Por dentro das barbearias: por que fazem tanto sucesso?

Homem cortando o cabelo no barbeiro

As barbearias são estabelecimentos que existem há muito tempo, mas nem sempre tiveram o formato que conhecemos hoje. Para alcançar esse sucesso, tiveram que se reinventar e se transformar em verdadeiros salões especializados, além de adicionar outros serviços para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes.

Conheça abaixo a origem das barbearias e descubra mais sobre o assunto!

A origem das barbearias

Apesar de estar em alta nos dias de hoje, a profissão de barbeiro tem uma história bastante antiga, com indícios de que surgiu na Grécia Antiga, entre os séculos XVII e XVIII. Naquela época, a função desses profissionais não se resumia a aparar cabelos e barbas, já que também realizavam pequenas cirurgias, como extrações dentárias, o que os fazia ser conhecidos como barbeiros-cirurgiões. Eram pessoas com grandes habilidades manuais, sendo considerados os curandeiros da sociedade.

Com o tempo, os barbeiros abandonaram o lado cirurgião para dedicarem-se apenas aos cuidados da estética masculina. Foi em 1850, nos EUA, que surgiu a primeira cadeira de barbeiro, com lugar para os pés e suporte para a cabeça. Desde então, as barbearias tornaram-se lugares procurados pelos homens não só para cuidar da aparência, mas também para interagir e colocar os assuntos em dia.

As barbearias modernas

Ao se deparar com um público cada vez mais exigente, o setor das barbearias precisou se reinventar, investindo em novos modelos de estabelecimento que oferecem muito mais do que cortes de barba e cabelo. Hoje, os homens encontram espaços modernos que unem cuidados estéticos e entretenimento, onde podem ter acesso a serviços personalizados em um ambiente exclusivo.

Nessas novas barbearias, que tornam-se cada vez mais procuradas, é possível encontrar mesas de sinuca, bares e até estúdios de tatuagem, proporcionando aos clientes uma experiência diferenciada e prazerosa. Com isso, ir até o barbeiro se transformou em uma oportunidade de relaxar, tomar uma cerveja e ainda sair com o visual renovado.

Você sabia?

O poste giratório listrado de vermelho, branco e azul (barber pole, em inglês) é um símbolo clássico das barbearias, facilmente identificado no mundo todo. Hoje é utilizado como referência de estilo, mas na época em que surgiu tinha outra finalidade. Seu objetivo era informar aos clientes de que ali se encontrava um barbeiro-cirurgião, que fazia não apenas cortes de barba e cabelo, mas também procedimentos cirúrgicos.

Gostou de saber mais sobre a história por trás das barbearias? Confira também a loja da WebContinental e encontre itens de barbearia para ter os melhores cuidados com a barba e os cabelos.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com