Descubra os vinhos mais apreciados pelos brasileiros e como conservá-los

Vinho é uma bebida que combina com diversos cardápios e momentos, além de encantar todos os tipos de paladares. No Brasil, encontramos diversos tipos de vinhos, pois cada um deles se modifica de acordo com a sua região. Entretanto, está é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, principalmente nesta época do ano.

Além disso, o vinho é uma das bebidas mais saudáveis que existem. Por isso, os médicos recomendam tomar um cálice por dia, de preferência entre uma das refeições principais do dia.

vinhos-tinto

E para saber qual vinho combina mais com o seu paladar, confira agora, os quatro tipo mais procurados pelos brasileiros, e descubras as suas características e como armazená-los.

Vinho Tinto

Um vinho tinto não pode ser produzido com uvas verdes ou brancas, e sim com as uvas vermelhas ou pretas. E para a coloração escura, os vinhos tintos contam também com a fermentação das suas cascas e sementes da própria uva para formar a coloração e estrutura.vinhos

Ideal para ser degustado em jantares, principalmente aqueles em que possuem carnes e massas como prato principal, os vinhos tintos fermentam por semanas junto às suas peles e sementes. Geralmente, este tipo de vinho é armazenado em caixas ou tanques de aço inoxidável, o que contribui para extrair a cor e o tanino andes da bebida envelhecer.

No Brasil, os vinhos tintos mais populares são: Pinot Noir, Merlot e Cabernet Sauvignon. E para a conservação, o ideal é que o vinho seja mantido em um local com 18º de temperatura. Por isso, uma excelente sugestão é o vinho tinto ……..

Vinho Branco

A maior diferença entre o vinho branco e os demais tipos de vinho, é que para a sua fabricação, é utilizado o suco da casca e das sementes originado da fermentação, logo após a prensagem.

vinhos-branco

Geralmente os vinhos do tipo branco, possuem uma acidez mais acentuada, o que lhes confere um sabor único. Além disso, os vinhos da classe branco podem ser frutados ou florais, e são fermentados em tanques de aço inoxidável, além de sofrer quase nenhum envelhecimento.

Dessa forma, para aproveitar o melhor do tipo branco, é ideal bebe-lo logo após a compra, ou no máximo dois anos após a colheita. Eles ainda são ideais para harmonizar com queijos frescos, peixes e aves. Os vinhos brancos mais populares são o Riesling, Sauvignon Blanc, Chardonnay, e Pinot Gris. Para garantir a qualidade do vinho, o ideal também é mantê-lo em 15° de temperatura.

Vinho Rosé

Os vinhos da classe Rosé possuem como característica, a coloração rosada, por isso o seu nome. Para a sua produção, são utilizados a uva preta ou vermelha, com fermentação de pouco tempo de duração, em média de 12 à 36 horas.

vinhos-rose

A cor da bebida se deve ao tempo em que ela fica em contato com a pele da uva. Dessa forma, quanto mais tempo, mais profunda fica a coloração. Em geral, os vinhos do tipo rosé, se enquadram entre o vinho tinto e o branco. Já em relação ao sabor, esta bebida varia entre o seco e doce, e é menos intenso que um vinho tinto avermelhado, mas ao mesmo tempo, com mais profundidade que o branco claro.
O vinho rosé vai muito bem com queijos suaves, petiscos, aves e trufas. Além disso, para aproveitar ao máximo o seu vinho, é ideal mantê-lo em 10° de temperatura,

Vinho Espumante

Este tipo de vinho é muito pedido em diversas ocasiões, mas principalmente em celebrações. Este é um tipo de vinho que leva elegância e sofisticação para o ambiente.

vinhos-espumante
O vinho espumante tem como característica principal, as suas bolhas, que são formadas graças ao dióxido de carbono, que ocorre a partir da sua fermentação secundária.

Em geral, os vinhos do tipo espumante, podem ser vermelho, rosa ou branco. Eles também variam de seco a doce.

Uma curiosidade sobre esta classe de vinho, é que todos os países que produzem o vinho tradicional também produzem o tipo espumantes. Porém, o único que pode ser considerado champanhe, é o vinho espumante produzido na região de Champagne na França.

Para este tipo de vinho, o ideal é que ele permaneça a 7° de temperatura. Além disso, ele é excelente para harmonizar com saladas, frutas e queijos.

Adegas – Sofisticação e qualidade para os seus vinhos

Para aproveitar o melhor sabor que o vinho pode proporcionar, é preciso não haver pressa para bebê-lo. Isso porque a maior parte dos vinhos é mais apreciada anos após o seu lançamento.

vinhos-adega

Mas você pode seguir sugestões para preservar os seus vinhos, até que o momento ideal para degustá-los chegue.
Cuidados com a temperatura e umidade

Para aproveitar seus vinhos da melhor maneira, sem prejuízos, é preciso ficar atento às condições ambientais em que eles são expostos. Por isso, o ideal é seguir algumas orientações.

vinhos-adegasHá um conhecimento popular que afirma que os vinhos devem ser armazenados em um local com umidade de 70%. Por outro lado, alguns experts em vinhos, dizem que o ar seco pode secar as rolhas, o que deixaria o ar entrar na garrafa. Isso certamente estragaria o vinho.

Porém, vivemos em um país tropical, onde os níveis de umidade do ar são altíssimos na maior parte do ano. Além disso, se um lugar possui entre 50% e 80% de umidade, pode ser considerado seguro de acordo com o tipo de vinho.

Entretanto, ambientes extremamente úmidos, podem originar mofo. E esta condição pode danificar os rótulos das garrafas. Para isso não ocorrer, o ideal é proteger as etiquetas das garrafas usando protetores de plástico ou algum desumidificador.

Porém, se você não possui um ambiente propício para armazenar os seus vinhos, aposte em uma adega. A WebContinental preparou uma seleção especial com diversos tipos, tamanhos e marcas. Dessa forma, você garante que o seu vinho permanecerá com qualidade por muito mais tempo, além de estar em um ambiente que trará muita sofisticação para o seu lar. Acesse o site da WebContinental, e descubra a categoria especial de vinhos e adegas que preparamos para você.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com