Lareira ecológica: o que é e como funciona?

A chegada do inverno traz um clima mais frio e úmido, por essa razão é importante se preparar com produtos que ajudam a esquentar os ambientes. Nesse contexto, as lareiras surgem como ótimas opções para a climatização do seu lar. No entanto, você sabe o que são as lareiras ecológicas e como funcionam? Se tem dúvidas, siga lendo o post da WebContinental para ficar por dentro de tudo!

O que é uma lareira ecológica

A lareira ecológica é um aparelho sustentável que é ótima para aquecer diversos ambientes e cômodos. Possui uma câmara de álcool que entra em combustão a partir da pressão atmosférica, e por isso produz chamas de fogo com o auxílio desse produto inflamável.

Diferentemente das lareiras tradicionais, essa opção não precisa de lenha ou qualquer outro material para criar as chamas. Além disso pode ser utilizada tanto em locais internos quanto externos.

Como funciona a lareira ecológica

Para fazer a lareira funcionar basta abastecê-la com o álcool diretamente na abertura da câmara, utilizando bombas ou copos. Se você quiser acendê-la só precisa usar um isqueiro com haste metálica comprida que geralmente vem junto com as lareiras. O fogo ficará aceso enquanto houver álcool no queimador, podendo durar em média de 2 a 4 horas.

O mais indicado é esperar o fogo extinguir naturalmente, mas caso deseje apagar antes disso, pode-se usar uma ferramenta de controle da chama, fechando a tampa sobre o queimador de forma segura.

Os benefícios da lareira ecológica

O maior benefício da lareira ecológica é a sustentabilidade do produto, tendo em vista que ela não precisa utilizar madeiras para gerar fogo e por isso libera bem menos gás carbônico na atmosfera. Além disso ela não cria nenhum tipo de resíduo, sujeira ou fumaça, preservando a limpeza de cada cômodo.

Esse produto também possui opções portáteis que você pode levar para diferentes partes da sua casa, o que acaba trazendo mais praticidade e comodidade ao seu dia a dia.

Leia mais sobre Lareiras e calefatores

Dúvidas frequentes sobre lareiras

A seguir trouxemos respostas para algumas dúvidas recorrentes:

  • É necessária a presença de chaminés?
    Não, como elas não geram fumaça, as chaminés são desnecessárias.
  • As lareiras exalam cheiros por conta do fogo?
    Durante a utilização não fica nenhum odor presente no ar, porém após apagada poderá surgir um cheiro leve de vela que se dispersa rapidamente.
  • Como é feita a limpeza da lareira?
    A limpeza deve ser feita com frequência, utilizando um pano úmido com detergente, apenas quando ela estiver desligada e após resfriar.

Agora você já conhece as lareiras ecológicas e sabe como elas funcionam, por isso aproveite para ver outros produtos de climatização para manter sua casa muito mais confortável e aconchegante. Confira também outros itens de diferentes categorias disponíveis no site da WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com