Como desinstalar um ar-condicionado corretamente?

Muitas vezes queremos levar o ar-condicionado para outro cômodo da casa ou até mesmo para uma nova residência, porém começam a surgir dúvidas de como desinstalar o aparelho sem gerar danos ou problemas. Por conta disso fizemos esse post para explicar o que é necessário para uma desinstalação segura, com facilidade e eficiência. Confira!

Contrate um profissional qualificado

Se você quiser garantir a integridade do aparelho e que ele vá continuar funcionando normalmente, é imprescindível que você contrate um profissional qualificado para fazer a desinstalação do seu ar-condicionado. Apenas uma pessoa com bastante experiência pode garantir que a desinstalação será realizada da maneira correta.

Além disso, apenas esse profissional poderá fazer uma avaliação do seu ar-condicionado antes de removê-lo do local. Assim você fica sabendo se ele precisa de alguma manutenção ou se há algum problema técnico que impeça uma nova instalação, por exemplo.

Realize uma limpeza profunda no ar-condicionado

A limpeza profunda do ar-condicionado é uma das etapas mais importantes na desinstalação. Independentemente do modelo, após a retirada do aparelho será necessário higienizar desde o filtro até as partes interna, externa e serpentina. Para uma limpeza eficaz, basta utilizar água e sabão.

A seguir vamos explicar como funciona a desinstalação dos principais modelos de ar-condicionado.

Como desinstalar ar-condicionado janela?

O ar-condicionado janela possui apenas uma parte e por isso a sua desinstalação é mais fácil e simples. Depois de desligá-lo da tomada, são utilizadas chaves philips e de fenda para desparafusar o aparelho da parede.

Com a saída do aparelho a parede ficará com um buraco aberto. Por essa razão, será necessário comprar materiais de construção para fechar esse espaço após a desinstalação.

Como desinstalar ar-condicionado split?

No caso do ar-condicionado split a desinstalação é um pouco mais complexa. Como você já deve saber, esse modelo possui duas partes: a parte interna (evaporadora) e a parte externa (condensadora).

Nesse contexto o primeiro passo será retirar todo o gás refrigerante da parte interna e colocá-lo em outro local. O gás poderá ser armazenado na própria condensadora do aparelho ou em um cilindro externo. Feito isso, desliga-se o disjuntor e são retiradas as tubulações. Para finalizar, remove-se o dreno do ar-condicionado e são desparafusadas a condensadora e a evaporadora.

Como dito anteriormente, a desinstalação deve sempre ser realizada por um profissional, mas é importante que você entenda o que está sendo feito para acompanhar e garantir que está tudo certo.

Dicas e cuidados na desinstalação

A seguir trouxemos algumas dicas e cuidados que vão ajudar você a preservar o seu ar-condicionado e garantir uma desinstalação segura.

  • Sempre avalie o estado das tubulações: provavelmente o seu ar-condicionado será instalado novamente em outro cômodo. Pensando nisso é essencial que você avalie o estado das tubulações antes de usá-las de novo.
  • Nunca desinstale enquanto estiver na tomada: é imprescindível tirar o ar-condicionado da tomada antes de qualquer ação, tanto por medidas de segurança pessoal quanto para não correr o risco de prejudicar o aparelho.
  • Meça a pressão e corrente do aparelho: uma das maneiras de descobrir se o seu ar-condicionado está funcionando é medindo a sua pressão e corrente. O manômetro é uma ferramenta que consegue mensurar a pressão dos gases do seu aparelho e por isso mostra se há alguma irregularidade com a máquina. Solicite essa medição ao profissional que fizer a desinstalação.
  • Procure postos de reciclagem para descarte: no caso de descarte do ar-condicionado é muito importante que você procure postos de reciclagem especializados. A ABREE (Associação Brasileira de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) pode ajudar você nesse processo com instruções sobre os pontos de coleta.

Agora você já sabe como desinstalar o seu ar-condicionado corretamente. Além disso, está por dentro de dicas úteis sobre cuidados e preservação. Aproveite para conferir os serviços especializados de instalação e manutenção de ar-condicionado oferecidos no site da WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com