Como organizar uma sala pequena: 7 dicas imperdíveis para aplicar no seu lar!

A sala é um dos espaços mais importantes do lar, pois é nela que as pessoas socializam, se divertem, têm um momento de lazer e relaxam depois de um longo dia. Por isso, essa área precisa ser confortável, aconchegante e, claro, muito funcional – mesmo quando for compacta.

Se a sua sala de estar é pequena e você está tendo dificuldades em decorá-la, pode ficar mais tranquilo: separamos algumas dicas para você organizar o espaço de um jeito prático e eficiente. Confira!

Truques para organizar a mobília da sala compacta

 

1 – Meça o ambiente

Homem medindo um espaço com uma trena

Fonte: Getty Images

Um dos pontos fundamentais de uma sala arrumada e confortável é a presença harmônica da mobília. Isso significa dizer que, especialmente em um espaço compacto, é importante que os móveis:

  • sejam funcionais;
  • tenham tamanho apropriado;
  • e não estejam em quantidade desnecessária.

Para conseguir garantir isso o primeiro passo é saber exatamente quanto espaço você tem disponível. Então é muito importante verificar as medidas do cômodo e, assim, ter uma ideia clara do que poderá ser disposto nele adequadamente.

2 – Opte por móveis planejados

Móvel planejado em uma sala

Fonte: Pinterest

Com essa informação, é possível colocar na prática uma das dicas mais eficientes de organização da sala pequena (embora, às vezes, difícil de ser realizada): escolher móveis planejados para o ambiente.

Essa é a maneira infalível de contar com uma mobília que se acomode perfeitamente na sala de estar, aproveitando ao máximo os espaços e garantindo que o ambiente seja aconchegante.

Mesas de centro, sofás, nichos, poltronas e demais móveis podem ser adquiridos de acordo com a metragem do cômodo. Assim, você evita acabar com uma sala “atravancada”, sem espaço para o fluxo das pessoas e consegue criar uma sensação de amplitude.

3 – Dê preferência para uma mobília multifuncional

Painel de TV multifuncional

Fonte: Pinterest

Além de feitos sob medida, o ideal é que a sala tenha itens multifuncionais – ou seja, móveis que possam ser usados de diferentes formas ou, ainda, executar múltiplas funções.

Um painel para TV que acopla um nicho, um pufe também usado como mesinha de centro etc. Isso traz praticidade para a sala, maximiza o aproveitamento dos espaços e, além disso, cria um visual moderno e descolado.

Com esse truque, é possível fazer mais com menos, e manter o ambiente aconchegante e requintado sem ter que necessariamente sacrificar o espaço de circulação das pessoas pelo cômodo.

Dicas de decoração para a sala pequena

 

1 – Seja minimalista

Sala com decoração minimalsita

Fonte: Pixabay

Na decoração de uma sala compacta, menos é mais. Portanto, evite exageros, como:

  • dispor muitos elementos decorativos em uma área pequena;
  • ter diversos estilos aplicados no mesmo ambiente;
  • criar um visual colorido em excesso.

Essa orientação também se aplica aos móveis: tenha somente os realmente fundamentais e se livre daquilo que é dispensável. Um design de ambiente clean e comedido é o mais indicado para essas situações.

2 – Invista em cores claras

Sala decorada com cores claras

Fonte: Pinterest

Para locais pequenos o melhor é optar por cores claras e neutras, como branco, bege e cinza, pois elas criam uma sensação de amplitude e maximizam a iluminação, dois pontos fundamentais em uma área com pouca metragem.

Essa dica pode parecer básica e simples, mas manter as paredes da sala nesses tons ajuda muito a deixar o cômodo com um aspecto mais confortável e aconchegante.

3 – Detalhes em cores vibrantes

Sala mostrando os detalhes da decoração em cores vibrantes

Fonte: Pinterest

Porém, isso não quer dizer que o ambiente precisa ser sem graça e sem cor. Detalhes e itens decorativos, como luminárias, almofadas, porta-retratos, entre outros, são o toque especial na decoração e, por isso, podem contar com cores vibrantes e alegres.

Assim você consegue um visual cheio de personalidade e estilo sem comprometer a funcionalidade do ambiente e, de quebra, cria uma decoração moderna e divertida, o que cai muito bem nesse espaço de socialização e descontração.

4 – Disponha espelhos

Sala decorada com espelho

Fonte: Decorando a Sala

Outro truque para aumentar a sensação de amplitude e fazer com que a sala de estar pareça maior do que ela é realmente é contar com alguns espelhos no ambiente. O reflexo, além de fazer com com que a luz natural do ambiente seja maximizada, gera a impressão de que o espaço é mais amplo.

Veja como montar um barzinho na sala

Com apenas alguns truques e dicas fica muito fácil deixar a sala, mesmo uma pequena, mais organizada e confortável. E lembre-se que na hora de mobiliar o ambiente você pode contar com a WebContinental: temos as melhores condições de pagamento do mercado!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com