Eletrodomésticos

Cooktop: Como funciona

Cooktop -Como funciona
Escrito por WebContinental

Uma das tendências de eletrodoméstico mais modernas e elegantes disponíveis atualmente, o cooktop tem o poder de tornar a sua cozinha muito mais charmosa, prática e organizada. Se você está pensando em instalar esse tipo de fogão no seu lar, então confira os principais tipos de cooktop, como funciona cada um deles e qual o modelo mais indicado para cada tipo de cozinha – e cozinheiro.

Os tipos de cooktop

Hoje existem três formas de cooktop, diferenciados pela forma com que esquentam os alimentos e pela fonte de energia; são eles: o cooktop a gás, o cooktop elétrico e o cooktop por indução. Todos eles trazem as vantagens desse tipo de fogão, que são o design bonito e funcional, maior praticidade e agilidade na hora de cozinhar e também facilidade para limpá-lo (porque não possuem laterais que precisam ser limpas).

Cooktop - Como funciona

Cada um desses modelos pode ter uma série de variáveis, como número de bocas, funções extras (por exemplo, desligamento automático, botões sensíveis ao toque, entre outros), cor do acabamento etc. Por isso, na hora de escolher um cooktop, é importante não levar em conta apenas a tecnologia usada no seu funcionamento, mas também essas outras propriedades do modelo que lhe interessa. Assim você tem a certeza de levar para casa um modelo que vai deixar tudo mais prático, fácil e bonito na cozinha.

Para saber mais sobre como os cooktops podem ser incorporados na sua cozinha – e também algumas dicas sobre com o que você precisa ter atenção -, confira este post aqui do blog.

Abaixo você sabe mais sobre as principais diferenças entre cada um dos tipos de cooktops.

Cooktop a gás

Esse é o modelo mais comum desse tipo de fogão, que funciona alimentado com gás de cozinha. Por isso, é um dos mais escolhidos, já que é possível usar a mesma fonte de gás do seu antigo fogão normal. Além disso, é o tipo de cooktop mais democrático, pois é compatível com todos os tipos de panelas – um diferencial com relação aos outros modelos, como você verá mais em frente nesse post – e geralmente possui preços mais acessíveis. Com o cooktop a gás, também é possível cozinhar mesmo quando não há quedas de energia elétrica.

Cooktop - Como funciona

O lado ruim é que o cooktop a gás não possui uma performance acima do normal quando o assunto é cozinhar os alimentos rapidamente – ou seja, ele é quase um fogão normal, mas, claro, mais prático e bonito.

Cooktop elétrico

Esse tipo de fogão cooktop é alimentado somente por eletricidade. Seu principal diferencial é a superioridade sobre o modelo a gás tanto na performance quanto na praticidade e até mesmo no design. O modelo elétrico tem a superfície totalmente plana (ele não conta com grades), o que dá um visual ainda mais charmoso, moderno e também traz mais praticidade na hora de limpá-lo. Além disso, o cooktop elétrico ainda aquece os alimentos mais rapidamente, possui controle muito preciso da temperatura e traz funções de desligamento automático e timer.

Cooktop - Como funciona

Porém, ele não é perfeito. Suas principais desvantagens são o uso restrito de alguns tipos de panela e também a demora em esfriar, o que pode gerar acidentes – especialmente para quem é mais descuidado ou tem filhos pequenos. Por ser plano, esse modelo de cooktop só funciona com panelas que possuam fundo reforçado e reto, como panelas de aço.

Cooktop por indução

Esse modelo é um fogão elétrico, porém, pode ser considerado um tipo à parte de cooktop devido a forma como ele aquece os alimentos: ele utiliza a eletricidade para gerar um campo magnético quando a panela entre em contato com a superfície do cooktop, o que mantém todo o calor na parte inferior da panela. Assim, os alimentos cozinham com uma velocidade muito maior graças a essa eficiência na manutenção da temperatura.

Cooktop por indução

O cooktop por indução também oferece os recursos de controle da temperatura dos modelos elétricos, porém, ele é ainda mais seguro já que o campo eletromagnético se desfaz assim que a panela é retirada da superfície do cooktop, que então se resfria muito mais rapidamente. O lado ruim desse modelo é que essa tecnologia só funciona com panelas panelas magnéticas com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido; e além disso o modelo por indução costuma ser o mais caro do mercado.

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com