Natal 2022
Então é Natal! Chegamos no período queridinho dos brasileiros. Nesta época nos preparamos para as festividades com a família e amigos, além de distribuirmos presentes para quem amamos.
E por conta do apelo emocional que a data proporciona, a intenção de compra dos consumidores também aumenta, o que torna o Natal uma das principais datas para o varejo. Para se ter uma ideia do sucesso da data, de acordo com a pesquisa realizada pela Neotrust, 62% dos consumidores brasileiros acreditam que o Natal é a melhor época do ano. Outro fator relevante levantado pela pesquisa, é de que em 2021, o e-commerce cresceu 17,9% somente no período natalino, o que confirma o sucesso da data e a importância do Natal para os varejistas digitais.
Então para você não ficar de fora e se preparar para o Natal 2022, a WebContinental Marketplace elaborou algumas sugestões para você aproveitar essa tendência e vender muito mais através das suas estratégias e comunicação com os seus clientes.
Tendências de Consumo para o Natal 2022
Segundo a pesquisa realizada pela All in e Opinion Box em novembro deste ano com 1077 consumidores, 56% dos entrevistados acreditam que a data não deveria ter um apelo comercial tão forte. Entretanto, 60% estão decididos a ir às compras, enquanto 8% já estavam se preparando para comprar presentes com seis semanas de antecedência.
O que faz um consumidor desistir das compras de Natal?
No Natal, muitas pessoas acreditam que é necessário distribuir presentes ou ao menos, uma “lembrancinha”. Entretanto, mesmo com o apelo emocional da data, muitos consumidores podem desistir das compras, o que pode impactar nas suas vendas.
Dessa forma, o fator que pode fazer com que 61% dos consumidores desistam das compras são os preços altos. Além disso, 45% também podem abandonar um carrinho de compras por conta das altas taxas de frete.
Outro fator importante é que 37% dos consumidores podem optar por não comprar em e-commerces com prazos de entrega muito longos. No entanto, há outros motivos que contribuem para a desistência das compras. São elas:
– Falta de confiança na loja;
– Avaliações e comentários ruins nas redes sociais;
– Falta de opção de produtos, como tamanhos, cores e modelos;
– Site não otimizado;
– Falta de informações sobre os produtos;
– Poucas formas de pagamento;
– Dificuldade para conseguir atendimento humano.
Dessa forma, fique atento e verifique se o seu e-commerce não precisa ser atualizado para não cometer esses erros e não perder oportunidade de vendas.
O que os consumidores vão comprar para o Natal 2022?
As tendências de compras mudam anualmente, e este ano não vai ser diferente. Em 2022, 49% dos consumidores, vão optar por Moda e Acessórios para presentear alguém. Já 33% vão comprar nos setores de Beleza e Cosmético.
Os brinquedos também não ficam para trás e aparecem sendo os favoritos de 300% dos entrevistados. Já os utensílios para casa, como Móveis e Decoração, além dos eletrônicos, também aparecem com 30% das opções de compras para o Natal 2022.
Já os setores de Livraria, Viagem e Turismo, Esporte e telefonia, ficaram com menos de 20% das expectativas de compras.
Os e-commerces são os locais preferidos para as compras de Natal
Se o seu e-commerce está cadastrado em um marketplace, se prepare para vender. Afinal, 50% dos entrevistados estão decididos a comprar em Marketplaces. Enquanto isso, 44% estão prontos para pesquisar preços e ofertas em lojas físicas, quanto em marketplaces.
Ao mesmo tempo, 22% dos consumidores vão comprar diretamente em e-commerces, o que demonstra a vantagem de possuir a sua loja virtual cadastrada em um marketplaces, como o da WebContinental, por exemplo.
Quem será presenteado no Natal 2022 também importa para as suas estratégias de vendas
A troca de presentes é o momento mais importante da noite natalina para 43% dos consumidores. Dessa forma, este momento se torna muito mais do que comercial, e passa a ser simbólico já que a troca de presentes busca demonstrar a importância que uma pessoa tem nas nossas vidas. Além disso, 81% dos brasileiros e brasileiras pretendem presentear mais de uma pessoa no Natal 2022. Dessa forma, os filhos, mães, cônjuges, respectivamente, aparecem com mais chances de serem presenteados no Natal.
Já na quarta posição, muitas pessoas afirmam que vão presentear elas mesmas no Natal, seguido dos pais que ficaram na quinta posição.
Como as pessoas vão pagar as compras do Natal 2022?
Em geral, 81% das pessoas acreditam que os presentes de Natal estão mais caros do que no ano passado. Ao mesmo tempo, 32% não pretendem economizar e vão gastar mais neste período. Para se ter uma ideia, a maioria pretende investir mais de R$ 500,00 nas compras.
