Decoração minimalista: o que é e como fazer

O que é decoração minimalista

Fonte: Hometeka

O minimalismo é um movimento que surgiu com o intuito de dar mais destaque para alguns poucos elementos considerados fundamentais. Inicialmente, existia um foco maior na arte e cultura, mas com o passar do tempo foi se expandindo para outras áreas. Hoje em dia a arquitetura e a decoração têm bastante influência desse estilo, sendo uma ótima opção deixar os ambientes com aspecto mais amplo e clean.

Pensando nisso, trouxemos dicas para guiar você quando for apostar na decoração minimalista!

1. Faça uma limpeza

Comece o seu processo limpando tudo! O ideal é retirar os itens decorativos que não possuam funções essenciais. É importante que você pense que todos os ambientes devem contar apenas com aquilo que supre as suas necessidades. É preciso aprender a desapegar e abrir mão de coisas que não tem tanta utilidade no seu dia a dia.

2. Planeje bem

Planejamento é extremamente importante quando falamos de minimalismo, pois de nada adianta você esvaziar os seus cômodos sem pensar antes sobre como quer que tudo fique. Nesse sentido priorize a funcionalidade, escolha os produtos que realmente serão necessários para o ambiente em questão. Aliado a isso é sempre muito bom que você busque o maior número de referências que puder, pois a partir delas você irá conseguir tornar o seu olhar mais crítico e criativo.

3. Escolha os móveis certos

Para fazer uma boa decoração minimalista é necessário escolher os móveis corretos. Mas o que isso significa? Isso significa que dentre todas as opções disponíveis no mercado, você precisa selecionar móveis que otimizem o seu espaço da melhor maneira. Muitas vezes baús, sofás com menos almofadas e mesas com o design mais simples, são ótimos itens para manter o ambiente limpo visualmente.

Além disso é legal escolher móveis com mais de uma funcionalidade, como os que possuem espaço interno para armazenar outros objetos. No minimalismo, quanto menos itens expostos no ambiente, melhor.

4. Lembre-se: menos é mais

A máxima na decoração minimalista é: menos é mais! Essa frase deve guiar você em todas as suas decisões. Não tente ocupar todos os espaços vazios, prefira tudo o mais simples possível. Lembre-se que a ideia é dar para os cômodos a maior naturalidade possível, sem sobrecarregá-los. Nas cores geralmente usa-se tons mais claros, e apenas uma ou duas com maior destaque.

Apesar disso, não esqueça do processo de decoração. Escolha objetos funcionais mas também esteticamente bonitos, porque mesmo no minimalismo os cômodos precisam representar a sua personalidade.

A partir desses passos fica mais fácil criar uma decoração minimalista para diversos locais da sua casa! Além das dicas é importante que você traga as suas próprias ideias e seu estilo na hora de decidir. Aproveite e confira a nossa linha de itens de decoração e veja algumas opções para se inspirar e fazer novas composições!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com