Após escolher qual o melhor modelo de coifa, é bastante comum que surjam dúvidas sobre como instalar coifa de parede e também de ilha. Ambos os modelos desse eletrodoméstico têm suas características, e, também, necessidades na hora de instalar.
Para você ter certeza de que a sua coifa está aplicada de forma correta na sua cozinha, confira nossas dicas!
Funcionalidades de uma coifa
Como o próprio nome indica, a coifa de parede precisa ser aplicada na parede, por isso, é indicada para quem possui aquele fogão clássico, que fica encostado na parede. Quem tem um cooktop – aquele fogão moderno instalado em um armário ou nicho – pode optar pela coifa de ilha, que se conecta somente ao teto da cozinha.
Essas opções de mercado trazem mais diversidade para você escolher aquele modelo que melhor se adapta à sua cozinha. Além disso, a mesma coifa pode ter duas funções diferentes: depurador e exaustor. E a forma como você pretende utilizar esse equipamento influencia também na sua instalação! Confira mais detalhes sobre as formas de operação de uma coifa.
Depurador: A coifa funciona como um filtro de ar: nela entra o ar “sujo” (com resquícios e odores do que foi preparado, como frituras, por exemplo) e, após passar por uma série de filtros (metal e/ou carvão, dependendo do modelo) dentro da coifa, esse ar retorna para o ambiente.
Por isso, essa função não é tão eficiente em eliminar os odores do espaço – no entanto, apresenta a vantagem de ter uma instalação mais fácil e prática.
Exaustor: Para utilizar a coifa com essa finalidade, é preciso haver uma saída de ar que vá da coifa até o exterior do lar (geralmente através do teto). Isso porque, diferente de quando opera apenas como depurador, a coifa exaustor suga aquele ar “sujo” e expeli ele no exterior, ao mesmo tempo em que permite a entrada de ar fresco na cozinha, através de um duto de ar.
Essa característica traz muito mais eficiência e praticidade na hora de deixar a cozinha livre de odores, mesmo aqueles mais “fortes”, como de frituras. Por isso, uma coifa com a função de exaustor é indicada para quem tem cozinha integrada com a sala de jantar, evitando assim que cheiros desagradáveis fiquem no ambiente! O lado ruim é que isso dá mais trabalho na hora da instalação.
Como instalar coifa de parede
O principal ponto na hora de instalar uma coifa é seguir as instruções indicadas no manual do produto. Além disso, é comum que o serviço de instalação seja também oferecido juntamente com a própria coifa – o que deixa tudo muito mais fácil.
Se a sua ideia é utilizar a coifa com a função de exaustor, é recomendável que busque o serviço de um profissional especializado. Nesse caso é necessário instalar um duto de ar e isso gera alterações na estrutura da cozinha (o famoso quebra-quebra no teto).
Se o uso da coifa for de depurador, a instalação pode ser feita por você mesmo – mas lembre-se de seguir estritamente as instruções do manual! A coifa de parede precisa ser anexada em uma parede, já os modelos coifa de ilha podem ser instalados no forro sem estarem presos a uma parede.
Lembre-se: você não pode instalar um modelo parede como se fosse um modelo ilha e vice-versa!
Confira um passo a passo resumido de como instalar a coifa.
- Antes, abra o espaço (na parede ou no teto) pelo o qual passará o duto de ar e, além disso, também já defina o espaço em que será instalada a tomada.
- Fixe o duto na flange de conexão e depois posicione-o no local em que será instalado.
- Parafuse as presilhas de fixação da coifa na parede.
- Coloque a coifa no local e encaixe-a com firmeza nas presilhas.
- Depois é só fazer o acabamento, limpar a coifa e prontinho!
Alguns pontos que merecem atenção na instalação da coifa:
- a distância entre o fogão e coifa precisa ser de, no mínimo, 65cm;
- a coifa deve cobrir toda a extensão do fogão, garantindo assim mais eficiência;
- o duto de ar, quando utilizado, precisa ter no mínimo 15cm de diâmetro;
- quanto menor o tamanho do duto (quanto mais curto o caminho da coifa até o exterior da cozinha), mais eficiente será a retirada de ar impuro;
- é preciso haver uma tomada centralizada e a uma distância de, no máximo, 2,3m do chão.
Pronto, agora você conhece alguns itens essenciais sobre como instalar coifa de parede e de ilha para garantir que o seu modelo funcione corretamente, com eficiência e segurança! Quer mais dicas?
Então veja só nove dicas de como fazer a limpeza e manutenção desse aparelho de forma rápida e fácil!
- Primeiro, antes de realizar a limpeza, sempre desligue o disjuntor.
- Não use produtos abrasivos (palhas de aço, por exemplo) ou produtos de limpeza em pó, pois podem danificar o inox.
- Ao limpar o painel, use apenas um pano úmido com água e detergente – assim você evita danificar os indicadores de funções e velocidades.
- Limpe a parte externa da coifa com um pano macio e limpo e detergente; mas lembre-se de secar bem.
- A parte interna pode ser limpa com querosene, e também precisa ser muito bem seca.
- Para manter o inox brilhoso por mais tempo, use produtos feitos para esse material (como vaselina líquida diluída).
- Com o mesmo objetivo, também é importante escovar respeitando o sentido da textura do inox, e nunca com movimentos circulares!
- Retire e lave os filtros metálicos semanalmente com água quente e detergente neutro.
- Já os filtros de carvão não podem ser lavados, eles precisam ser substituídos a cada três meses, em média.
E se você ainda não adquiriu uma para a sua cozinha, então não perca tempo e confira nossas ofertas de coifas! Além de vários modelos e marcas, você ainda conta com condições de pagamento especiais!