Como economizar energia elétrica no inverno?

Como economizar energia elétrica

Fonte: FreePik

No inverno, é normal que exista um aumento no uso de aparelhos elétricos para garantir maior conforto durante os dias frios. Isso significa também um aumento no consumo de energia elétrica, podendo causar um impacto no bolso do consumidor que não estiver bem preparado. Para controlar esses gastos, confira as dicas que a WebContinental separou sobre como economizar energia em sua casa.

Lareira, Calefator e Aquecedor – Descubra o melhor para a sua casa

Chuveiro elétrico

A gente sabe que, nos dias frios, um banho quente e longo pode ser muito agradável. Contudo, além de gastar água, o chuveiro no modo inverno é um dos maiores vilões do consumo de energia, já que precisa de sua potência máxima para aquecer. Por isso, invista em banhos mais curtos e aproveite os dias mais quentes para diminuir a temperatura da água.

Ar-condicionado ou aquecedor

Na hora de aquecer os ambientes, mantenha-os fechados para evitar a infiltração de ar frio e para permitir que o aparelho alcance a temperatura ideal com mais facilidade, gastando menos energia. Lembre que quanto mais alta for a temperatura que você selecionar, maior será o esforço (e consumo) do aparelho. O ideal é manter entre 21ºC e 25ºC.

Ligue o ar-condicionado ou aquecedor apenas quando estiver no ambiente, e evite deixar ligado durante a noite inteira. Confira se o tamanho do espaço que você pretende aquecer e a potência do seu aparelho são compatíveis. Além disso, se o ambiente for grande demais, o aparelho levará muito tempo para atingir a temperatura esperada e o consumo de energia será maior.

Leia também: Ar-condicionado ou aquecedor: qual a melhor opção?

Máquina de lavar e secar roupas

Essa é uma dica que vale para o ano inteiro, mas especialmente no inverno. Programe-se para acumular as roupas e lavá-las em quantidades maiores, usando a capacidade total da máquina de lavar. Mas cuidado para não ultrapassar o limite, pois pode estragar o equipamento, além de consumir mais energia! Outra dica é utilizar sempre água fria durante a lavagem, pois a resistência responsável pelo aquecimento da água pode consumir o dobro de energia.

Geladeira

Com as temperaturas mais baixas, a geladeira não precisa de sua potência máxima para refrigerar os alimentos. Durante os meses de inverno, lembre de ajustar o termostato para que o aparelho consuma menos energia. Outra dica é garantir que as borrachas de vedação das portas estão funcionando corretamente, evitando gastos desnecessários.

Confira também: Geladeira mais econômica: os modelos com selo Procel A

Na hora de comprar novos produtos, escolha aqueles que apresentam o Selo Procel de Economia de Energia, pois são os mais econômicos do mercado. Além dos cuidados com os eletrodomésticos, aproveite os dias ensolarados para abrir as cortinas e deixar o sol entrar. Dessa forma, você terá uma ótima fonte de aquecimento natural.

Gostou das dicas da WebContinental? Agora ficou mais fácil se manter aquecido durante o inverno sem aumentar tanto os gastos com energia elétrica. Aproveite para conferir a seção de climatização do nosso site e encontrar as melhores ofertas de produtos para aquecer sua casa.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com