Dia Mundial do Skate – Confira curiosidades sobre o esporte radical

No dia 21 de junho, os amantes do skate também possuem motivos de comemoração, além do início do inverno. É isso mesmo! Estamos falando do Dia Mundial do Skate, uma data super radical e lembrada no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

A data teve origem nos Estados Unidos em 2004, e foi uma iniciativa desenvolvida pela International Association of Skateboards Companies (IASC). Durante este dia especial para todos os skatistas, ocorrem diversos eventos e apresentações pelo mundo afora. Sempre com o objetivo de homenagear os grandes nomes do esporte, além de incentivar a sua prática para toda a sociedade.

dia mundial do skate

Como surgiu o skate?

Os primeiros protótipos de skate surgiram na década de 1880, quando a febre do momento eram os patinetes. Muitas crianças e adolescentes passaram a utilizar as rodinhas dos patinetes com tábuas de madeira e caixotes pregados. O que claro, contribuía para muitos tombos e machucados.

skate

Entretanto, com o passar dos anos, as pessoas construíam o brinquedo por conta própria, com os materiais disponíveis em seus lares. O que também não era o ideal, e mesmo com a aerodinâmica um pouco melhorada, ainda não era o suficiente para evitar que as crianças se machucassem.

Dessa forma, os primeiros modelos de skates passaram a ser comercializados em 1959, quando a fabricante norte-americana, Roller Derby, passou a investir no brinquedo. Na época, a prancha do skate era menor e as rodinhas, mesmo sendo resistentes, travavam diversas vezes ao longo das brincadeiras. Mas isso não impediu que o skate virasse uma febre entre os jovens.

Manobras radicais do skate

Ao das décadas de 80,90 e 00, as grandes marcas esportivas passaram a investir no skate e ele deixou de ser considerado apenas uma brincadeira. Além disso, as manobras radicais realizadas pelo praticantes do esporte, fizeram com que grandes competições fossem criadas a nível nacional e mundial.

Dessa forma, graças às manobras radicais, também foram criadas as modalidades do skate, o que fez com que mais pessoas se interessassem por este estilo esportivo. Confira algumas das principais modalidades do esporte:

Modalidade Freestyle

Criada por Rodney Mullen e conhecida como a modalidade mais tradicional do skate, as manobras de freestyle são realizadas no chão. Dessa forma, nas competições, a avaliação desta modalidade leva em conta a consistência, forma artística e variedade.

Modalidade Downhill Slide

Ocorre em descidas de ladeiras, necessitando sempre de grandes velocidades para garantir o equilíbrio do skatista. A modalidade Downhill Slide, também inclui derrapagens que precisam ser executadas em pé ou com o apoio das mãos.

waveboard

Modalidade Vertical

Sendo uma das modalidades mais famosas do skate, ela é praticada em um half pipe ou em uma pista em formato de U. Além disso, a modalidade Vertical, é uma das mais praticadas no esporte. Tendo em vista que com ela, é possível realizar manobras áreas.

Modalidade Street

A modalidade Street é a mais praticada no mundo inteiro. Afinal, ela é inspirada nas ruas das grandes cidades e contém diversos obstáculos no percurso da skatista. Dessa forma, é possível realizar a modalidade Street em corrimões, escadas, bancos e lombas. O que deixa o esporte ainda mais popular. Inclusive, esta modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, onde foi disputada por grandes nomes do skate.

manobras radicais com o skate

Tipos de skate

Há diversos tipos de skates que variam de acordo com a necessidade das manobras e de acordo com as competições que o skatista pretende participar. Confira os tipos de skate mais populares entre os amantes do esporte.

  • Skateboard

O skateboard é o tipo de skate mais comum, se tornando referência para muitas pessoas. Este modelo é utilizado para diversas modalidades, como banks, bowls e street. Pois o skateboard é o mais funcional para manobras radicais nas ruas. Além disso, ele também é utilizado em pistas com maior profundidade e circuitos conhecidos como park.

  • Longboard

O longboard é o tipo de skate mais clássico, visto que ele lembra os primeiros modelos produzidos. Além disso, ele conta com uma prancha maior e também é mais resistente, oferecendo mais estabilidade, principalmente em velocidades mais altas. Dessa forma, ele é ideal para manobras do tipo Downhill Slide e Downhill Speed. Inclusive, as duas manobras necessitam que o skatista faça movimentos de zigue-zague na prancha para o ganho de velocidade.

  • Cruiser

O modelo cruiser pode ser encontrado em versões menores e na sua forma convencional, contando com o foco no deslocamento. Dessa forma, a sua prancha varia entre 55 a 75 centímetros e suas rodas são maiores do que outros modelos de skate. Além disso, o cruiser é mais resistente ao impacto de irregularidades nas ruas.

  • Waveboard

O waveboard não é tão conhecido como os outros modelos de skates. Entretanto, ele também chama a atenção por conter um design totalmente diferente dos outros. Assim, o waveboard conta com o meio da prancha afunilado, sendo bem mais estreito do que as extremidades. Dessa forma, para andar com o waveboard, é necessário movimentar seus extremos em direções opostas. O que também, necessita de mais prática da skatista.

waveboard skate

Tudo o que você precisa para você arrasar nas manobras – a Web tem!

Aqui na Webcontinental, você comemora o Dia Mundial do Skate em grande estilo! E claro, ainda pratica manobras radicais o ano todo! Então não perca tempo, acesse o nosso site e confira tudo que preparamos para você praticar esse esporte tão admirado por todos!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com