Quais as diferenças entre cooktop elétrico, por indução e a gás?

Os cooktops estão cada vez mais presentes nas cozinhas do Brasil. Os consumidores estão se rendendo às vantagens que a tecnologia traz para o preparo das refeições. Se você está pensando em adotar um, é importante saber as diferenças entre os cooktops elétrico, por indução e a gás.

Confira o melhor fogão a lenha para você

Os cooktops elétricos e por indução têm como principal característica o fato de não produzirem chamas e, por isso, não dependerem de gás para seu funcionamento. Apesar dessa primeira semelhança, é importante destacar que os dois possuem, sim, bastante diferença no processo de produção de calor e no cozimento dos alimentos.

Pensando nisso, nós, da Webcontinental, resolvemos explicar melhor como é o funcionamento de cada um desses tipos de cooktop para que você entenda as diferenças. Confira!

O que são cooktops?

É um modelo de fogão em que as bocas ficam separadas do forno. Foram desenvolvidos com tecnologias diferentes dos tradicionais, além de serem mais práticos e modernos. O funcionamento do modelo a gás é semelhante ao fogão comum. As principais diferenças estão entre os elétricos e os de indução. 

Como funciona o Cooktop Elétrico

O cooktop elétrico precisa de energia elétrica para o funcionamento, ele conta com resistências elétricas no lugar das bocas que, ao serem ligadas, esquentam rapidamente

Essa rapidez no aquecimento é justamente uma das vantagens desse tipo de cooktop, já que ele permite cozinhar os alimentos com bastante agilidade e controle de temperatura. No entanto, é preciso um pouco de cuidado para evitar acidentes. Pois a superfície pode demorar um pouco a esfriar após o uso. Porém, seu consumo de energia vai aumentar.

Além disso, para não danificar a estrutura desses cooktops, é permitido somente o uso de panelas com fundo plano (reto) e de material reforçado (por exemplo, panelas de aço). Materiais menos resistentes, como vidro ou cerâmica, não devem ser usados no cooktop.

E como funciona o cooktop por indução?

O cooktop por indução também pode ser considerado elétrico, pois é ligado na tomada, mas seu funcionamento é diferente: ao invés de resistências, ele utiliza indução eletromagnética. Ou seja, um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície, produzindo calor que é direcionado diretamente para o fundo da panela, cozinhando o alimento sem perda de temperatura.

Para oferecer mais segurança, o cooktop por indução funciona apenas quando uma panela está em sua superfície. E quando você a retira, o cooktop começa a esfriar de forma rápida e automática. Esse modelo de cooktop é um pouco mais caro que os elétricos e os a gás. Ele também necessita de panelas especiais (panelas magnéticas com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido).

Confira receitas de hambúrgueres para você fazer em casa 

Então, qual cooktop escolher?

No fim das contas, tudo vai depender da sua preferência e o quanto você deseja investir em um cooktop. Pois que há uma diferença razoável de valor entre os modelos. Ambos possuem diversas opções de designs, funcionalidades e capacidades.

Um detalhe deve ser levado em conta: o consumo de energia elétrica. Cooktops elétricos e por indução diminuem seu gasto com o gás, mas aumentam sua conta de luz. Ou seja, você troca de fonte de alimentação, mas no final das contas, é provável que continue gastando quase a mesma coisa.

Outra particularidade é que o cooktop elétrico, por indução ou a gás – são ideais para cozinhas planejadas. Para a sua instalação, é importante que os móveis da cozinha estejam bem posicionados. Eles precisam estar próximos de materiais resistentes ao calor. Verifique sempre o manual do produto e faça a instalação com um profissional.

Agora você já consegue decidir qual a melhor escolha a partir das diferenças entre os cooktops elétricos e por indução! Confira nossos modelos de cooktops aqui na WebContinental e garanta as melhores condições de pagamento!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com