Com a chegada do inverno é preciso se preparar para o frio. Dessa forma, entre as diversas opções de eletrodomésticos que ajudam a aquecer o ambiente e mantê-lo climatizado, é normal surgir a dúvida sobre qual é o melhor. Para ajudar você na escolha, hoje vamos falar sobre dois itens que estão entre os mais utilizados: o aquecedor e o ar-condicionado. Quer saber mais? Confira as dicas abaixo!
Diferenças entre o ar-condicionado e o aquecedor
Tanto o ar-condicionado quente e frio quanto o aquecedor são boas opções quando queremos esquentar os ambientes. Porém existem diferenças relevantes que devem ser levadas em consideração para a sua decisão.
Os aquecedores são portáteis, e funcionam através do aquecimento de uma resistência ou placa de cerâmica, transmitindo o calor para o ambiente. Além disso, alguns modelos possuem um ventilador que é responsável por espalhar melhor o calor.
Já os ares-condicionados funcionam de uma maneira um pouco diferente, tendo em vista que climatiza os espaços a partir da substituição do ar frio pelo quente. Eles também são fixos e por isso necessitam de instalações especializadas.
Lareira, Calefator ou Aquecedor. Descubra o melhor para você
Vantagens do aquecedor
O aquecedor possui ótimas vantagens no seu uso e por isso você também deve ficar por dentro delas para fazer uma boa escolha:
- Por ser móvel é bastante prático e fácil transportá-lo entre os ambientes da casa, conseguindo aquecer o local onde você estiver;
- Não é necessária uma instalação, basta ligar e usar;
- Ele pode ser guardado em qualquer lugar, otimizando assim os espaços;
- Esquenta rapidamente e sem muita dificuldade.
Vantagens do ar-condicionado
Ares-condicionados têm vantagens incríveis que aumentam muito a qualidade da sua vida durante o cotidiano.
- Eles conseguem aquecer um ambiente inteiro de maneira bem distribuída;
- Possuem diversas funcionalidades e filtros no aparelho, podendo refrigerar e até ventilar;
- Eles possuem a função quente e frio, sendo útil tanto no inverno, como no verão;
- Alguns modelos possuem a função desumidificador, que regula a umidade relativa do ar, deixando o ambiente mais agradável e livre de fungos e bactérias.
Dicas extras para ajudar na escolha
A seguir trouxemos mais algumas dicas extras de aspectos que são importantes e que você não pode deixar de prestar atenção.
Questões de segurança
Se você optar por aquecedores deve lembrar de ter certos cuidados como medida de segurança.
- Sempre mantenha o aparelho distante de materiais combustíveis (cobertores, lençóis, etc);
- Deixe o ar circular, tendo em vista que o calor excessivo afeta o oxigênio;
- Evite dormir com eles ligados;
- Desligue os aparelhos pelo botão antes de tirar da tomada;
- Não chegue muito perto dos aquecedores quando estiverem ligados, para não correr o risco de se queimar.
Espaço do cômodo
É necessário que você tenha em mente que quanto maior o cômodo mais eficiente precisa ser o seu aparelho. Nesse sentido ares-condicionados acabam levando a melhor.
Número de pessoas no ambiente
A quantidade de pessoas que está em um ambiente também influencia a sua escolha. Dessa forma, caso tenha uma menor quantidade e o ambiente for pequeno, o aquecedor conseguirá dar conta de esquentar todo mundo, porém se for um ambiente muito grande e cheio de pessoas, vale a pena considerar o ar-condicionado com uma maior potência de BTUs.
Economia e vida útil
Esse é um dos aspectos mais importantes para a maioria dos consumidores. Quando pensamos no valor que será investido, os aquecedores são bem mais baratos, ainda mais por não possuírem gastos extras de instalação. No entanto, em relação a vida útil e às possibilidades de uso, os ares-condicionados ficam em vantagem, tendo em vista que eles são mais seguros, têm uma durabilidade maior e são úteis em todas as estações do ano.
Agora ficou mais fácil decidir qual produto escolher e assim se preparar para o inverno. Dê uma olhada na seção de climatização do site da WebContinental para comparar todos os produtos disponíveis antes da sua compra.