Instalação de ar-condicionado: 5 dicas importantes

Com as altas temperaturas e a variada amplitude térmica a que vivemos submetidos, nada melhor do que assegurar o bem-estar de todos, em casa e no home office. Acima de tudo, ter um ar-condicionado instalado em casa ou na empresa virou necessidade de primeira ordem. Do mesmo modo, assegurar a correta instalação do aparelho garante a segurança, o conforto e até mesmo a economia, quando verificado o custo-benefício do equipamento e de sua instalação. Ar-condicionado é um aparelho complexo e muitos cuidados devem ser levados em conta para que o aparelho funcione corretamente. Para ajudá-lo nesta tarefa, aqui vão 5 dicas para uma instalação eficaz e segura.

O conforto térmico

A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado define como Conforto Térmico “uma condição mental que expressa satisfação com as condições térmicas do ambiente, que é avaliado de forma subjetiva pelo indivíduo”. Sinônimo de saúde e produtividade, o conforto térmico traz o equilíbrio no bem-estar. Quando muito frio, o corpo humano fica mais cansado e lento. Quando muito quente, a capacidade de concentração sai prejudicada. Em síntese, nada melhor do que um bom ar-condicionado para garantir o conforto térmico.

O ar-condicionado e sua instalação

Comprado o equipamento que melhor se adapta à sua necessidade, é preciso dar atenção aos cuidados necessários para a sua instalação. Em primeiro lugar, entenda a lógica da estrutura de um ar-condicionado, como adaptá-lo ao espaço e conheça sua parte elétrica.  Antes de tudo, esses são detalhes fundamentais para assegurar uma instalação bem feita e a manutenção da garantia de fábrica.

1 – Conhecer o espaço e o aparelho

Entenda a lógica do funcionamento do ar. A maioria das instalações são de aparelhos split. Por isso, é preciso lembrar que uma parte do equipamento fica dentro de casa, outra do lado de fora. Quanto mais distantes a unidade interna, evaporadora, e a unidade externa, condensadora, maior será o gasto com a instalação. E há o cuidado com a tubulação e a fiação elétrica.

2 – Escolher o local correto

Para a unidade interna, é preciso verificar a estrutura para que ela suporte o peso da evaporadora e as vibrações do aparelho, além das tubulações de dreno, fluido refrigerante e fiação elétrica. Nenhum obstáculo deve atrapalhar a entrada ou a saída de ar. E o controle remoto deve ficar a pelo menos um metro de outros aparelhos para impedir interferências. Já para a unidade externa, o ideal é colocá-la em local bem arejado, com a melhor ventilação possível e pouca ou nenhuma presença de pessoas.

3 – Atenção redobrada à parte elétrica

Dúvidas e conflitos costumam ocorrer em relação à instalação do ar-condicionado quando o assunto é rede elétrica. Naturalmente, a primeira providência é que o ar tenha a mesma rede do local em que será instalado. Se não tiver, será necessário providenciar uma. Cada aparelho necessita de um disjuntor e uma fiação exclusiva, sob pena de resultar em improvisação ou a chamada gambiarra, promovendo a sobrecarga da rede elétrica.  Contudo, o melhor é chamar um técnico para lhe dar todas as informações.

4 – Efetuar a limpeza e a manutenção periódica

A limpeza periódica do aparelho não só possibilita seu pleno funcionamento e sua conservação como garante o bem-estar e a saúde de quem usufrui do ar. Filtro sujo é sinônimo de problemas respiratórios. Por isso, limpe-o mensalmente. E uma boa manutenção geral preventiva, feita por um técnico capacitado, pode ser realizada a cada seis meses.

5 – Chamar um técnico para fazer a instalação

Sabe aquele máxima, ‘o barato sai caro’? Melhor segui-la quando o assunto é instalação de ar-condicionado. Só um técnico devidamente capacitado pode avaliar com correção o ambiente, a fiação e tudo o mais que uma instalação desse porte necessita para obter resultado plenamente satisfatório.

Quer o melhor em aparelhos de ar-condicionado para sua casa ou escritório? Na WebContinental você encontra ampla variedade de equipamentos de ar-condicionado, . Além disso, que dispõem das mais atualizadas tecnologias para garantir o conforto térmico em ambientes residenciais ou corporativos. E para mais dicas sobre equipamentos de refrigeração e instalações, acompanhe as novidades no blog da WebContinental e no blog da Gallant!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com