Como cadastrar móveis corretamente no seu canal virtual e vender mais

A forma de comprar mudou drasticamente nos últimos anos e nos deparamos com tudo sendo vendido pela internet. Se antes, alguns setores ainda resistiam à virtualização das vendas, com a pandemia, a grande maioria das lojas de móveis e decoração passaram a marcar presença no digital.

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Essa presença aumentou no pós-pandemia, o que fez com que grandes e pequenos e-commerces se adaptassem ao novo estilo de compra. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google em 2022, 57% das pessoas mantiveram os cuidados maiores com a casa mesmo após o fim do período de isolamento. Com isso, muitas pessoas que  costumavam deixar os móveis para serem adquiridos em lojas físicas, também passaram a comprar no digital.

Já os dados da 44ª edição do relatório Webshoppers, a Categoria de Casa e Decoração (que também inclui móveis) demonstrou um crescimento de 155% no faturamento em 2021. Além do aumento de pedidos em 67% no mesmo período.

O método de vender móveis mudou

Com a presença digital sendo regra para todos que querem vender, é necessário entender como os consumidores pesquisam sobre móveis no ambiente virtual. E para isso, a 45ª edição do Webshoppers analisou a maneira com que os brasileiros compram nesta categoria.

Os dados levantados mostram que os sites de buscas são a preferência de 21% do público para comprar móveis. Já 22% preferem pesquisar nas redes sociais e apenas 16% procuram móveis através de uma busca específica do nome da marca ou da loja.

Além disso, esses resultados demonstram a importância do lojista estar presente em um canal de vendas digitais como o marketplace. Afinal, uma plataforma de vendas robustas dispõe de mais visibilidade e um maior alcance para quem vende móveis.

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Setor de móveis se tornou muito lucrativo

Ao longo da pandemia, o setor de móveis faturou sozinho cerca de 94,4% a mais em relação ao período anterior. Como o setor continuou em pleno crescimento, o investimento em móveis é certeiro, mas também demanda alguns cuidados na hora de vender digitalmente.

E para te ajudar, a Webcontinental Marketplace trouxe algumas dicas para você cadastrar os produtos corretamente e vender muito mais no seu ambiente virtual. Afinal, os detalhes fazem toda a diferença!

1. Capriche nas fotos de móveis

Se há uma coisa indispensável para os consumidores, é que as fotos dos móveis estejam em alta resolução e sejam as mais detalhadas possíveis. Isso porque, é através dessas imagens que eles avaliarão as características que sejam pertinentes para o fechamento da compra. Por isso, invista em fotos ambientadas, que demonstram como o móvel pode ser disponibilizado em um espaço.

E para não errar, siga o padrão mais utilizado e indicado pela Webcontinental Marketplace:

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  • As imagens dos móveis devem ter uma resolução de 1000x1000px, onde o produto seja demonstrado em sua totalidade. Além disso, é necessário apresentar imagens em diferentes ângulos, para que o consumidor visualize todas as características do produto em questão. Para isso, aposte em imagens com o fundo transparente e ao menos uma foto ambientada. Dessa forma, o consumidor conseguirá compreender de forma mais objetiva, as proporções do móvel e construir uma ideia de como o produto ficará disposto em um cômodo;
  • Por último, vale também aplicar uma imagem do produto que apresente as suas dimensões e uma outra imagem que demonstre um modelo ao lado para auxiliar o consumidor na identificação. E lembre-se: não tenha medo de incluir mais de 5 fotos em um produto. Pois certamente, o cliente prefere visualizar mais imagens do que ficar na dúvida de como o produto realmente é.

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2. Crie descrições detalhadas do móvel

Descrever produtos para vendas nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso que a descrição contenha detalhes do produto e ao mesmo tempo, seja objetiva e concisa. Por isso, ao criar a descrição de móveis, vá além de um texto publicitário e procure ser mais técnico.

Dessa forma, aborde detalhes que fazem a diferença para o seu cliente comprar com você.  Como por exemplo, fale sobre o material de fabricação, cores disponíveis, dimensões, design e outras características que sejam necessárias para seu público-alvo.

Além disso, para criar uma descrição objetiva, tente fazer com que o texto seja descritivo e possua gatilhos mentais. Nada de ser opinativo! Uma sugestão, é trocar a frase “…lindo sofá com encosto reclinável nas cores grafite e preto e com três almofadas super macias” por “… Se você gosta de comodidade e sofisticação, o sofá xxx é a opção certa para você! Com três lugares em molas ensacadas, o sofá xxx conta com encosto reclinável para garantir mais conforto na hora de relaxar com a sua família. Fabricado com madeira MDF, o sofá xxx garante maior resistência e conforto para você não precisar se preocupar.”

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3. Invista em algum diferencial

Ao cadastrar móveis no seu canal de venda, lembre-se que é preciso ter algo diferente da concorrência para se destacar. Inclusive, muitas vezes, o consumidor estará acessando o site pela primeira vez e você precisa ganhar a atenção dele. Dessa forma, ao demonstrar o seu diferencial com elementos de destaque, é provável que ele compre no seu canal de vendas.

  • Vídeo de demonstração do móvel: Além das fotos de diferentes ângulos, você pode incluir vídeos que demonstrem a usabilidade do produto. Para isso, foque em destacar a versatilidade, com uma abordagem onde seus clientes possam visualizar o móvel em uso e compreendam melhor a funcionalidade do mesmo, antes de realizarem a compra; 
  • Depoimentos de clientes: As opiniões de clientes que já investiram em um móvel no seu canal de vendas, faz toda a diferença para os consumidores que estão com dúvidas sobre a compra. Dessa forma, disponibilize um espaço na sua loja digital para esses depoimentos. Afinal, essa troca de experiência é poderosa, e certamente ajudará a convencer os consumidores a optarem pelo seus móveis ao invés de outras opções disponíveis no ambiente digital;
  • Garantia estendida: Ofereça uma garantia estendida para os móveis comercializados no seu e-commerce. Isso pode transmitir uma confiança maior aos novos clientes. Além disso, a garantia estendida também assegura que você está comprometido em oferecer produtos de qualidade e a satisfação do cliente a longo prazo.

4. Padronize o método de registro

Para não haver complicações e deixar o cadastramento de móveis mais eficiente, é necessário padronizar o método de registro dos produtos. Dessa forma, produza um padrão que possa ser aplicado em todas as unidades.

Assim, liste as principais informações que os seus consumidores precisam sobre um determinado produto. Liste-as como um modelo e mantenha este padrão. Então, quando um novo produto chegar, basta você seguir este padrão e preencher essas informações.

5. Invista em treinamento para sua equipe

Um dos pontos mais importantes na venda online de móveis, mas muitas vezes ignorados, é o treinamento de equipe. Afinal, manter a padronização de registro é de suma importância para os consumidores. Uma vez que eles preferem um site que contenha as informações organizadas e relevantes para a consolidação da compra.

como cadastrar móveis em seu e-commerce

Além disso, o preço, qualidade do material, durabilidade, promoção e frete, são informações decisivas para a realização de uma compra virtual. É o que diz a pesquisa do Painel de Consumidores do Opinion Box realizada em 2021.

Portanto, treine a sua equipe para que siga o padrão de cadastro. E instrua o seu pessoal antes de iniciar a aplicação do novo modelo de cadastro. Também, utilize materiais escritos como base de referências e mantenha o treinamento sempre atualizado para novos colaboradores.

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