O cooktop elétrico e o modelo por indução têm como principal característica o fato de não produzirem chamas e, por isso, não dependerem de gás para seu funcionamento. Apesar dessa primeira semelhança, é importante destacar que os dois possuem, sim, bastante diferença no processo de produção de calor e no cozimento dos alimentos.
Pensando nisso, nós, da Webcontinental, resolvemos explicar melhor como é o funcionamento de cada um desses tipos de cooktop para que você entenda a diferença. Confira!
Como funciona o Cooktop Elétrico
Assim como o nome sugere, o cooktop elétrico precisa de energia elétrica para o funcionamento. Ele conta com resistências elétricas no lugar das bocas que, ao serem ligadas, esquentam rapidamente.
Essa rapidez no aquecimento é justamente uma das vantagens desse tipo de cooktop, pois ele permite cozinhar os alimentos com bastante agilidade e controle de temperatura. No entanto, é preciso um pouco de cuidado para evitar acidentes, já que a superfície pode demorar um pouco a esfriar após o uso.
Para não danificar a estrutura desses cooktops, somente utilize panelas com fundo plano (reto) e de material reforçado.
E o Cooktop por Indução?
O cooktop por indução também pode ser considerado elétrico, pois é ligado na tomada, mas seu funcionamento é diferente. Ao invés de resistências, ele utiliza indução eletromagnética. Ou seja, um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície. Isso produz calor que é direcionado para o fundo da panela. Assim, o alimento é cozido sem perda de temperatura.
Isso quer dizer que o cooktop por indução só esquenta enquanto a panela estiver sobre a superfície. E, como dito antes, mantém todo o calor centrado nela. Após o uso, a superfície esfria quase que imediatamente.
Esse modelo é um pouco mais caro que os elétricos e os a gás. Porém, ele também necessita de panelas especiais. Nesse caso, além de planas, elas devem ser magnéticas: com fundo de aço, de ferro fundido ou multicamada. Uma dica para saber se a panela é magnética é tentar grudar um ímã no fundo. Se isso acontecer, então ela é adequada para os cooktops por indução!
Então, qual cooktop escolher?
No fim das contas, tudo vai depender da sua preferência. Além disso, o quanto você deseja investir, já que há uma diferença razoável de valor entre os modelos. Ambos possuem diversas opções de designs, funcionalidades e capacidades. Abaixo, separamos alguns modelos para diferentes necessidades:
- Para quem não cozinha muito: seja quem mora sozinho ou até mesmo casais que cozinham diariamente, mas em pequenas quantidades, um modelo de duas bocas, como o Cooktop por Indução Duas Bocas – Tramontina, pode ser o ideal!
- Para quem cozinha bastante: e claro, para as famílias maiores ou para quem gosta de preparar grandes refeições, o ideal é optar por modelos de 4 a 5 bocas, como o Cooktop por Indução 4 Bocas – Brastemp ou o Cooktop Elétrico Vitrocerâmico 4 Bocas – Cuisinart!
Agora você já consegue decidir qual a melhor escolha a partir das diferenças entre os cooktops elétricos e por indução! Confira nossos modelos de cooktops aqui na WebContinental e garanta as melhores condições de pagamento!