O dia 12 de outubro está se aproximando, e esta é uma excelente oportunidade para os lojistas brasileiros, principalmente os que possuem e-commerce. Esta é uma oportunidade de lucrar mais com a data que celebra o Dia das Crianças, mas para isso, é necessário traçar metas e estratégias com antecipação.
Pensando nisso, a WebContinental Marketplace preparou um conteúdo especial para lhe ajudar a vender no Dia das Crianças este ano. Afinal, a data promete ser uma das mais fortes dos últimos anos, já que será a primeira sem restrições da pandemia.
Mas antes, confira alguns dados que justificam o sucesso desta data para o varejo digital no Brasil.
Segundo a pesquisa da Social Miner e da All iN, em 2021, o Dia das Crianças movimentou R$ 399 milhões em E-commerce. Isso significa um aumento de quase 63% em relação ao ano anterior.
Já para este ano, a expectativa do mercado é vender ainda mais, já que a economia do país está aquecida, favorecendo as compras em datas sazonais como esta. Dessa forma, é preciso ficar atento para não perder nenhuma oportunidade de venda e de negociação. Por isso, os produtos e serviços disponíveis com ofertas e descontos neste período, precisam estar alinhados com o público-alvo.
Entretanto, as estratégias para se vender mais, vão muito mais além do que disponibilizar brinquedos no seu portfólio de produtos. E é por isso que a WebContinental Marketplace trouxe 5 dicas importantíssimas para você realizar o seu planejamento de ações, otimizar a sua performance de vendas e lucrar muito com a data do Dia das Crianças. Confira:
1. Planeje-se com antecedência
A palavra de ordem para vender mais em qualquer período do ano é planejamento. Por isso, você deve se adiantar o máximo possível para alcançar ótimos resultados de vendas.
Por isso, converse com fornecedores de preferência, antes de traçar as suas estratégias. Feito isso, está na hora de planejar o seu catálogo de produtos, descontos, promoções e claro, as redes sociais. Dessa forma, não esqueça que a maneira de se comunicar com o seu público também pode mudar. Pois mesmo o Dia das Crianças sendo voltado para este público, pense em como estimular a participação dos adultos nas suas redes.
Assim, planeje eventos online, lives ou até alguma promoção ou sorteio que envolva o compartilhamento de fotos nas redes sociais.
Além disso, os clientes costumam pesquisar produtos e preços semanas antes da data, por isso, certifique-se que o seu site está atualizado e a descrição dos produtos está correta. Isso aumenta as chances de venda no seu E-commerce.
2. Gerencie o seu estoque
O gerenciamento de estoque é necessário ao longo do ano inteiro. Porém, em datas comemorativas como o Dia das Crianças é totalmente necessário redobrar a atenção e cuidados com a logística e armazenamento do seu estoque.
Para isso, realize pesquisas e identifique os produtos que possuem maior potencial de venda e negocie um maior número de itens com os fornecedores. Isso garante que você não ficará com o estoque defasado e nem com estagnação de produtos
Além disso, não se esqueça de realizar este movimento o quanto antes, pois assim como você, outros E-commerces também estão se preparando para a data.
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3. Tenha atenção à logística do seu negócio
No Dia das Crianças, a logística do seu negócio precisa ter toda a atenção necessária. Para se ter uma ideia da importância da logística, imagine uma criança recebendo o seu presente uma semana após o Dia das Crianças. Sendo que todas as outras crianças ganharam presente no dia comemorativo.
Isso pode gerar frustração tanto na criança quanto no adulto que realizou a compra pelo seu E-commerce. Dessa forma, é possível que surjam reclamações, nas suas redes sociais, fazendo com que você perca outros clientes. Além do que realizou a queixa. Por isso, planeje a preparação, separação e envio dos produtos. Também confira com atenção os tamanhos e cores dos produtos para não enviar produtos trocados.
Outra maneira de prevenir problemas de logística, é divulgar de maneira objetiva as formas de envio e prazos de entrega que o seu E-commerce disponibiliza. Além disso, veja se também é necessário a contratação de uma empresa especializada em transporte e logística para facilitar as suas entregas.
4. Ofereça descontos e facilidades de pagamento
Se você realmente quer vender mais e alcançar novos clientes, aposte em opções variadas de pagamento. E claro, muitos descontos. Isso porque em datas sazonais, como o Dia das Crianças, as pessoas costumam realizar pesquisas em sites e redes sociais. Tudo para buscar as melhores ofertas e condições de pagamento.
Dessa forma, invista em cupons de descontos exclusivos para a primeira compra e para aqueles que retornaram no seu E-commerce para pesquisar produtos. Outra dica relacionada a descontos, é criar ofertas relâmpagos e promoções com descontos maiores que duram apenas algumas horas. Isso estimula o cliente a fechar a compra com você para não perder a oportunidade.
Outra ideia é expandir as formas de pagamento. Aceite modalidades diversas como crédito, débito, à vista no boleto, via PIX, entre outras. Além disso, uma modalidade que chama muito a atenção, é aceitar a compra com pagamento em dois cartões. Isso faz com que as pessoas comprem produtos com o ticket médio maior, uma vez que a forma de pagamento foi facilitada.
Crie promoções com frete grátis para incentivar ainda mais as suas vendas. E para ter resultados positivos, utilize as redes sociais para divulgar as suas promoções.
5. Gere engajamento através de conteúdos criativos
Todo mundo adora o Dia das Crianças. Os adultos, inclusive, adoram compartilhar fotos antigas da infância na semana desta data. E este é um movimento voluntário das pessoas que você pode aproveitar para criar conteúdos. Além de gerar engajamento e vender ainda mais.
Dessa forma, crie conteúdos através de estratégias criativas. Algumas sugestões são criar sorteios ou realizar entrega de brindes para quem compartilha fotos marcando o Instagram da sua loja. Independentemente se esta pessoa realizou compras no seu E-commerce. Além disso, certifique-se de se comunicar com as pessoas que participarem da ação. Isso favorece a identificação com a marca, o que gera maior aproximação e lembrança da sua marca.
E para estimular a participação das pessoas nas suas ações de Dia das Crianças, ofereça frete grátis, descontos ou cupons exclusivos para compras futuras.
Venda mais no Dia das Crianças com a WebContinental Marketplace
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