Como dimensionar um ar-condicionado?

Como dimensionar um ar-condicionado

Fonte: Pinterest

Você decidiu comprar um ar-condicionado. Seja para apartamento, casa na praia ou para o seu local de trabalho, como saber a dimensão ideal para o ambiente em que ele será instalado? Antes de qualquer coisa, é importante pesquisar para escolher a opção mais econômica para o seu bolso (tanto no produto quanto na conta de luz).

As tecnologias envolvidas em um ar-condicionado são tantas que vão além da climatização. Elas podem, inclusive, trabalhar para reduzir bactérias e fungos do ar, evitando a proliferação e diminuindo riscos de doenças respiratórias. Além disso, a tecnologia inverter ajuda na estabilização do aparelho, mantendo a temperatura ideal por muito mais tempo gastando menos energia.

Para ajudar você com o máximo de informações, preparamos este post explicando direitinho tudo o que você precisa saber antes de comprar um ar-condicionado. Confira!

Como saber a dimensão do ar-condicionado para o ambiente?

A primeira coisa a fazer é definir o ambiente no qual você vai instalar o ar-condicionado. A escolha vai depender do tamanho do cômodo, se ele tem portas e janelas para separar um local de outro, se tem muita entrada de luz solar e também da quantidade de pessoas que vão circular no local.

A partir daí, você já pode entender quantos BTUs o seu ar-condicionado deve ter.

Mulher medindo parede para instalar ar-condicionado

Fonte: FreePik

O que são e como calcular os BTUs do aparelho?

A sigla BTU significa British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), uma unidade de potência que define a força da refrigeração do ar-condicionado. Ou seja, quanto mais BTUs no aparelho, mais potente ele é e mais climatizado será o ambiente.

Para calcular exatamente o número de BTUs que o seu ar-condicionado precisa, tenha em mãos:

  • a medida (em m²) do ambiente onde ele será instalado;
  • o número de pessoas que frequentam o local em um dia típico;
  • se há incidência de luz em algum momento do dia.

Geralmente, o número de BTUs indicado varia entre 600 e 800 por metro quadrado.

Se o ambiente não recebe luz solar de nenhuma janela, considere 600 BTUs.

Caso entre a luz do sol, calcule inicialmente 800 BTUs.

Outro detalhe é sobre o número de pessoas no ambiente: considere na conta mais 600 BTUs por pessoa que ocupe o local.

Por exemplo:
Se você procura um ar-condicionado para um quarto de casal, são duas pessoas em um espaço de 20m². Calcula-se (20 x 600) + 600 = 12.600.

Ou seja, 12.600 é o número aproximado de BTUs que o seu aparelho precisa para refrescar o quarto e manter uma temperatura confortável sem gastar muita energia.

Veja mais sobre como escolher ar-condicionado para quarto!

Pronto! Com essas dicas em mãos, você já sabe como dimensionar o tamanho ideal de ar-condicionado para o seu lar. Agora, basta escolher o modelo que você mais gosta! Dê uma olhada no site da WebContinental e veja as nossas ofertas de split inverter! Se procura modelos mais tecnológicos, talvez você se interesse pelo ar-condicionado com Wi-Fi. Boas compras!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com