Coifa ou Depurador?

Escolher entre coifa ou depurador não é difícil, o importante é saber qual deles se adapta melhor às suas necessidades. Para isso, é necessário conhecer alguns aspectos técnicos sobre utilização, instalação e diferentes modelos de cada aparelho.

Para acabar com suas dúvidas e ajudar na hora da compra, separamos algumas dicas sobre como escolher a melhor coifa ou depurador.

Coifa ou depurador: entenda a diferença entre cada um

Quem adora cozinhar sabe como é desagradável a fumaça e o cheiro forte que ficam no ambiente dependendo do alimento que se está preparando. Infelizmente, esses resíduos são praticamente inevitáveis no caso de frituras, por exemplo, e a única alternativa é removê-los do ambiente.

Mas como? A solução é instalar uma coifa ou depuradorqual escolher?

Coifas

As coifas, geralmente, possuem um tamanho maior e funcionamento mais complexo, o que as torna mais indicadas para ambientes espaçosos e que contem com a disponibilidade de você instalar uma tubulação que ligue o aparelho com o ambiente externo.

Isso porque a coifa opera sugando o ar da cozinha e, através dessa tubulação, expelindo-o no lado de fora do seu lar ao mesmo tempo em que suga ar puro do exterior do ambiente para a cozinha. Assim, o equipamento tem a capacidade de renovar o ar da peça, removendo odores e impurezas em até 90%.

Coifa embutida no teto da cozinha

Fonte: Pinterest

No entanto, é preciso levar em conta que alguns apartamentos já estão preparados para esse tipo de equipamento, enquanto outros, principalmente os mais antigos, não. Se o seu lar não possui uma “espera” para coifas, é preciso consultar a administração do prédio (pois criar essa saída acarreta em alteração da fachada do edifício) e adaptar o espaço para receber a coifa, o que gera gastos.

Nesses casos, é possível instalar a coifa apenas no modo depurador. Assim, ela não substitui o ar do ambiente, mas somente filtra-o (através de filtros de metal, carvão e, dependendo do modelo, outras tecnologias).
Com esse funcionamento, a remoção de odores e impureza pode perder de 15% a 30% daquela capacidade máxima indicada pelo fabricante – ou seja, é menos eficiente do que o modo padrão da coifa (também chamado de modo exaustor).

Modelos de coifa:

As coifas podem ter dois designs distintos: o modelo de ilha e o de parede. A coifa de ilha é a mais moderna e tem visual bastante diferenciado, sendo instalada diretamente no forro; por isso, ela combina mais com cozinhas no estilo americano, com ilhas.

Coifa modelo ilha

Fonte: WebContinental

Já a coifa de parede, como o nome indica, é instalada na parede e combina com cozinhas cujo design é mais clássico (com o fogão encostado na parede).

Coifa de parede

Fonte: WebContinental

Depuradores

Os depuradores de ar, como você viu, também sugam o ar, mas não o jogam pra fora. Ele é filtrado e devolvido ao ambiente, e por isso esse tipo de aparelho não necessita de uma saída externa de ar. As grandes vantagens dos depuradores são o seu preço mais acessível e a fácil instalação (não precisa da tubulação ligada à área externa).

O lado ruim fica por conta do fato desse tipo de aparelho só poder ser instalado em uma parede – portanto, não se adapta bem a cozinhas com ilha.

Depurador instalado em uma cozinha

Fonte: Pinterest

Os depuradores de ar utilizam filtros de alumínio ou inox, que podem ser lavados, e também um filtro de carvão ativado, que deve ser trocado de periodicamente para garantir a melhor performance possível.

Depurador branco

Fonte: WebContinental

Eficiência e Vantagens: comparando os modelos

Analisando somente a performance de cada aparelho, as coifas costumam ser mais eficientes. Ao jogar o ar para fora, elas eliminam quase que completamente o cheiro e a gordura do ambiente. Elas ainda levam vantagem também no quesito estética, e algumas podem ser utilizadas como depuradores, apenas filtrando o ar.

Gráfico explicando o funcionamento de coifas e depuradores

Por outro lado, os depuradores funcionam bem para eliminar a gordura, pois filtram e o devolvem o ar ao ambiente, e contam com instalação fácil e prática. No entanto, não são tão eficientes em se tratando de odores. Além disso, conforme os filtros de carvão vão ficando sujos, eles têm sua eficiência reduzida.

Mas a capacidade de limpar o ar não pode ser o único critério levado em conta na hora de escolher entre um ou outro. Também é necessário levar em conta as suas necessidades, a realidade do seu lar e quanto você pode investir.

