Pizza – Confira curiosidades sobre essa delícia gastronomica

Seja em uma celebração de aniversário, happy hour com os colegas de trabalho, ou simplesmente em um jantar em família. Não importa o motivo, a pizza está frequentemente na mesa dos brasileiros. E por isso, não podemos deixar o Dia Mundial da Pizza passar despercebido, não é mesmo?

Dificilmente encontramos alguém que não goste de pizza, afinal ela já se consagrou como a queridinha dos brasileiros. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frequência na ingestão de sanduíches, pizzas e comidas prontas, cresceu de 10,5% para 17% em 2020. Além disso, também houve um aumento no número de pizzarias deliverys durante o período da pandemia.

Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil, são produzidas por dia cerca de 1 milhão delas somente em São Paulo. Então para comemorarmos este dia tão especial, vamos conhecer outras curiosidades sobre a pizza? Então vamos lá!

pizza marguerita

Curiosidades sobre a pizza

A pizza tem origem africana

Estima-se que por volta de 6 mil anos, os hebreus e egípcios consumiam uma massa fina conhecida como “piscea”. Já há cerca de 2300 anos atrás, os fenícios adicionaram cobertura de cebola e carne à esta massa. E dessa forma, as massa de “piscea” passou por diversas culturas, chegando até a Turquia.

E durante as Cruzadas ocorridas no século 11, a massa fina e redonda chegou ao Porto de Nápoles, onde passou a ser elaborada com trigo da melhor qualidade. Além disso, a Itália é responsável pelo clássico recheio de molho de tomate e queijo. Essa adaptação também ocorreu na cidade italiana de Nápoles, no século 18.

Após muitos anos, o tomate originário do continente americano passou a ser utilizado nesta massa. E assim, passou a se chamar pizza. Entretanto, a popularização mundial dessa delícia gastronômica só ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.

Já percebeu como essa delícia tem uma importância cultural e gastronômica no mundo inteiro, né? Então agora, vamos conferir algumas curiosidades sobre essa massa ao molho e queijo que conquistou os mais diferente paladares de diversas culturas.

pizza calabresa

A pizza chegou ao Brasil em 1910

Mesmo que a pizza tenha se popularizado no mundo somente após a Segunda Guerra Mundial, no Brasil ela chegou em 1910. Isso ocorreu graças ao pizzaiolo Carmino Corvino, que morava no Brás e lá, inaugurou a Cantina Santa Genoveva, a primeira pizzaria do país.

E mesmo que a massa com molho trazida por Corvino tenha sido a italiana, aqui em terras tupiniquins, ela foi adaptada às preferências brasileiras com muito queijo Catupiry, bacon, molho de tomate frescos e orégano.

A expressão “terminar em pizza” é brasileiríssima!

A expressão “tudo acaba em pizza”, é utilizada somente no Brasil, e se popularizou na década de 90. Por conta da crise política da época e a impunidade de políticos que cometiam crimes, a expressão “tudo acaba em pizza” se tornou uma das mais utilizadas pela população brasileira.

pizzarias brasileiras

Entretanto, a origem deste termo é ainda mais antiga, mas também é brasileira. Na década de 60, o jornalista Milton Peruzzi, citou a expressão ao criar a reportagem “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Após a publicação da reportagem, o jornalista passou a utilizá-la em outras matérias, fazendo com que “tudo acaba em pizza”, se tornasse sinônimo de tudo terminar bem, sem consequências.

Pizza Calabresa é a preferência do brasileiro

De acordo com a pesquisa divulgada pela Deliway no início do ano passado, o sabor Calabresa é o mais pedido por 30% dos brasileiros. Mas, claro que também há a preferência regional. Por exemplo, na Bahia, a pizza Portuguesa é a queridinha, seguida pelo sabor de Frango ao Catupiry. Já em Minas Gerais, a Marguerita é a favorita, enquanto no Rio de Janeiro, a Calabresa é a mais requisitada nas pizzarias.

Confira uma receita de pizza caseira para você experimentar

Três pizzarias brasileiras estão no Top 100 Mundial

Em setembro de 2022, aconteceu mais uma edição da Top Pizza World, uma premiação que elege as melhores pizzarias do mundo. E o Brasil não ficou de fora! Dessa forma, o país foi representado pelas seguintes pizzarias: A Pizza da Mocca (77° lugar), Leggera Pizza Napoletana (83° lugar), e o QT Pizza Bar (99° lugar). Uma coincidência é que todas elas são paulistanas.

pizzaria

Os países que mais consomem pizza no mundo

Seja no delivery ou na pizzaria, a Pizza Hut é a pizzaria mais popular do mundo, não por acaso ela é estadunidense. Afinal, os Estados Unidos, é o país que mais consome pizza no mundo, seguidos, é claro, pelo Brasil. Além disso, a França, Itália e Austrália, fecham o top 5 respectivamente.

Comemore o Dia da Pizza com a Webcontinental

Aqui na Webcontinental, você encontra diversos eletrodomésticos para fazer a sua pizza caseira. E ainda, diversos utensílios para hora de servir essa massa com molho de tomate e muito queijo que conquistou a todos. Então aproveite e acesse o nosso site agora mesmo!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com