Dia da Mentira: conheça a origem da data

Dia da mentira: saiba tudo sobre a data

Fonte: Rawpixel

Quem não gosta de pregar uma boa piada nos amigos, colegas de trabalho ou familiares, não é mesmo? E para isso existe até um data comemorada internacionalmente conhecida como Dia da Mentira, celebrada anualmente no dia 1º de abril. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre a origem dessa data e curiosidades da brincadeira pelo mundo.

A origem do Dia da Mentira

Há muitas teorias sobre como surgiu o Dia da Mentira, mas a principal explicação para este fato vem do século XVI. Nesta época, o Ano Novo era comemorado durante a semana dos dias 25 de março e 1 de abril, seguindo o calendário Juliano, que era utilizado na época. Porém, no ano de 1564, o rei da França instituiu um novo calendário, o Gregoriano, que modificou a comemoração do ano novo para o dia 1º de janeiro, como conhecemos hoje em dia. Contudo, muitas pessoas demoraram para se acostumar com a nova data e continuaram comemorando no começo de abril.

Os que sabiam que o calendário havia sido modificado passaram a fazer graça com os que resistiam à mudança. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1º de abril.

Surgida na França, a mania de pregar peças neste dia percorreu o mundo todo e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais antigos e famosos aconteceu em 1848. Um jornal da época chamado “A Mentira” noticiou o falecimento do imperador do Brasil Dom Pedro II. A publicação teve que ser desmentida após dois dias com uma nota alegando que era apenas uma brincadeira de 1º de abril.

A brincadeira pelo mundo

Na França quem cai nas brincadeiras é chamado de “poisson d’Avril”, ou um “peixe de abril”, já que para as crianças e adolescentes é comum prender um peixe de papel nas costas daqueles de quem se quer zombar. O país leva tão a sério a data que tem até uma coleção de cartões postais do Dia da Mentira exposta no Museu de Dieppe Castelo, um acervo todo dedicado às “mentirinhas”.

Nos Estados Unidos, se comemora o April’s Fools Day. O pessoal gosta tanto de pregar uma boa brincadeira por lá que existem até programas de TV completamente dedicados a isso. Um fato marcante relacionado ao April’s Fools Day aconteceu em 1957, quando o canal BBC apresentou uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete e a população realmente acreditou e se interessou pela excentricidade.

No Brasil a brincadeira chegou trazida pelos portugueses e perdura até hoje com muitas mentirinhas entre amigos e também publicações em meios de comunicação que “zoam” com seus leitores.

Se prepare para pregar peças nesse dia e também para não cair nas “mentiras” dos seus amigos! E não deixe de ficar por dentro das promoções da WebContinental que são tão incríveis que parecem até brincadeira de 1º de abril. Passa lá e confere!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com