Por isso, a forma de pagamento preferida de 56% dos entrevistados, é o parcelamento no cartão de crédito. Já 36% vão optar por pagar à vista no cartão de crédito, enquanto 31% pretende pagar diretamente via PIX.
Em seguida, vem as opções de pagamento em dinheiro e débito, ficando com 23% e 22% da preferência do público, respectivamente.
Agora que você já conhece as tendências de consumo para o Natal 2022, vamos conferir como você pode atrair mais clientes e aumentar as suas vendas no período natalino utilizando um marketplace para cadastrar os seus produtos.
Como vender mais no Natal 2022 com um marketplace
Mesmo que você já esteja traçando diversas estratégias de vendas ao longo do ano, é preciso entender que o Natal é uma data muito especial, fazendo com que algumas das suas ações sejam modificadas.
Mas não se preocupe! Você precisa apenas modificar a sua abordagem para que o seu e-commerce seja um verdadeiro sucesso no marketplace. O foco aqui é pensar em ideias criativas para conquistar mais clientes. Por isso, selecionamos três sugestões com as melhores práticas para te ajudar.
1. Crie promoções especiais para o Natal 2022
Uma das grandes vantagens em possuir um e-commerce, é que você pode criar preços competitivos, diferente das lojas físicas. Afinal, os seus custos são menores, o que possibilita que você invista em outros setores que realmente importam, como as promoções.
Dessa forma, lembre-se que o Natal é uma data muito importante onde as pessoas realizam diversos tipos de compras. Porém elas buscam os melhores preços e condições de pagamento. O que faz com que ofertas e promoções atraiam mais clientes para você.
Além disso, avalie o preço praticado pelos seus concorrentes. E analise as finanças do seu negócio para estipular descontos no período de Natal. Uma maneira de não impactar as finanças do seu e-commerce com os descontos, é oferecer o chamado “desconto progressivo”. Ele consiste em incentivar a compra de mais itens. Dessa forma, quanto mais produtos a pessoa comprar, maior será o desconto.
E para o seu cliente se sentir mais especial, aposte em embalagens exclusivas de Natal, e que possam ser utilizadas para presentear. Vale também, enviar um brinde natalino para os seus clientes, como chaveiros, copos, ou outro item que o seu e-commerce venda bem. Inclua uma mensagem de Feliz Natal junto com o nome do seu negócio. Isso faz com que a sua loja seja sempre lembrada.
2. Cuide da logística e prazos de entregas
Nas semanas que antecedem o Natal, as pessoas compram mais com o intuito de distribuir presentes entre os familiares e amigos. Além disso, as empresas, faculdades e escolas também promovem o famoso “Amigo Oculto”. Isso faz com que os consumidores tenham receio em relação ao prazo de entrega. Pois é preciso que o presente esteja em mãos antes do Natal.
Dessa forma, nada adianta você divulgar preços atraentes se o seu prazo de entrega não superar as expectativas dos consumidores. Assim, é necessário disponibilizar diversas opções de entrega, para que o seu cliente se sinta confiante e feche a compra com você. Além disso, oferecer frete grátis também aumenta as suas chances de venda.
A logística também é muito importante nesse período. Como as pessoas estão dispostas a comprar mais no Natal 2022, é preciso preparar o seu estoque com os itens mais desejados nesta época. E claro, diversificar o seu catálogo de produtos. E não é só isso! É preciso ter certeza de que o seu estoque será suprido após este período. E para isso, converse antecipadamente com os seus fornecedores, e tenha a certeza de que eles consigam suprir a demanda do seu e-commerce.
3. Promova eventos e ações de engajamento virtuais
Entre no espírito natalino e deixe as suas redes sociais e o seu e-commerce com a cara do Natal. Além disso, invista em marketing digital e anúncios com a temática natalina. Assim, o alcance da sua loja será maior e as pessoas vão perceber que o seu e-commerce possui promoções especiais no período.
Dessa forma, para lucrar mais no Natal 2022, explore as suas redes sociais, e se aproxime das pessoas. Isso faz com que os consumidores percebam que o seu negócio possui um atendimento humanizado. Além disso, aproveite o espaço e divulgue os seus produtos com a maior criatividade.
Com isso, utilize o marketing digital e produza conteúdos de qualidade para chegar aos consumidores através de diversas plataformas como os anúncios patrocinados do Google, e-mail marketing entre muitos outros.
Nas suas redes sociais, você também pode criar eventos online e realizar lives. E para atrair o público, divulgue com antecedência que você distribuirá cupons de descontos exclusivos apenas para quem assistir a sua live. Isso gera um grande engajamento e faz com que mais pessoas conheçam a sua loja virtual.
Venda mais no Natal 2022 com a WebContinental Marketplace
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