O que é forno autolimpante e como funciona?

O que é forno autolimpante

Fonte: FreePik

Por conta do uso contínuo dos eletrodomésticos é comum que esses itens fiquem sujos com frequência. Porém hoje em dia existem tecnologias que conseguem solucionar esse problema com bastante facilidade. Os fornos autolimpantes são ótimas opções para quem precisa de praticidade na cozinha. Pensando nisso fizemos esse post para explicar o que é um forno autolimpante e como ele funciona. Confira!

Funcionamento do forno autolimpante

Em resumo o forno autolimpante tem a capacidade de eliminar gorduras e restos de alimentos deixadas pelo uso. Por essa razão ele acaba economizando muito o tempo que seria gasto fazendo uma limpeza completa no eletrodoméstico.

Há dois sistemas diferentes nos fornos disponíveis, o primeiro que é utilizado nos fogões a gás e o segundo que está presente nos fornos elétricos.

Fogão a gás autolimpante

Alguns modelos de fogões a gás possuem essa função autolimpante. Ela funciona da seguinte maneira: dentro do forno há um esmalte que tem a capacidade de evaporar a gordura respingada, a partir de seus poros, em uma reação química.

Na prática o revestimento e a própria temperatura do forno fazem com que essa sujeira seja evaporada. De maneira simples e funcional esse sistema garante muita qualidade na limpeza. Ao final do processo você pode passar um pano seco para tirar qualquer excesso que possa ter ficado.

Forno elétrico autolimpante

Já nos fornos elétricos há um outro sistema que permite a autolimpeza. Ele elimina as sujeiras e gorduras a partir da alta temperatura que o forno é capaz de alcançar, podendo chegar a mais de 400ºC.

Esse processo é igualmente eficiente, no entanto pode gastar um pouco mais de energia elétrica em relação ao fogão.

Dicas práticas

A seguir listamos algumas dicas práticas que vão ajudar você a usar a capacidade máxima dos autolimpantes, evitando possíveis problemas ou custos extras.

  • Use a autolimpeza logo após a utilização do fogão ou forno: como o seu eletrodoméstico estará quente o processo vai ser mais rápido e econômico.
  • Não toque no esmalte do forno com objetos metálicos: isso pode danificar o interior do seu forno, além de poder afetar a tecnologia dele.
  • Alguns restos de comidas podem ser prejudiciais: açúcar, leite e molho de tomate podem estragar o esmalte do forno, por isso é importante que você limpe rapidamente caso caia na superfície.
  • Sempre leia o manual: cada eletrodoméstico tem especificações sobre o seu funcionamento, portanto é essencial que você saiba tudo sobre o seu produto para aproveitá-lo ao máximo.
  • Limpe as outras peças adequadamente: as partes que não possuem esmalte, como grades, porta e o forro, não são autolimpantes, portanto precisam ser higienizados manualmente conforme necessidade.

Agora você já sabe o que é um forno autolimpante e como ele funciona, além de perceber como esse processo facilita a sua rotina. Aproveite para ficar de olho nas opções disponíveis no site da WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com