Existem diversos tipos de aquecedores de ambiente disponíveis no mercado, todos com características bem próprias e que influenciam em sua eficiência. Se você não sabe direito a diferença entre os diferentes tipos, separamos esse post com tudo que você precisa saber sobre o assunto!
Os diferentes tipos de aquecedores de ambiente
As especificações de um aquecedor mudam muito de um tipo/modelo para outro. Alguns, são mais indicados para ambientes pequenos. Outros, têm um alto desempenho, e por isso são ideais para amplos espaços. Para saber como escolher melhor, é preciso conhecer as diferenças entre os modelos e para que são mais indicados.
1 – Aquecedor de Resistência Incandescente
É o tipo de aquecedor mais comum no mercado, principalmente pelo fato de ter um custo menor e ser portátil. Seu funcionamento se dá através de uma resistência que aquece e transmite seu calor para o ambiente. Costuma aquecer mais rapidamente que outros tipos de aquecedores, porém, o calor não é uniformemente dissipado, permanecendo concentrado próximo à resistência.
Disponíveis em diversos tamanhos e modelos, os aquecedores de resistência incandescente podem ser ainda de dois tipos:
- Elétrico, em que a resistência é visível, protegida por uma grade metálica. Não pode ficar em locais úmidos, como o banheiro, nem muito próximo a qualquer tipo de objeto.
- Termoventilador, que também é elétrico, porém, funciona de forma parecida com um ventilador. A resistência é acoplada à hélice, que dissipa melhor seu calor e o torna mais eficiente. Conta ainda com a possibilidade de regular a potência.
Fonte/modelo indicado (foto): Aquecedor Cadence Blaze Air
2 – Aquecedor Cerâmico
Assim como o tipo incandescente, também conta com uma resistência para aquecimento. A diferença é que aqui essa resistência é envolta em cerâmica, que retém o calor e depois o dissipa de forma mais uniforme através de uma ventoinha.
Por isso, pode ser um pouquinho mais barulhentos (semelhantes a um ar-condicionado). O lado vantajoso é que aquecem mais rapidamente, podem ser portáteis ou embutidos na parede, não ressecam tanto o ar e ainda são mais econômicos.
Fonte/modelo indicado (foto): Aquecedor Enxuta Elétrico Tower
3 – Aquecedor à Gás
Indicados para ambientes grandes e abertos, como restaurantes e outros estabelecimentos. São aquecedores pesados e costumam ser muito mais caros do que os outros modelos já citados. E, por funcionar à gás de cozinha (botijão), não é indicado para uso em ambientes fechados, como apartamentos, por exemplo.
4 – Aquecedor à Óleo
Os aquecedores à óleo custam um pouco mais do que os aquecedores elétricos (incandescentes), mas o superam em eficiência e economia. Seu funcionamento se dá através de uma resistência, que aquece o óleo que há no interior (não precisa ser trocado) e realiza a troca de calor com o ambiente. Por isso, esse tipo de aquecedor demora um pouquinho mais para aquecer, mas, em compensação, não resseca o ar e é mais eficiente.
5 – Climatizadores de Ar
Os climatizadores de ar são aparelhos que servem tanto para aquecer o ambiente quanto para resfriar, tendo um funcionamento semelhante ao de um ar-condicionado. Custam mais do que os aquecedores elétricos comuns, mas contam com a vantagem de serem mais eficientes e ainda são portáteis. Uma boa opção para inverno e verão.
Fonte/modelo indicado (foto): Climatizador de Ar Consul Bem Estar Quente/Frio
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de aquecedores, confira os modelos disponíveis na WebContinental e as possibilidades incríveis de pagamento!