O que pode colocar no micro-ondas

O forno de micro-ondas é um dos aparelhos mais versáteis da cozinha moderna. Isso porque ele permite agilizar diversos processos, aquecendo, descongelando e até mesmo preparando alimentos de forma mais rápida. Mas, para garantir a sua segurança e a integridade do micro-ondas, é preciso ter cuidado com o que você coloca dentro dele durante o funcionamento!

Para ajudar você a entender melhor o que pode colocar no micro-ondas e, principalmente, o que não pode, separamos a lista abaixo com alguns dos principais itens e o uso apropriado de cada um. Confira!

Recipientes

Caneca em Forno Micro-ondas

Fonte: sxc/FreePik

Você provavelmente já sabe, mas vale relembrar: a principal diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico é justamente o funcionamento do primeiro. Isso porque ele funciona por ondas eletromagnéticas, que se propagam no vácuo e agitam as moléculas dos alimentos, produzindo calor.

É justamente por isso que esse tipo de eletrodoméstico requer o uso de recipientes feitos de materiais específicos, que suportem as altas temperaturas e não danifiquem o aparelho. Veja alguns exemplos:

O que pode ir no micro-ondas

  • vidros refratários (que são ideais para cozimento);
  • vidros comuns (ideias para aquecimento);
  • porcelana e louça (apenas para aquecimento);
  • cerâmica vitrificada;
  • plásticos (desde que próprios para uso em micro-ondas).

O que não pode colocar

  • qualquer tipo de metal (mesmo que seja apenas nas bordas ou um pequeno detalhe, pois pode danificar o aparelho);
  • plásticos comuns (pois podem derreter e liberar toxinas nos alimentos);
  • isopor (pois libera toxinas quando aquecido);
  • embalagens de comida (muitas vezes são revestidas com metais ou plásticos).

Você também pode gostar de algumas dicas de segurança para usar micro-ondas!

Alimentos e bebidas

Forno micro-ondas com a porta aberta

Fonte: WebContinental

Forno de Micro-ondas Electrolux – Blue Touch – Espelhado Inox – 31L MEC41

Agora que você já sabe quais recipientes podem ser levados ao micro-ondas, só falta saber o principal: os alimentos e bebidas que podem ser preparados e aquecidos no aparelho. Sim, porque nem tudo pode ser levado direto ao micro-ondas!

Alguns alimentos só podem ir se você utilizar um recipiente apropriado para o preparo deles e outros não devem ser levados de forma alguma. Veja alguns exemplos:

  • Ovos: podem ir ao micro-ondas apenas em recipientes próprios e sem casca. A pressão dentro do ovo pode fazê-lo estourar!
  • Água: pode ser aquecida, mas com cuidado, pois entra em ebulição rapidamente e pode quebrar o recipiente.
  • Uva: assim como o ovo, corre o risco de explodir, por isso é melhor evitar.
  • Batata e vegetais com casca: leve ao micro-ondas descascados ou faça furos para que as ondas penetrem no alimento e não corra risco do vegetal explodir.
  • Alimentos secos: como as pimentas, por exemplo, podem pegar fogo quando aquecidos no micro-ondas. Por isso, evite!

Ficou mais fácil de saber o que pode colocar no micro-ondas e o que não se deve de forma alguma, não é? Com essas dicas, você vai conseguir aproveitar a praticidade do seu micro-ondas por muito mais tempo, mantendo-o sempre com aquele aspecto de novinho.

Precisando renovar a sua cozinha, conte com a gente! Aqui na WebContinental, contamos com diversos modelos de micro-ondas com várias funcionalidades e estilos. Tem desde os modelos mais tradicionais até os mais modernos, como os de inox e os de embutir! Acesse e confira as nossas ofertas de micro-ondas!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com