Ar-condicionado para apartamento: Saiba qual escolher!

Para fugir das altas temperaturas – seja nas regiões do país em que o clima se mantém sempre “de verão” ou nas regiões em que há estações de maior calor – o ar-condicionado é a solução ideal. Mas, a escolha do aparelho certo sempre envolve dúvidas e hesitações. É natural!

No caso de quem mora em apartamento (que frequentemente é menor que casa), as maiores e mais recorrentes preocupações costumam ser sobre:

  • o espaço que o aparelho vai ocupar;
  • o tipo de instalação que é necessária.

Para que você saiba escolher o melhor ar-condicionado para apartamento, trouxemos algumas dicas valiosas. Confira!

Como escolher o melhor ar-condicionado?

Para escolher o um ar-condicionado certo, você deve pensar primeiro em sua prioridade, que pode ser: o tamanho, a capacidade, a versatilidade, a mobilidade ou até mesmo o design do aparelho. Existem vários modelos e especificações diferentes: entenda as vantagens de cada tipo!

Ar-condicionado Split

O ar-condicionado de tipo split é o mais comum do mercado hoje em dia, já que disponibiliza diversos modelos e recursos funcionais, além de terem um desempenho climatização dos ambientes em grandes potências. Entre as vantagens estão:

  • tem potência bastante ampla (diversas quantidade de BTUs);
  • design disponível em diferentes cores e materiais;
  • boa capacidade de climatização dos ambientes;
  • é mais silencioso, porque é dividido em duas partes, uma interna (evaporadora, que libera o ar condicionado no ambiente) e outra externa (condensadora, que inicia o trabalho de refrigeração e faz mais barulho);
  • recursos modernos e inovadores, muitas vezes.

Quando optar pelo Split

Se você precisa de maior potência para refrigerar ambientes maiores e se preocupa com um design mais moderno, o split é o tipo ideal de ar-condicionado para você.

Porém, lembre-se: para ter este conforto, você precisa passar pela instalação, que pode envolver “quebra-quebra” de parede para a passagem da tubulação. Além disso, dependendo da forma como instalar, ele pode alterar a fachada do prédio.

A instalação do ar-condicionado split deve ser feita por um profissional: entenda por quê!

ar condicionado split para apartamento

Fonte: Pinterest

Confira também: Qual o melhor ar-condicionado split!

Ar-condicionado Portátil

A opção ideal para quem tem a mobilidade como prioridade, o ar-condicionado portátil é o tipo que proporciona essa portabilidade. Além disso, existem algumas outras vantagens como:

  • a instalação não exige mudanças no ambiente – nem interno, nem na fachada;
  • dispensa profissionais para instalar;
  • traz praticidade no transporte;
  • possui rodinhas e é leve.

Quando optar pelo ar-condicionado portátil

Se você mora de aluguel, essa é a primeira situação de recomendação de uso. A portabilidade é muito fácil e simples, evitando dor de cabeça, certo?

Mas, independente disso, é indicado se você quiser climatizar vários ambientes mas não tem como investir em um ar-condicionado para cada. Ainda mais se os ambientes são compactos (exigindo potência mais baixa) e você mora sozinho ou com seu companheiro(a), afinal ele poderá ser usado apenas em um cômodo de cada vez.

Apesar de não necessitar de instalação profissional, lembre-se: você precisa ter um espaço para o tubo extensor – que troca o ar quente por frio – ficar posicionado para o lado de fora. Assim, ele precisa ficar próximo de alguma janela ou varanda. Você também deve ter consciência da exposição do tubo no ambiente.

ar condicionado portátil para apartamento

Fonte: Pinterest

Ar-condicionado de Janela

O ar-condicionado de janela é o tipo mais tradicional e conhecido. Apesar de não contar com recursos modernos, ele pode ser o modelo ideal, por trazer vantagens como:

  • preço mais baixo que os outros tipos;
  • aparelho compacto;
  • instalação mais simples que o split, embora envolva necessidade de abrir um espaço na parede.

Quando optar pelo ar-condicionado de janela

Para quem busca por economia e precisa de uma capacidade de refrigeração menor, esse modelo é o mais indicado.

Para instalar este tipo de ar-condicionado você precisa de um “buraco” na parede, ou seja, ou você deve ter a possibilidade de quebrar a parede ou o espaço para a instalação já deve existir. Esse segundo caso é o mais frequente e mais apropriado para o uso desse modelo em apartamento!

ar condicionado de janela para apartamento

Fonte: Pinterest

Como fazer o cálculo de BTUs

O cálculo de BTUs é o que vai dar a base para você saber escolher a potência do ar-condicionado para o ambiente que precisa. Ele leva em conta o tamanho – largura e comprimento – do cômodo, o número de pessoas que circula e a quantidade de eletrônicos que já tem no local.

Mas, resumidamente, o recomendado é calcular cerca de 600 BTUs por metro quadrado. Não tem mistério! 😉

Agora você já tem todas as informações necessárias para escolher muito bem o seu ar-condicionado para apartamento, levando em conta o seu espaço e as suas prioridades! Aqui na WebContinental você encontra as melhores marcas e ótimas condições de pagamento. Confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com