Cozinha americana pequena: 5 ideias para o seu projeto

A cozinha americana é um modelo bastante contemporâneo que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos, principalmente devido ao tamanho cada vez mais reduzido dos apartamentos e casas. No entanto, ser pequena não é exatamente uma desvantagem para a cozinha americana: com um projeto bem elaborado, ela tem o poder de deixar qualquer apartamento pequeno com um aspecto amplo e organizado.

A principal característica é a ausência de uma parede divisória entre ela e os outros cômodos. Por isso, é importante sempre pensar na cozinha americana e na sala (seja ela de estar ou de jantar) como um projeto compartilhado, em que cada uma tem sua função, mas que coexistem e seguem a mesma linha. Com isso em mente, podemos partir para a prática, que é a organização e decoração do ambiente. Confira algumas dicas!

1 – Tenha cuidado ao dispor os móveis e eletros

A cozinha deve ser, antes de qualquer coisa, um ambiente funcional e organizado, para evitar acidentes ou desconforto quando se está preparando as refeições. E a disposição dos elementos é uma das melhores formas de garantir o bom aproveitamento do espaço e uma circulação livre.

Armários e gavetas, assim como eletroportáteis e utensílios, devem ser posicionados sempre a uma altura confortável, em que você alcance sem maiores transtornos quando precise usá-los. Fogões não devem ficar ao lado das geladeiras, pois o calor pode prejudicar o funcionamento destas, além de ser maior o risco de acidentes. Além disso, deixe à mão apenas o necessário, o restante deve fic

Cozinha americana pequena

Fonte: Papo Design

ar guardado!

2 – Invista em um balcão multiuso

Na maioria dos projetos de cozinha americana, o balcão é praticamente a estrela da decoração! Além de ser uma ótima alternativa para fazer lanches rápidos, ou até mesmo substituir a mesa de jantar, ele tem a função de ser uma divisória funcional para o ambiente, separando a cozinha e a sala.

Para um melhor aproveitamento do balcão, a dica é investir também em cadeiras ou banquetas bonitas e confortáveis, dando um toque de modernidade e requinte ao local!

Cozinha americana com banquetas

Fonte: Pinheirão Madeiras

3 – Tenha na coifa uma grande aliada

Como a cozinha americana não tem parede para a sala, é mais difícil de evitar que os odores e aquele aspecto gorduroso que fica no ar durante o preparo de alimentos se espalhem para o restante da casa. Por isso, em um projeto como esse, a coifa se torna indispensável: ela é instalada acima do fogão ou coooktop e ajuda a “sugar” e filtrar as impurezas do ar, garantindo que ele fique sempre fresco e livre de cheiros desagradáveis.

Leia mais no post Tudo sobre Coifas: Tire suas dúvidas!

4 – Otimize os locais de armazenamento

A despensa é uma parte importante de diversas residências, onde são armazenados os alimentos, alguns eletros e utensílios de pouco uso, além de outros itens. No entanto, em um apartamento ou casa pequeno, nem sempre há lugar para isso. Portanto, a dica para substituir a despensa sem ocupar muito espaço, é apostar em armários aéreos com portas e em prateleiras (ou gaveta) no balcão da cozinha.

Para garantir que o ambiente não fique com um aspecto “carregado”, uma boa prática é desapegar daquilo que não for realmente necessário, ou pelo menos não deixar esses itens à vista na cozinha.

Cozinha americana com armário aéreo

Fonte: Mix Móveis SP

5 – Opte por uma decoração mais minimalista

Aliás, a dica de não deixar a cozinha carregada é uma das mais importantes quando falamos da decoração desse cômodo. Optar por cores claras é uma ótima dica para dar a sensação de amplitude no ambiente, fazendo com que ele pareça maior do que ele realmente é. Se você prefere uma decoração de cozinha colorida, a dica é apostar em uma cor base (como o preto ou amarelo, por exemplo, que estão em alta) e dispor eletros coloridos pela cozinha. Fica uma graça!

Então, gostou das dicas? Assim, você consegue montar a sua cozinha americana do jeito que sempre sonhou, aliando utilidade, praticidade e beleza. Precisando de ajuda na hora de mobiliar, acesse a categoria de móveis e decoração para cozinha da WebContinental!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com