5 temperos naturais e ervas que você precisa conhecer

Temperos naturais e ervas que você precisa conhecer

Fonte: VisualHunt

Quem não gosta de um prato com diversos sabores, não é mesmo? E se os temperos forem naturais ou feitos com ervas, melhor ainda! Há alguns anos, especialistas alertam para o consumo em excesso de sódio, componente encontrado em grande quantidade no sal de cozinha, um ingrediente muito utilizado na hora de temperar alimentos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sódio não ultrapasse 2.400 mg, o que representa 6 gramas de sal, ou seja, a melhor maneira de diminuir seu consumo é buscando por alimentos com menores índices de sódio e prepará-los em casa com temperos naturais e ervas.

Confira abaixo os 5 temperos naturais que vão deixar seus pratos ainda mais gostosos e saudáveis:

1 – Tomilho

O tomilho é uma erva muito versátil que pode ser usada em praticamente qualquer receita. Esta erva apresenta ação antisséptica, o que ajuda a proteger o organismo contra bactérias e é uma ótima opção para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações no trato digestivo. Estudos recentes afirmam que a planta também é rica em flavonoides e manganês, poderosos antioxidantes.

2 – Pimentas

Para muitos, a pimenta é ingrediente indispensável na hora de temperar seus alimentos. Ela possui uma substância chamada capsaicina, que é a responsável por sua ardência. Este tempero ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, acelera o metabolismo e, por consequência, auxilia no emagrecimento. No entanto, deve ser utilizada com moderação por pessoas hipertensas, já que propicia a contração dos músculos ao redor dos vasos sanguíneos.

Para temperar seus alimentos, você pode fazer uma misturinha com as pimentas em grãos: pimenta-do-reino preta, pimenta-do-reino branca, pimenta rosa e pimenta da Jamaica.

3 – Louro

Famoso tempero utilizado no feijão, o louro é uma folha aromática que estimula o apetite e ajuda na digestão. A folha seca do louro pode ser utilizada no preparo de carnes, ensopados, caldos e sopas. Quando ingerida diariamente, suas propriedades auxiliam na queda nas taxas de colesterol ruim e triglicérides.

4 – Cebolinha e Salsinha

Dois temperos fáceis de serem cultivados em casa ou encontrados desidratados no mercado, deixam qualquer alimento mais saboroso. A cebolinha é fonte de minerais, como o cálcio e fósforo, e ajuda no combate à hipertensão arterial. Ambas são ótimas para temperar os alimentos antes do cozimento ou para finalizar pratos, dando frescor e um sabor indescritível.

5 – Manjericão

O manjericão é um tempero fácil de cultivar em casa e que melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial. Ele pode ser utilizado em molhos para massas (fazendo par com o orégano), sopas de legumes, pizzas, carnes, frangos e peixes. E, além de ser um bom tempero, é fonte de vitamina C e, por isso, importante antioxidante.

Além disso, use e abuse da cebola e do alho crus ou levemente cozidos, já que são poderosos anti-inflamatórios. A cebola é rica em vitaminas A e C, ajuda a aliviar problemas respiratórios e ainda é um poderoso antioxidante que auxilia no controle do colesterol.

Gostou das dicas? Esperamos que você agora encontre formas de variar os seus preparos e deixá-los ainda mais gostosos usando esses temperinhos naturais. Experimente e deixe um comentário contando o que achou. E não deixe de dar uma passadinha na seção de Temperos e Molhos do site da Webcontinental!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com