 – Selecione a melhor mesa e a melhor cadeira
Difícil pensar em um escritório sem esses itens, não é? Por serem os móveis mais usados pelos profissionais, a mesa e a cadeira do home office merecem atenção especial. Afinal: nada como trabalhar mal acomodado para render menos, encerrar a jornada cansado e até ocasionar lesões musculares e de coluna.
Antes de escolher a mesa do escritório, entenda qual será a principal utilidade do móvel. É para suporte do computador? Desenho? Costura? Como os materiais, estilos e medidas variam, a regra de ouro é optar por mesas em que você possa sentar de forma natural, sem se encolher nem se esticar. Móveis com cerca de 1 m de comprimento, 75 cm de altura e 50 cm de profundidade costumam servir à maioria dos profissionais.
O conforto ergonômico também é o principal critério para a escolha da cadeira. Geralmente, as cadeiras para escritório são estofadas, giratórias e com rodízios, combinando aconchego e praticidade. Modelos com descanso para os braços e uma curva suave no encosto, acompanhando o formato da coluna, são ainda mais indicadas para quem cumpre expedientes longos, de no mínimo 6 horas diárias.
4 – Organize e decore seu home office
Já mencionamos que transformar a casa em escritório pode impactar a sua organização. Isso ocorre porque, sem uma área própria para o home office, seus documentos e ferramentas de trabalho podem se espalhar – gerando, além de bagunça, estresse na hora de localizar itens importantes.
Para reunir e manter seus pertences profissionais seguros, armários, estantes, prateleiras e nichos de parede são velhos aliados na montagem do home office. Escrivaninhas com gaveteiros também são ótimas para guardar itens de uso frequente, e podem ainda acomodar caixas organizadoras, pastas e porta-arquivos.
Os critérios de organização ficam a seu cargo – assim como a decoração do escritório, que deve refletir a sua personalidade e o perfil da sua profissão. Muitos profissionais adotam uma decoração neutra, enquanto outros preferem cores, móveis e objetos chamativos. O principal é que a ambientação agrade a você, e seja funcional para proporcionar praticidade.
5 – Atente para a parte elétrica e eletrônica
Você já teve a impressão de que os móveis escondiam todas as tomadas de um cômodo? No seu home office, isso pode ser um problema: para utilizar somente luminária, computador, impressora e telefone, seu escritório requer pelo menos quatro pontos de energia. Sobrecarregar qualquer um destes pode gerar quedas de luz e perda de equipamentos, ou mesmo acidentes mais sérios, como choques e incêndios.
Ao montar o seu home office, certifique-se de que o espaço escolhido têm tomadas suficientes e capacidade de alimentar réguas. Disponha os móveis de modo que as tomadas fiquem aparentes, e calcule quantas extensões e filtros de linha você vai precisar. Se necessário, faça uma pequena reforma nas instalações elétricas para ter mais segurança e um número adequado de saídas de energia.
Manter os fios ordenados e limpos é outra medida importante no seu home office. Canaletas de PVC, organizadores e ganchos plásticos podem ajudar na tarefa – além de móveis compactos e painéis de MDF, que ocultam os cabos e dão um aspecto profissional ao espaço.
Por fim, a maioria dos profissionais hoje trabalha com um computador ou dispositivo móvel. Por mais básicas que sejam as suas necessidades, não economize na memória e na capacidade de armazenamento do seu PC, e garanta uma internet banda larga de alta velocidade. Isso evita atrasos na execução das atividades e ruídos na comunicação com colegas e parceiros.
Monte o home office perfeito com a WebContinental!
Com o home office organizado, basta adaptar sua rotina de trabalho ao espaço. Criar um cronograma e vestir uma roupa adequada certamente ajudam a ter disciplina e distinguir o horário de expediente dos momentos de descanso.
Esperamos que você aproveite nossas dicas, e nossa loja fica à disposição para você equipar o seu home office com a qualidade das melhores marcas de móveis, eletrodomésticos e utilitários. Mãos à obra, e até a próxima!