Para quem não precisa de tanta performance e procura por uma opção mais acessível, o depurador de ar pode ser considerado o modelo mais vantajoso.

Certo, mas qual escolher, coifa ou depurador?

Como você viu, coifas e depuradores possuem características, vantagens e desvantagens, e ambos são excelentes escolhas quando utilizados no ambiente mais propício para as suas individualidades. Portanto, na hora de decidir qual é o melhor para a sua cozinha, escolha sempre o que lhe trouxer melhor custo- benefício e facilidade de instalação!

Considere alguns aspectos que ajudam a tomar a decisão, como o tamanho da cozinha, como você prepara os alimentos (quantidade, frequência e tipo de receitas), e a estrutura do seu apartamento ou casa.

Cozinhas espaçosas

Combinam melhor com coifas, justamente porque esse modelo tem um design maior e performance mais potente ao eliminar resíduos do ar – fator importante em um ambiente amplo.

O mesmo vale para o tamanho do fogão/cooktop: se ele for grande, o escolha uma coifa.

Cozinhas compactas

Por sua vez, são melhor climatizadas com um depurador de ar, que conseguirá garantir qualidade no ar do ambiente sem criar a sensação de que a cozinha é pequena demais. Essa orientação também pode ser aplicada para o tamanho do fogão.

Para quem cozinha bastante

Se você cozinha com muita frequência e ainda por cima adora receitas que envolvem fritura, dê preferência para uma coifa, pois ela pode renovar o ar da cozinha ao invés de apenas filtrá-lo, o que remove o cheiro típico desse tipo de preparo.

Para quem cozinha pouco

Já se você não é muito de preparar suas próprias refeições e utiliza o fogão poucas vezes, opte por um depurador, que removerá os resíduos do ar sem consumir tanta energia elétrica, além de ter um preço mais baixo (afinal, não vale a pena investir bastante em um aparelho que você utiliza pouco).

Se você pode realizar reformas na estrutura do seu lar

Vale a pena considerar a coifa, já que, nesse caso, é possível instalar a tubulação que será responsável por trocar o ar da cozinha pelo do ambiente externo, o que traz muito mais performance para a climatização!

Se você não pode realizar reformas na estrutura do seu lar

O mais aconselhável é comprar um depurador de ar, já que, ao comprar uma coifa, você só poderia utilizá-la no modo depurador. Portanto, adquirir logo esse tipo de aparelho traz mais custo-benefício.

Dicas:

Depois de saber se você precisa de uma coifa ou depurador, que tal algumas dicas que ajudam na hora da compra, manutenção e também no uso cotidiano do aparelho? Confira!

Dicas sobre depurador de ar

  • a maioria dos depuradores possuem filtros laváveis e de troca simples. Os que possuem filtros de carvão ativado (para eliminar mau cheiro) precisam ser trocados frequentemente porque esses são filtros descartáveis.
  • alguns modelos possuem filtro de alumínio, que podem ser lavados inclusive nas máquinas de lavar louças;
  • para limpar o depurador, utilize apenas pano macio com detergente neutro ou desengordurante. Esponjas e palhas de aço não são recomendáveis, pois podem riscar a superfície.
  • O ideal é limpar a cada 15 dias para evitar o acúmulo de gordura.

 

Dicas sobre coifa

  • Para um bom desempenho da coifa, ligue-a pelo menos cinco minutos antes de iniciar a utilização do fogão ou cooktop, e desligue-a 10 minutos após o término da utilização;
  • também para que a performance do aparelho seja a melhor possível, é importante fechar portas e janelas para impedir a formação de correntes de ar que podem atrapalhar o funcionamento da coifa.
  • Tenha atenção com os filtros de alumínio removíveis, evitando que a passagem de ar não seja obstruída;
  • uma dica simples que ajuda bastante na hora de escolher a largura certa da coifa é ter como base o tamanho do fogão/cooktop:
  • A coifa deve ser instalada considerando-se uma altura entre 70 e 80cm (esta distância é informada no manual) acima do fogão/cooktop e centralizada para que não perca eficiência;
  • O mais indicado é contratar um técnico autorizado pelo fabricante de sua coifa para fazer a instalação, preservando assim a garantia do produto;
  • A limpeza da coifa pode ser feita da mesma forma que no depurador de ar.

Agora você já sabe como escolher entre coifa ou depurador de ar e deixar sua cozinha muito mais agradável! E lembre-se: a WebContinental tem os melhores modelos de coifa e depurador do mercado com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e aproveite!

Fonte 1 | Fonte 2

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com