Estamos a menos de dois meses da Black Friday 2023, a data mais aguardada pelos consumidores, sendo uma das mais importantes para o varejo no mundo inteiro. O período também é o mais competitivo e, ao mesmo tempo, o mais lucrativo para o setor de e-commerce brasileiro.
Entretanto, a última edição do evento comercial não foi tão boa e nem tão lucrativa como o esperado. Por isso, realizar uma análise dos principais dados que impactaram negativamente a Black Friday 2022 combinada com os resultados das vendas digitais é indispensável para que você, varejista, se prepare para a Black Friday deste ano.
E para te ajudar, a Webcontinental Marketplace preparou este artigo com os dados das principais pesquisas realizadas no período da campanha. E como as ativações da campanha podem influenciar o desempenho do seu e-commerce ao longo da Black em 2023. Confira:
Pesquisas demonstram uma queda de 23% no faturamento da Black Friday 2022
O levantamento realizado pela Confi.Neotrust revelou alguns dados de grande relevância para entendermos como foi o desempenho do setor de e-commerce no Brasil durante a Black Friday 2022. Assim, foi percebido que no decorrer dos dias 24 a 27/11, os e-commerces brasileiros registraram 10 milhões de pedidos. Tal índice corresponde a um valor 18% menor do que em 2021.
Dessa forma, o faturamento sofreu uma queda de 23% em relação ao ano anterior, resultando em R$ 6,15 bilhões. O ticket médio também foi mais baixo do que em comparação com o ano anterior, onde o valor dos pedidos se mantiveram na média de R$ 733,07, demonstrando uma queda de 5,9% do que em 2021. Este resultado também foi percebido pela NielsenIQ|Ebit, em conjunto com a Bexs Pay.
Juntamente, as companhias divulgaram em um relatório, que o faturamento bruto da sexta-feira, o dia oficial da Black Friday, diminuiu cerca de 23%. Ao todo, foram vendidos cerca de 28,8 milhões de produtos no dia, resultando em um déficit de 12,2% nas vendas em comparação com a mesma data de 2021.
Saiba mais: Descubra vantagens do Marketplace para alavancar as suas vendas
Entretanto, todos esses resultados negativos são reflexos dos cenários políticos, econômicos e comerciais que estavam vigentes no ano passado durante a Black Friday. E são eles que vamos analisá-los agora:
Copa do Mundo e cenário macroeconômico impactaram os resultados da Black Friday 2022
A Black Friday de 2022 foi uma Black atípica tanto para o varejo mundial quanto para o brasileiro. Afinal, a Copa do Mundo estava na sua primeira semana de jogos, o que impactou o setor de e-commerce. Dessa forma, com o evento futebolístico se tornando o destaque do momento, a quinta-feira de pré Black Friday (24/11), registrou a maior queda de faturamento. A Confi.Neotrust detectou que os varejistas brasileiros arrecadaram R$ 939 milhões em vendas. Ou seja, cerca de 36,3% menor que no mesmo dia no ano anterior.
Além disso, a sexta-feira, dia oficial da Black Friday, também apresentou um faturamento 28,1% menor do que em 2021, resultando em R$ 3,1 bilhões em vendas.
Porém, os cenários político e econômico também foram fatores decisivos para a queda do faturamento da Black Friday em 2022. No período, os brasileiros estavam enfrentando a alta da inflação e do dólar, o que contribuiu para uma menor oferta de crédito para o consumidor, além da instabilidade política.
A Black Friday 2022 foi diluída ao longo do mês de novembro
Os desafios causados pela Copa do Mundo e pela instabilidade macroeconômica, já eram esperados por muitos lojistas e grandes nomes do varejo brasileiro. Isso fez com que a Black Friday 2022 fosse “diluída” ao longo do mês de novembro. Com isso, diversas lojas anteciparam a sua campanha comercial, fazendo com que o resultado das vendas do acumulado do mês de novembro se tornasse o melhor para o período.
Com isso, mesmo com a baixa de 23% na receita da Black Friday, o e-commerce faturou R$ 16,5 bilhões em novembro. Tal índice representa 8,5% a menos do que em 2021. Mas também expõe uma queda menor do que a registrada somente no período oficial da Black Friday.
Além disso, uma semana antes do evento, houve uma antecipação expansiva de promoções e descontos disponibilizados pelos varejistas, o que resultou em uma alta de 6,7% em relação ao dia oficial da Black Friday em 2022.
