Chá – Saiba tudo sobre esta bebida milenar e natural

Chá – Saiba tudo sobre esta bebida milenar e natural

Você sabia que no dia 21 de maio comemoramos o Dia Mundial do Chá? É isso mesmo! Esta bebida milenar também tem um dia para chamar de seu. E para ter uma ideia sobre a importância desta bebida, saiba que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo. Perdendo apenas para a água.

dia mundial do chá curiosidades

Além disso, a bebida está cada vez mais ganhando adeptos, principalmente no Brasil, onde se estima que o consumo cresça mais de 5,5% até 2024. E segundo o relatório Global Market Report Tea, produzido pelo International Institute for Sustainable, são consumidas anualmente cerca de 3 bilhões de xícaras de chá no mundo inteiro.

Já no Brasil o consumo per capita é estimado em 19 xícaras por ano. E de acordo com a Euromonitor International, o país está na 88° posição do ranking que demonstra os maiores consumidores de chá.

E é por isso que a Webcontinental trouxe algumas curiosidades sobre esta bebida que certamente você ainda não sabia.

Quer ver? Então prepare um chazinho e confira agora mesmo as curiosidades sobre chá.

O chá tem origem oriental

De acordo com a literatura chinesa, a origem do chá ocorreu por acaso pelo Imperador Shen-Nung, há cerca de 2250 anos. O Imperador estava fervendo água embaixo da sombra de uma árvore silvestre nas vésperas da primavera. Entretanto, com o vento que soprava naquele dia, as folhas da árvore balançaram e algumas acabaram caindo na panela do Imperador. Dessa forma, o Imperador experimentou a infusão e se sentiu muito bem, com uma sensação de bem-estar maior.

dia internacional do chá

Entretanto, os indianos afirmam que a descoberta desta bebida milenar pertence ao filho do Rei Kosjuwo, o Príncipe Bodhi-Dharma. Segundo a história indiana, o Príncipe partiu em peregrinação para o norte da Índia com a missão de divulgar as crenças budistas por onde passasse. Porém, no meio da viagem que durou mais de cinco anos, ele estava fraco e muito doente.

Alguns sábios da época sugeriram ao Príncipe que bebesse uma infusão de folhas oriundas de uma árvore especial. Dessa forma, assim que o príncipe bebeu a infusão, ele se curou imediatamente e seguiu em sua peregrinação. Os sábios atribuíram a cura às propriedades das folhas da árvore.

A infusão já foi motivo de guerra

Com o passar dos anos, o chá foi comercializado pelo mundo inteiro, e muitas vezes, até roubado. Com isso, a infusão também foi o motivo de diversos conflitos, como a guerra pela Independência Americana. Este evento teve início com o “Boston Tea Party”, ocorrido dia 16 de dezembro de 1773. A causa deste conflito, foi o protesto pelos impostos altíssimos cobrados que oneravam o chá.

Dessa forma, um grupo de colonos, conhecidos como “filhos da liberdade”, jogaram ao mar, um grande carregamento de chá que estava a bordo dos navios da Companhia Inglesa das Índias Orientais, no porto de Boston.

Com o Rei furioso, uma represália foi arquitetada, visto que os impostos cobrados sob o chá, eram destinados para os militares da colônia. Assim, o Boston Tea Party se tornou um dos motivos que culminaram na devastadora guerra de independência.

dia mundial do chá

O Dia Mundial do Chá já foi alterado

Inicialmente, em 2005, o Dia do Chá foi estipulado pela Índia, como sendo celebrado anualmente na data de 15 de dezembro. A proposta era divulgar a indústria da infusão indiana e o bem-estar dos agricultores e trabalhadores.

dia mundial do chá história do chá
Entretanto, em 2019, a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO). Que é uma agência especializada das Nações Unidas, alterou a data para o dia 21 de maio. Assim, o Dia Mundial desta infusão, começou a ser comemorado no mundo inteiro.

Essa mudança de data foi incentivada para relembrar a história milenar da infusão. E claro, o enorme significado que a bebida tem para a cultura e economia internacional. Além disso, a data tem como principal objetivo, conscientizar sobre a importância socioeconômica da infusão. E a promoção de políticas, inovação, e inclusão para produtores. Legal, não é mesmo?

Comemore o Dia Mundial do Chá com muito estilo

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história e importância dessa bebida milenar, que tal preparar um chá saboroso e com um toque de requinte? Bom, aqui na Webcontinental, você encontra diversos itens para o preparo dos seus chás e para servi-los com muito estilo.

Por exemplo, você vai adorar a Chaleira Elétrica Oster Tea com Infusor de Chá, que facilita o preparo da bebida. E claro, você pode servir um chazinho super especial para seus convidados com o Conjunto de Xícara de Chá Siciliano Oxford.

Gostou dessas sugestões? Então acesse o nosso site e confira as centenas de produtos que a Webcontinental possui para deixar o momento do seu chá ainda mais especial.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com