Dia do Ciclista: tudo para pedalar com segurança!

Fonte: Freepik

Você sabia que desde 2018 é comemorado oficialmente o Dia Nacional do Ciclista em 19 de agosto? A data escolhida para a celebração foi em homenagem ao biólogo Pedro Davison, vítima de atropelamento enquanto andava de bicicleta. Por essa razão, o governo brasileiro aprovou a criação dessa data para promover a conscientização, educação e paz no trânsito.

Hoje é comum ver o uso da bicicleta como meio de transporte nos dias de semana e como lazer nos fins de semana. Seja você um ciclista casual ou que pedala diariamente, é importante respeitar o trânsito e estar preparado com segurança. Por isso, trouxemos para você algumas dicas do que você precisa para pedalar com segurança.

Tipos de bicicleta

O primeiro passo para pedalar com segurança é conhecer os modelos existentes e suas diferenças. Você precisa pensar para qual tipo de atividade e em que tipo de terreno pretende usá-la. Na WebContinental você encontra diversos modelos de bicicletas, como as que citaremos abaixo:

Bicicletas BMX

O modelo BMX significa Bicycle Motocross, e é próprio para corrida em pistas de terra (similares às versões motorizadas de motocross). As características principais delas são desempenho e velocidade. Essas bicicletas são menores e menos pesadas, com aros entre 20 e 24.

Bicicletas Dobráveis

Como o próprio nome diz, essas bicicletas são dobráveis, o que lhes confere praticidade na hora de armazenar e transportar. Podem ser levadas transporte público ou no carro, por isso são ótimas para grandes cidades. Apesar de terem aceleração mais rápida graças às suas rodas menores, não são muito eficientes para longas distâncias.

Bicicletas Elétricas

Também conhecidas como e-bikes, as bicicletas elétricas são movidas parcialmente ou totalmente por um motor elétrico. São ideais para quem não tem o preparo físico necessário para encarar longos trajetos, mas quer optar por um meio de transporte mais sustentável. Bicicletas elétricas andam em média 25 km/h, mas a autonomia pode chegar de 30 km/h a 40 km/h.

Bicicletas Freeride

Estas bicicletas são mais robustas, mas o peso elevado dela resulta em uma maior resistência na hora da pedalada. É característica das bicicletas freeride possuir marchas que permitem pedalar em diferentes terrenos. Por isso é uma ótima escolha para quem busca conforto.

Bicicletas Mountain Bikes

As Mountain Bikes também são conhecidas por MTBs ou Bicicletas de Montanha. Elas podem vir com um sistema de suspensão dianteira, de suspensão dianteira e traseira, ou full suspension, e ainda sem suspensão, também chamada de rígida ou hardtail.

Bicicletas Urbanas

Bicicletas urbanas são as bikes mais vendidas e mais populares no Brasil. Nelas o ciclista costuma pedalar um pouco mais em pé, o que confere estabilidade e conforto, mas que acabam dificultando o desempenho em subidas.

Não esqueça dos equipamentos de proteção!

Agora que você já conhece os diferentes modelos de bicicleta é importante se equipar com acessórios para sua proteção. O primeiro item que é essencial na hora de sair pedalando, independente do terreno ou da bike, é o capacete. Sem ele, os riscos são agravados em caso de queda.

Sua bicicleta também vai precisar de equipamentos para sua segurança. É indispensável adicionar à sua bicicleta a lanterna dianteira e o pisca traseiro. Caso você vá pedalar na cidade é preciso também de retrovisores e uma buzina. Ao pedalar durante a noite, você também deve investir em coletes refletivos, que aumentam a visibilidade para os motoristas que passarem dirigindo por você.

Pedalar é uma atividade física ótima para a saúde e uma excelente forma de lazer, mas é importante fazer isso com segurança. Esperamos que você tenha gostado das dicas e aproveite o Dia do Ciclista da forma que você mais gosta: pedalando muito! Precisando de uma bike nova ou acessórios para ciclismo, conte com a WebContinental!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com