Comemore o St.Patrick’s Day e descubra curiosidades sobre a data

Comemoração especial para os irlandeses, o dia 17 de março marca o St. Patrick’s Day – e já virou motivo de festa ao redor do mundo. Pelas ruas de Dublin e em outras cidades daquele país, desfiles e gente bebendo cerveja vestida com roupas e chapéus verdes são característicos. Infelizmente, como em 2020, a festa neste ano terá que ocorrer em casa mesmo. Mas a data, por si só, reúne algumas curiosidades divertidas. Vamos descobrir juntos quais são elas? E aproveite para comemorar conosco o St. Patrick’s Day – em casa, claro!

São Patrício não era irlandês

A festa ocorre em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda – que não era irlandês! Nascido em uma família rica da Inglaterra, Patrício foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Virou padre e bispo da igreja católica. Ele morreu em 17 de março de 461 e foi enterrado na cidade de Downpatrick. No local foi construído o Saint Patrick Centre, dedicado à vida do santo.

Feriado na segunda

Quando o 17 de março cai em um domingo, o feriado de St. Patrick’s é sempre transferido para a segunda-feira!

No St. Patrick’s Day, tudo na Irlanda fica verde

Uma das características da data é transformar a Irlanda em uma grande massa verde, aí incluídas barbas, cabelos, bigodes, roupas, adereços vários. Prédios, monumentos, ruas, comidas e bebidas também entram na onda. O verde dá o tom porque o país é conhecido como Ilha Esmeralda, por sua paisagem sempre verde em função da alta incidência de chuva e neblina. Outra teoria defende que, durante a Rebelião Irlandesa (1798), soldados se vestiram de verde para chamar a atenção da opinião pública para o conflito.

Símbolo: o trevo de três folhas

Se no Brasil temos o trevo de quatro folhas como símbolo de sorte, na Irlanda é o de três folhas que encanta. E São Patrício aproveitou a popularidade da florzinha para usá-la na evangelização dos celtas pagãos. Para ele, o trevo de três folhas representaria a Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

A única data em que se pode beber nas ruas da Irlanda

Os irlandeses têm fama de beberrões por causa do exagero de cerveja que costuma ser consumido durante as festividades de São Patrício. Na verdade, eles estão aproveitando para beber com os amigos fora de casa ou dos bares porque o consumo de álcool nas ruas do país é terminantemente proibido e passível de multa.

Se a bebida é a cerveja, corned-beef boil é o prato principal

Para combinar com a cerveja, o prato preferido dos irlandeses para comemorar o St. Patrick’s Day é o corned-beef boil. Trata-se de um peito de carne salgada preparada com temperos e um pouco de cerveja preta. A iguaria geralmente é servida com batatas e repolho.

Para quem está no Brasil e em casa, vão algumas sugestões. Pegar a data como gancho para carregar o refrigerador de gostosuras. Quem sabe botar a cervejeira para trabalhar? E se arriscar no preparo de uma carne temperada no forno! Nessa e em outras comemorações, a WebContinental trabalha para estar ao seu lado!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com