Resultados dos principais setores varejistas
Agora que você já entendeu os principais fatores que contribuíram para a queda de vendas na Black Friday do ano passado, vamos entender como isso impactou os principais setores do varejo:
Para começarmos, os setores que mais faturaram durante a campanha de Black Friday de 2022 foram os de eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e informática respectivamente. O resultado foi divulgado pelo Grupo Locaweb e empresas parceiras.
Já em relação ao número de pedidos, o vencedor é o setor de moda e acessórios. Seguido da categoria de beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, eletroportáteis e utilidades domésticas. Vale ressaltar, que houve um aumento notório para a categoria de alimentação e bebidas. Este movimento foi ocasionado graças aos consumidores que se organizaram antecipadamente para ver os jogos da Copa do Mundo.
Comportamento do consumidor foi decisivo para os resultados
A maneira com que o consumidor pesquisa e realiza a sua compra varia de acordo com a categoria de produtos. Para se ter um exemplo, os e-commerces de um único segmento, correspondem a mais de 85% de visitas via mobile. Já em sites de e-commerces de multicategoria, as buscas em smartphones correspondem por apenas 56,1% de visitas.
Ao mesmo tempo, os setores de alimentação e supermercado foram os menos pesquisados em smartphones, resultando em 42,7%. Com isso, o consumidor demonstra que embora a maioria dos casos de compra dependam apenas da praticidade do celular, muitos produtos ainda necessitam de uma boa visualização em grandes telas.
Entretanto, graças aos investimentos em usabilidade como o UX e UI dos sites e aplicativos mobile, a All In apontou que houve uma redução de 12,8% no abandono de carrinho em relação a 2021. Para isso, os varejistas digitais investiram em oportunidades. Seja em cupons de descontos e redução de frete para conquistar o cliente no momento da pesquisa de produtos.
Customer Experience: Encantando clientes através da experiência
Fidelização e o PIX salvaram os resultados da Black 2022
A fidelidade dos clientes estava em alta na Black Friday do ano passado. Cerca de 7,1% dos consumidores realizaram as suas compras nos mesmos e-commerces do ano anterior. Isso também demonstra que as ações de relacionamento com o cliente praticadas ao longo do ano, realmente são promissoras.
Além disso, o PIX foi um dos grandes destaques da modalidade de pagamento, visto que a preferência dessa forma de pagamento aumentou 142,87% em relação a 2021.
O atendimento via WhatsApp também se destacou consideravelmente durante o período da campanha. Isso fez com que 90,87% das solicitações anteriores ao evento fossem atendidas através deste canal. Já ao longo da campanha, 91,49% dos atendimentos também foram por WhatsApp, consolidando este canal como o preferido pelos consumidores.
Como evitar os mesmos erros em 2023?
Como podemos verificar, os resultados do ano passado não atingiram as expectativas do varejo digital. Dessa forma, é necessário aprimorar os serviços e se preparar para que os erros não voltem a acontecer.
Ao mesmo tempo, a Black Friday de 2023 terá o mês de novembro sem nenhuma interferência de outros eventos externos. O que certamente fará com que a maior campanha do varejo volte a ser o principal foco do período. Entretanto, é indispensável que você, varejista, entenda as tendências de consumo e elabore estratégias para o seu negócio.
Disponibilizar diversas formas de pagamento, em especial o PIX na sua loja virtual, é uma das melhorias que precisam ser realizadas antes do lançamento da campanha de Black. Além disso, a usabilidade também precisa ser aprimorada. Uma vez que na campanha do ano passado, a Sofist monitorou o desempenho de 146 lojas online. Onde 56 e-commerces permaneceram mais de 15 horas fora do ar por conta de problemas técnicos. Tal ocorrência custou R$ 48,4 milhões aos varejistas. E isso não pode acontecer este ano!
Já para atrair o público e conquistar clientes, é necessário investir na otimização dos canais de atendimento e treinamento de equipe. Apostar em promoções, cupons de descontos e frete grátis também se fazem necessários. Já que a competitividade também tende a aumentar.
Conte com a Webcontinental Marketplace!
E se você quer se preparar ainda mais para ter sucesso nos resultados da Black Friday 2023, conte com a Webcontinental Marketplace! Aqui você encontra tudo o que é preciso para aumentar as suas vendas através de uma equipe humanizada. Pronta para lhe atender!
Além disso, através do nosso Canal de Marketplace, conectamos o seu negócio a mais de 200 milhões de pessoas. E para te deixar ainda mais atualizado(a), nós preparamos diversos conteúdos exclusivos para você nas nossas redes sociais. Então aproveite e siga o nosso Instagram, Facebook e Linkedin.