Ar Condicionado Dicas

Saiba qual é a temperatura ideal do ar-condicionado

Ligando ar Condicionado
Escrito por WebContinental

Um dos grandes dilemas – e, não raramente, motivos de discussão em diversos ambientes – é justamente definir a temperatura ideal do ar-condicionado. Especialmente no verão, estipular aquele valor que é confortável para todos e não gera muito consumo de energia pode ser um desafio.

Então, para acabar com as suas dúvidas (e seus debates acalorados com familiares, amigos e colegas), preparamos esse post com dicas sobre qual a melhor temperatura para diferentes situações.

Para economizar energia: veja qual o consumo de um ar-condicionado

A temperatura ideal para o ar-condicionado no trabalho

Já que em um local com várias pessoas é natural que algumas sintam mais calor e outras menos, é muito comum que seja quase impossível chegar a um consenso unânime quando o assunto é a temperatura do condicionador de ar no ambiente de trabalho.

No entanto, existem algumas orientações – inclusive de órgãos públicos, como a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que ajudam a achar uma solução para esse debate!

ar condicionado muito frio

Fonte: Tudointeressante

O recomendado é que o ar-condicionado fique com uma temperatura na casa dos 23 graus e nunca passe de 26Cº. Isso garante que o ambiente não se torne nem muito quente, nem muito frio, duas situações que, segundo estudos, podem comprometer o desempenho dos colaboradores.

Embora muitas vezes a vontade seja de colocar o aparelho na temperatura mais baixa, é importante lembrar que o condicionador de ar tem o objetivo de climatizar o local para que a temperatura corporal fique em equilíbrio com a temperatura do meio ambiente (interno e externo).

Temperatura ideal do ar-condicionado para dormir

A temperatura é um fator fundamental para uma boa noite de sono: se o ambiente está muito quente, a temperatura corporal se mantém elevada e isso torna o pegar no sono muito mais difícil; e se o local está muito frio e úmido, ele pode gerar irritação na garganta, tosse, espirro e outros malefícios para as vias respiratórias. Portanto, manter o ar-condicionado em uma temperatura agradável durante a noite é muito importante.

temperatura agradável de ar condicionado para dormir

Fonte: Lifehack

Embora isso possa variar de pessoa para pessoa – algumas são mais suscetíveis à umidade do aparelho, outras menos -, a orientação geral é manter o condicionador de ar na casa dos 20 a 23 graus. Uma forma muito eficiente para garantir uma boa noite de sono é comprar um aparelho que tenha algum tipo de função específica para a noite.

Geralmente, essas funcionalidades fazem com o que o equipamento regule automaticamente o seu funcionamento, reduzindo ou aumentando a temperatura e até mesmo se desligando quando o ambiente já está climatizado – e ativando-se novamente no decorrer da noite, se necessário.

Temperatura ideal do condicionador de ar para bebê

O conselho da maioria dos pediatras é não expor o recém nascido ao ar-condicionado, no entanto, após alguns meses o quarto do bebê já pode contar com esse equipamento para deixar o ambiente mais confortável – especialmente para quem mora naqueles estados mais quentes do Brasil.

Com relação à temperatura, ela não deve ficar abaixo dos 26 graus, ou pelo menos dois graus acima daquela que você considera a temperatura ideal para um adulto.

temperatura do ar condicionado em quarto de bebe

Fonte: Pinterest

Algumas dicas ajudam a garantir que o condicionador não traga malefícios para a saúde do seu filhote. Confira!

  • Evite fazer com que o bebê fique mudando de um ambiente refrigerado para outro não refrigerado.
  • Não instale o aparelho muito próximo do berço.
  • “Renove” o ar do cômodo: pelo menos uma vez ao dia, desligue o aparelho e abra as janelas e portas.
  • Quando o ar-condicionado estiver ligado, deixe o bebê com roupinhas leves mas que sejam fechadas, nunca expondo-o diretamente ao ar gelado do aparelho.

A temperatura e o consumo elétrico

Além de garantir um ambiente confortável para todos e evitar possíveis incômodos respiratórios, ajustar o ar-condicionado na temperatura ideal para o local e as pessoas nele também possui um outro benefício: reduzir o consumo de energia.

Ao evitar que o aparelho fique em temperaturas muito altas ou muito baixas, você garante um funcionamento mais equilibrado. Isso porque dessa forma o condicionador de ar não precisará de um grande esforço do seu motor para atingir a temperatura estipulada – e consumirá mais energia.

Você sabe qual o ar-condicionado mais econômico?

Pronto, pode dar adeus ao debate sobre qual será a temperatura do ar; com as nossas dicas você já sabe qual é a mais indicada para diversos tipos de situações. E na hora de escolher o condicionador de ar para o seu lar ou trabalho, você pode contar com a WebContinental: temos uma grande variedade de modelos e as melhores condições de pagamento do mercado!

Sobre o autor

WebContinental

1 Comment

  • Ótimo artigo, lá no escritório o pessoal sempre reclama da temperatura e não é diferente em casa. O melhor foi saber que podemos além de ter um conforto térmico ainda economizar energia elétrica, uma boa dica ;)

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com