Lareira ecológica: Uma ótima opção para o inverno

A chegada do inverno traz um clima mais frio e úmido, por essa razão é importante se preparar com produtos que ajudam a esquentar os ambientes. Então para quem planejar aquecer a casa, confira como a lareira ecológica funciona e inspire-se com modelos que combinam o conforto do fogo com um design diferenciado.

Conhecendo as lareiras ecológicas

A lareira ecológica se destaca por a sua praticidade, segurança e charme nos ambientes. Pode ser instalada facilmente em qualquer espaço da casa ou apartamento. Alguns modelos são fixos e devem ser acoplados em estrutura de alvenaria ou nichos, outros são portáteis e podem ser carregados para qualquer lugar.

A lareira ecológica é um equipamento que utiliza o álcool etílico como combustível para produzir chamas e aquecer, e por não utilizar madeira, como nas tradicionais, colabora com o meio ambiente. A peça é composta basicamente de um queimador, que é uma câmara de combustão, geralmente produzida em inox, onde o combustível é colocado. Outra vantagem é que elas não não produzem fumaça, fuligem ou cheiro, apenas uma pequena quantidade de gás carbônico.


Tipos, modelos e tamanhos de lareira ecológica

Existem dois modelos básicos de lareira ecológica: a portátil e a de embutir. A portátil não precisa ser instalada em lugar nenhum. Basta chegar com a lareira, acendê-la e curtir o calorzinho gostoso que sai de dentro dela. Esse modelo é prático e permite que você a transporte para onde quiser, sem contar que ela pode ser colocada em diferentes locais, como no quarto, sala ou cozinha. 

Já a lareira ecológica de embutir necessita de instalação. Essa versão pode ser colocada na parede, no chão e até mesmo dentro de móveis, como racks. 


Independente do modelo que você optar, é possível escolher um estilo de lareira ecológica que mais combine com a sua decoração. No mercado, existem modelos para todos os gostos, como as lareiras ecológicas rústicas, geralmente feitas de madeira ou pedra, e aquelas mais sofisticadas, feitas em vidro e metal. O formato das lareiras ecológicas também varia bastante e você deve escolher de acordo com o local onde ela será colocada. Outra variante são os tamanhos, existem modelos menores de 30cm e outros modelos maiores de até 80cm. 

As lareiras ecológicas esquentam?

A eficiência do aquecimento de uma lareira ecológica varia de acordo com seu modelo, que dependendo do tamanho pode aquecer tanto quanto uma lareira convencional. A peça responsável por definir a capacidade de aquecimento de uma lareira ecológica é a câmara de combustão (queimador), um reservatório para armazenar o álcool que possui uma abertura regulável cuja função é controlar a intensidade, a altura da chama e o tempo de aquecimento.

Existem modelos que aquecem ambientes de até 120m² ou mais. Normalmente as descrições das lareiras apresentam o consumo de álcool por hora e o tamanho do ambiente que a lareira é indicada, que também pode variar bastante. Se você deseja aquecer apenas um ambiente pequeno de até 10m², uma lareira ecológica simples será o suficiente; para ambientes maiores, o ideal é investir em uma lareira com uma câmara de combustão mais potente


As lareiras ecológicas são seguras?

Com relação aos cuidados e segurança, recomenda-se que o álcool não deve ser reposto enquanto a lareira estiver acesa, e mesmo que não haja mais chama, é necessário esperar cerca de 30 minutos até que esfrie para reabastecer.

Deve-se atentar para algum derramamento do material fora do reservatório. Caso ocorra, deve ser realizada a secagem com pano limpo e seco, antes do acendimento da chama. É preciso ter cuidado para evitar o contato do fogo com materiais inflamáveis, como tecido ou madeira, e deve-se proteger a lareira em locais com crianças ou animais que possam vir a se aproximar da chama. Outra dica é manter a circulação do ar para que, assim, haja a oxigenação no ambiente.

Dúvidas frequentes sobre lareiras ecológicas

A seguir trouxemos respostas para algumas dúvidas recorrentes:

  • É necessária a presença de chaminés?

Não, como elas não geram fumaça, as chaminés são desnecessárias.

  • As lareiras exalam cheiros por conta do fogo?

Durante a utilização não fica nenhum odor presente no ar, porém após apagada poderá surgir um cheiro leve de vela que se dispersa rapidamente.

  • Como é feita a limpeza da lareira?

A limpeza deve ser feita com frequência, utilizando um pano úmido com detergente, apenas quando ela estiver desligada e após resfriar.

Agora você já conhece as lareiras ecológicas e sabe como elas funcionam, por isso aproveite para ver outros produtos de climatização para manter sua casa muito mais confortável e aconchegante. Confira também outros itens de diferentes categorias disponíveis no site da WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com