8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Dia da Mulher

Apesar de muitas pessoas considerarem esse dia como uma data para homenagear às mulheres e presenteá-las, ela não surgiu em função do comércio, como outras datas comemorativas, o Dia da Mulher é celebrado desde o começo do século XX e possui raízes mais históricas que fazem parte do seu surgimento. Para ficar por dentro sobre como nasceu esse dia dá só uma olhada nas informações que separamos a seguir!

Como surgiu o Dia da Mulher?

Um dos primeiros registros que fazem parte dessa história ocorreu em 1909 nos EUA, quando cerca de 15 mil mulheres realizaram uma grande passeata com o objetivo de melhorar as condições de trabalho. Dois anos depois, no dia 25 de março de 1911 outro acontecimento vem fortalecer ainda mais esse movimento. Um incêndio em uma fábrica na cidade de Nova York, matou mais de 140 trabalhadores, sendo 125 mulheres. Esse fato trouxe à tona as más condições que as mulheres enfrentavam durante a Revolução Industrial.

Como a data é celebrada hoje em dia?

Por causa do contexto histórico que está atrelado ao seu surgimento, atualmente o dia 8 de março é usado para reivindicar igualdade de gênero através de manifestações ao redor mundo que reúnem milhares de pessoas em busca pela igualdade de direitos, luta contra o preconceito, discriminação e violência.

Como parte da comemoração, muitas pessoas aproveitam o momento para presentear as mulheres com quem possuem contato e têm um carinho especial, seja a mãe, avó, esposa, filha ou amigas. Isso não deixa de ser um gesto de reconhecimento, mas o mais importante é ter sempre respeito por todas as mulheres, independente de orientação sexual, etnia, cargo e etc.

Fonte Imagens: Site Mulher Mais | Site Finanças Femininas

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com