5 dicas para você cadastrar produtos no seu E-commerce

Cadastrar produtos é indispensável para o seu negócio!

O cadastro de produtos no E-commerce é uma das principais ações que garantem que a experiência do consumidor seja positiva e gere lucros para você. Mesmo parecendo uma tarefa fácil, o cadastramento é um dos principais fatores que pode fazer com que o consumidor se convença da necessidade da compra do produto ou desista do mesmo.

Isso ocorre porque é no cadastramento, que as imagens, informações e descrição do produto são inseridas, o que é fundamental para chamar a atenção e conquistar o cliente. Dessa forma, um cadastramento que não contenha os elementos necessários para o seu cliente, pode prejudicar as suas vendas online.

Mas para te ajudar, a WebContinental Marketplace preparou 5 dicas para você cadastrar os produtos na sua loja virtual de maneira assertiva e otimizada, e claro, aumentar as suas vendas. Confira!

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1. Crie títulos atrativos para cadastrar produtos

O título do seu produto deve estar mais próximo da maneira de como o consumidor busca pelo item na Internet. Por isso, utilize palavras-chave para compor o título do produto que sejam objetivas para ele.

Dê prioridade para informar o que é o produto (exemplo: Fogão), seguido da marca, dimensões de tamanho e outras características que sejam relevantes. Dessa forma, é importante ficar atento para que o título seja interessante para o consumidor. E ao mesmo tempo seja adequado para o mecanismo de busca dos grandes sites, como o Google. Isso contribui para que o seu produto seja encontrado mais facilmente nos buscadores online.

Com isso, o título de cada produto, certamente será um dos motivos para que o cliente feche a compra na sua loja virtual.

2. Descreva o produto de forma coesa e objetiva

Descrever um produto é fundamental para conquistar o consumidor, afinal, ele está em busca de informações que cessem dúvidas sobre o produto e que demonstrem que o produto resolverá um determinado problema.

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Além disso, é importante especificar as vantagens, diferenciais e qualidades do produto em uma linguagem formal. Mas com descrições que sejam benéficas para o cliente. Dessa forma, é necessário explicar porque aquele produto é o ideal para ele, mas mantendo atenção para ser coeso e assertivo.

Também tenha cuidado com as regras gramaticais da Língua Portuguesa. Afinal, o ideal é que você descreva o produto utilizando no mínimo 900 caracteres. Por isso, imagine como se você fosse o cliente e tivesse a sua pesquisa de produto prejudicada pelos erros gramaticais. Certamente você procuraria outra loja virtual, não é mesmo? Assim, lembre-se disso na hora de cadastrar produtos.

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3. Utilize imagens e vídeos para demonstrar o produto

Um desafio para lojas virtuais em geral, é o fato de que o consumidor está distante dos produtos. Isso pode fazer com que ele tenha dúvidas em relação à cores, tamanhos, pesagem, entre outros fatores. Por isso, uma coisa que não pode faltar na hora de cadastrar produtos no seu E-commerce, são imagens com detalhes que sanem a curiosidade do consumidor.

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Dessa forma, aposte em imagens de alta qualidade e de ângulos diversos. E para facilitar a jornada do cliente, produza imagens onde mostram o produto em diferentes ambientes, e em situações diversas, com outros objetos ao redor, por exemplo.

Além disso, os vídeos estão super em alta e chamam a atenção do consumidor. Mas cuide para que o vídeo seja produzido com qualidade. Caso contrário, um vídeo mal produzido pode afetar as suas vendas negativamente. Uma dica é aprender a produzir vídeos curtos que sejam voltados para o cadastro de produtos. Pois não esquece que o consumidor está cada vez mais exigente.

4. Estabeleça categorias para cadastrar produtos

Outra forma de auxiliar na experiência do consumidor, e ao mesmo tempo, tem mais facilidade para cadastrar produtos, é criar categorias. Isso faz com que a pesquisa no seu E-commerce se torne mais fácil e dinâmica. Pois o seu site estará mais organizado.

Para isso, você pode criar categorias e subcategorias de acordo com o setor, tipo e marca de produto que estará disponível no seu E-commerce. Além disso, lembre-se que a categorização deve ser criada para o cliente. Afinal, ele necessita entender o funcionamento do seu site de maneira rápida.

E para facilitar a criação de categorias, imagine como se você possuísse uma loja física e precisasse distribuir os seus produtos em prateleiras de uma forma organizada e acessível para os clientes. Certamente você agruparia os produtos semelhantes e os dividiria de acordo com as suas características, não é mesmo? Pois bem, é assim que você deve pensar para cadastrar produtos.

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5. Invista em automação para cadastrar produtos

Para facilitar o seu dia a dia, invista em um sistema de gestão ERP. Com este sistema você será capaz de manter os produtos sincronizados entre o cadastro no sistema e o seu E-commerce. Dessa forma, não será necessário cadastrar o mesmo produto várias vezes em outros canais de vendas. Pois, com um sistema ERP, tudo é realizado de maneira automática.

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Mas para você ter sucesso nas suas vendas, mantenha o seu catálogo sempre atualizado. Isso é indispensável para que as vendas ocorram de forma hábil e sem transtornos. Também fique atento ao seu estoque para que não ocorram problemas de última hora e para que o consumidor tenha acesso às informações e disponibilidade do produto atualizadas.

Além disso, manter o cadastro de produto atualizado também é importante para as principais datas comerciais do varejo, como a Cyber Monday e Natal, por exemplo. Por isso, fique atento às principais datas comemorativas ao longo do ano, e não perca nenhuma oportunidade de venda.

E se você quiser saber mais sobre sistemas de gestão ERP, entre em contato com a WebContinental Marketplace. Aqui você encontra tudo o que é preciso para aumentar as suas vendas. E fique atento(a) às nossas redes sociais! A WebContinental Marketplace está no Instagram e Facebook. Afinal, estamos sempre preparando o melhor conteúdo para ajudar você a aumentar os seus lucros.

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