Ar-condicionado quente gasta mais?

Ar-condicionado quente gasta mais?

Nos períodos mais frios é comum utilizar mais o ar-condicionado quente em casa. No entanto, sempre surge na nossa mente a seguinte dúvida: será que o ar-condicionado quente gasta mais energia? Esse tipo de eletrodoméstico acaba gerando mais custos na conta de luz? Pensando nisso, trouxemos as respostas que você precisa e ainda damos algumas dicas de como fazer uma boa escolha para o seu inverno. Confira!

Como funciona o ar-condicionado quente?

Muitas pessoas partem da ideia de que o ar-condicionado precisa fazer mais força para esquentar, o que por sua vez consome mais energia elétrica, certo? Errado. Na verdade, os ares-condicionados têm o mesmo princípio de funcionamento, tanto para resfriar, quanto para aquecer um ambiente.

O funcionamento do ar-condicionado quente acontece da seguinte maneira: o ar frio é retirado do ambiente, e logo após o aparelho bombeia e libera o ar quente para o cômodo, realizando essa troca de ar até atingir a temperatura ideal. Quando usamos o ar-condicionado na opção de resfriamento, o princípio é o mesmo, trocando apenas o ar quente pelo frio.

Então, na verdade, o que faz que um ar-condicionado gaste mais é quando ele precisa fazer um esforço maior, como quando se quer esquentar um ambiente que está muito frio ou quente. Portanto, o consumo de energia está relacionado com a dificuldade para alcançar a temperatura desejada, a partir do trabalho do aparelho.

Os benefícios do ar-condicionado quente e frio

Ter um ar-condicionado quente e frio em casa traz mais praticidade e conforto para o seu dia a dia. Como o aparelho tem as duas funções, você poderá aproveitá-lo tanto nos dias mais rigorosos de inverno, quanto em dias extremamente quentes de verão. É um aparelho que vai deixar o seu cotidiano mais agradável, diminuindo a necessidade de outros itens para esquentar você.

Pensando na economia, os modelos inverter consomem menos energia. Além disso, esses aparelhos têm a capacidade de reduzir a umidade dos locais, que é comum nessa época do ano.

Como usar o ar-condicionado quente?

A seguir trouxemos algumas dicas para guiar você tanto na configuração do seu ar-condicionado, quanto na hora de comprar o seu aparelho.

  • Configuração do ar-condicionado quente: todos os ares-condicionados quente e frio possuem um botão intitulado “Mode” ou “Função”. Para utilizar o modo quente basta apertá-lo e selecionar o desenho de sol ou a palavra HEAT. Depois disso você só precisa ajustar na temperatura desejada (os modelos geralmente vão até 32ºC).
  • Economize: sempre mantenha portas e janelas fechadas quando usar o aparelho, para impedir a perda de ar. Além disso, escolha a potência certa para a sua demanda, para que o ar-condicionado não se esforce demais.

Leia mais em: Como escolher ar-condicionado!

Agora você já sabe como o ar-condicionado quente funciona, as vantagens de tê-lo em casa e que ele não gasta mais energia quando utilizado. Aproveite e veja também como fazer a manutenção do ar-condicionado no inverno, e fique por dentro de todos os produtos de climatização da WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com