Unboxing – uma estratégia encantadora
Se há uma sensação que todo mundo adora, é o momento de abrir a embalagem de um produto que comprou virtualmente. E melhor ainda, é perceber que tudo chegou certinho como o esperado.
Essa experiência fica ainda inesquecível, quando nos surpreendemos com algum brinde ou embalagem especial, não é mesmo?
Proporcionar este tipo de experiência, está se tornando cada vez mais popular entre as empresas. Afinal, isso é considerado um ato de carinho com os clientes, e também é uma maneira de promover a sua marca de forma orgânica. Além, é claro, de aumentar a sua reputação.
Dessa forma, saiba que oportunizar essa experiência faz parte do Unboxing. Uma maneira de encantar seus clientes.
Quer saber mais sobre Unboxing, quais cuidados tomar, e como aplicá-lo na sua empresa? Então leia este artigo que a Webcontinental Marketplace preparou para você:
O que é Unboxing?
Unboxing é uma palavra em inglês, que significa “tirar da caixa”, ou seja, é o ato de “desembrulhar um produto”. Essa expressão se tornou popular através de influenciadores digitais, que tornaram o momento de receber produtos novos, em conteúdos relevantes para o público.
Entretanto, os consumidores reais, também começaram a praticar Unboxing nos últimos anos, fazendo com que a marca dos produtos se torne mais conhecida nas redes sociais. Dessa forma, os e-commerces passaram a proporcionar uma experiência única de Unboxing para seus clientes, mesmo que esses não publiquem o produto recebido nas redes sociais. Até porque, o fato de você surpreender o seu cliente na hora de desembrulhar a compra, já aumenta as chances de fidelizá-lo.
Por que investir em Unboxing Experience
Segundo a pesquisa Customer Trends – Opinion Box, 81% dos consumidores consomem mais em empresas que proporcionam uma boa experiência em todas as interações com a marca, do atendimento à entrega final.
Dessa forma, além de encantar seus clientes e fidelizá-los, investir em Unboxing Experience garante outros benefícios para o seu negócios, como:
– Aumento da confiabilidade: Quando falamos em confiança, também estamos falando de logística, pois se o Unboxing surpreendeu positivamente o seu cliente, isso significa que a sua empresa tomou todos os cuidados de armazenagem, transporte e entrega. Assim a confiança da sua empresa aumenta, pois o transporte não será uma preocupação para os futuros compradores;
– Propaganda orgânica: Seja com influencers ou com seus clientes, propagandas gratuitas são sempre bem-vindas. Por isso, investir em Unboxing faz com que as pessoas postem vídeos, interajam com o perfil da sua loja nas redes sociais, e produzam conteúdo sobre a experiência de Unboxing. O que torna a sua marca mais conhecida e admirada por todos.
Como encantar clientes com Unboxing?
Agora que você já sabe o que é Unboxing e a sua importância, confira 7 dicas infalíveis para garantir que o seu negócio tenha sucesso com essa estratégia:
1. Personalize a embalagem com a sua marca
A embalagem é o primeiro item do Unboxing que o seu cliente terá contato. Além disso, ela causa a primeira impressão sobre como a sua loja entrega seus produtos. Dessa forma, garanta que a identidade visual da sua marca esteja presente. Pois, é preciso reforçar visualmente a origem do produto;
2. Demonstre que o seu cliente é único
Inclua o nome da(o) sua(e) cliente na embalagem com um recado de agradecimento ou uma mensagem que demonstre a visão e valores da sua marca. Para isso, invista em recados e cartinhas escritos à mão. Assim, ela(e) se sentirá valorizada e a comunicação da sua loja virtual transmitirá uma imagem encantadora na hora do Unboxing;
3. Disponibilize embalagem reutilizável
Disponha embalagens que possam ser reutilizadas como uma caixinha de armazenagem de acessórios, por exemplo. Isso faz com que o seu pós-venda se estenda para além do Unboxing e se torne parte do dia a dia dos seus clientes;
4. Crie vídeos de Unboxing
Além dos conteúdos dos seus clientes, você pode criar os seus próprios vídeos da prática de Unboxing. Afinal, de acordo com a Kantar Ibope Media, o consumo de vídeos no Brasil foi recorde em 2020. Já o estudo realizado em 2021 pelo Neil Patel, demonstrou que 85% do público que assiste a um vídeo de produto tem mais chances de realizar uma compra. Portanto, um vídeo de Unboxing no seu canal, faz com que o seu público saiba como receberá as suas compras. Além de aumentar as expectativas para receber os produtos em casa;
5. Incentive a divulgação das suas redes sociais
Inclua no Unboxing, um cartão com QR code e links que levem para as suas redes sociais. Além disso, estimule seus clientes a postarem sobre os “recebidos” e a marcar o seu perfil. Assim, você também pode compartilhar nas redes da sua loja e aumentar o seu engajamento;
6. Surpreenda com brindes e cupons de desconto
Durante o Unboxing, ser surpreendido por brindes e cupons de descontos, faz com que o cliente fique mais contente e satisfeito com o seu e-commerce. Isso também aumenta as chances de que ele crie conteúdos relacionados às vantagens de comprar com você. E consequentemente, os seguidores do seu cliente falarão da sua marca e sentirão vontade de comprar na sua loja virtual. Dessa forma, chaveiros, adesivos e squeeze, são opções de brindes que contribuem para divulgar a sua marca de maneira orgânica;
7. Influenciadores podem ajudar
Os influencers digitais adoram produzir conteúdo sobre Unboxing. Dessa forma, aproveite e contrate algum influencer que seja relevante para o seu público-alvo. Você pode aproveitar e fazer com que o influenciador divulgue algum desconto exclusivo para os seguidores dele comprarem no seu e-commerce. Isso faz com que o seu alcance e suas vendas também aumentem consideravelmente.
Preparado(a) para proporcionar o melhor Unboxing para seus clientes?
Agora você já sabe como utilizar as estratégias de Unboxing e proporcionar a melhor experiência para seus clientes. E para você lucrar ainda mais, venha para a Webcontinental Marketplace! Aqui, os seus produtos se conectam com mais de 200 milhões de pessoas.
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